Casa ou apartamento? Qual a melhor escolha para você?

Casa ou apartamento? Qual a melhor escolha para você?

Quando você pensa no seu lar dos sonhos, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Uma casa ou um apartamento? Na hora de planejar a compra do seu imóvel é fundamental refletir em diversas questões, levando em consideração, principalmente, o valor do imóvel e o seu estilo de vida.

Por isso, é importante saber quais as vantagens e desvantagens de adquirir uma casa ou um apartamento na hora de realizar o seu grande sonho.

O primeiro passo é pensar qual seu projeto para os próximos anos. Avaliar qual seu objetivo profissional e pessoal. Seu plano de carreira inclui home office? Quanto espaço você gostaria de ter? Além disso, você pretende ter filhos ou animais de estimação? Você prefere pagar um valor de condomínio ou se sente mais livre sem essa obrigação?

Fizemos uma lista com as vantagens e desvantagens de morar tanto em casa quanto em apartamento, considerando todos esses pontos.

Vantagens de morar em casa:

Mais espaço para você e sua família

A casa tem características que dificilmente encontramos em um apartamento, como: quintal ou espaço para uma piscina ou horta. Normalmente as casas também têm cômodos maiores, isso pode ser uma super vantagem.

Regras, gastos do prédio e condomínio fixo

Morando em uma casa, você não tem tantas regras sociais (apesar das regras de boa convivência também estarem presentes nesse formato com vizinhos), gastos coletivos (arrumar a fachada do prédio, por exemplo) e um valor fixo de condomínio, que dependendo do apartamento pode ser bem salgado.

Regras sociais

Em uma casa você não precisa se preocupar tanto com questões de regras sociais. Em apartamento costuma-se ter horário certo para algumas responsabilidades, como tirar o lixo, ou mesmo na questão do barulho. Os moradores de um prédio costumam escutar mais os barulhos dos outros apartamentos, em relação a uma casa, o que pode ser bem incômodo.

Mais privacidade

Morando em uma casa, você não precisa se preocupar tanto se algum vizinho está prestando atenção na sua vida. Quem entra e sai da sua casa é um problema só seu.

Desvantagens

Se você mora em uma cidade grande, com certeza a questão da segurança é mais latente. Não existem muitas formas de se proteger em uma casa que não seja por conta própria. Casas são facilmente invadidas, o que pode ser um pesadelo. Então é sempre bom colocar no seu orçamento mensal questões como guarda noturno, cadeados, alarmes e até câmeras de segurança, se necessário.

Manutenção e contas

Em uma casa você arca com todas as contas sozinho, sem dividir. Ou seja, se algo acontecer com a estrutura da construção, você é o único responsável por esse custo.

Falta de controle

As mesmas regras que podem ser cansativas em um prédio são as que controlam a segurança e integridade do lugar. Então, regras para uma boa convivência com os vizinhos são necessárias.

Vantagens de morar em um prédio

Segurança

Sem sombras de dúvida, a segurança é o principal motivo para a escolha de morar em um apartamento. Prédios, além de porteiros, câmeras e dispositivos de segurança, contam com o zelo de todos os moradores. Ou seja, a atenção que seria só sua, divide-se por todos os moradores. Outro fator que ajuda muito na segurança é a lista de entrada e saída de pessoas não moradoras do condomínio. Além de controles de entrada e saída exclusivos dos moradores.

Área de lazer

Não são todos os prédios, mas muitos deles têm opções de lazer, como piscina, quadra de esportes, churrasqueira, cinema e parquinho para as crianças. Isso faz com que você tenha todas essas opções sem gastar muito por isso. O custo de uma piscina, por exemplo, em uma casa, seria enorme, pensando em um profissional especializado para cuidar da qualidade da água e compra de produtos para a limpeza.

Contato mais próximo com outras pessoas

Para quem gosta de fazer amizade, o prédio é uma ótima ferramenta. Desde as reuniões de condomínio até encontros no elevador. Esses encontros casuais podem fazer nascer uma ótima amizade, inclusive entre as crianças e os adolescentes.

Conheça as desvantagens de morar em um apartamento:

Espaço

Os apartamento costuma ser menores que casas. Dependendo do tamanho do seu imóvel, você terá que pensar em móveis planejados para trazer uma sensação maior de espaço. Apartamentos também não possibilitam muitas mudanças de móveis, normalmente o espaço disponível é o que você terá para decorar. Se seu prédio não tiver áreas de lazer, você também perderá bastante espaço.

Socialização forçada

Se você nunca morou em prédio, talvez não tenha percebido que toda hora que você precisa sair, acaba encontrando pessoas. Isso pode ser chato dependendo da situação. Outro ponto é que alguns vizinhos acabam reclamando da proximidade forçada das relações. Às vezes você não quer dar satisfações para ninguém e isso fica difícil em um prédio.

Barulho

Essa é uma desvantagem tanto para quem gosta de fazer barulhos, tanto para quem não suporta estar perto deles. Alguns prédios, principalmente os mais novos, costumam ter parede dividida e tetos super finos, o que possibilita ouvir tudo o que acontece no outro apartamento. Então a privacidade passa longe.

Condomínio e taxa de reforma

Um gasto fixo que é sempre importante colocar na régua. Atrasar o condomínio gera multa e até problemas mais sérios mais pra frente. As taxas extras costumam aparecer de surpresa, então também é bom sempre contar com algum imprevisto.

Simulação Consórcio Imóveis
Quer uma ajuda para realizar o grande sonho de uma casa própria? Sendo apartamento ou casa, a Embracon pode te ajudar nesse passo. Faça um orçamento com a gente!