7 coisas que você precisa saber antes de entrar em um consórcio

7 coisas que você precisa saber antes de entrar em um consórcio

7 coisas que você precisa saber antes de entrar em um consórcio

São muitas variáveis a se considerar na hora de adquirir um bem. Planejar essa aquisição para um futuro em médio ou longo prazo requer disciplina e convicção do que você realmente deseja.No entanto, sempre existe aquela dúvida de como alcançar o objetivo ou realizar um sonho.Entrar em um consórcio tem se mostrado uma maneira eficiente e bem prática de conseguir alcançar suas metas. Afinal, já são mais de 5 milhões de brasileiros ativos nessa modalidade de compra programada.É preciso ter cuidado, pois não é qualquer empresa por aí que merece a sua confiança. É necessário fazer uma análise mais apurada.Neste artigo, vamos abordar o que deve ser levado em consideração na hora de adquirir uma cota de consórcio e garantir a segurança de um ótimo negócio. Acompanhe!

1. Certifique a credibilidade e regularidade da empresa

Para ter certeza de que a empresa que administrará seu investimento é capacitada, você precisa tomar alguns cuidados.Para começar, é preciso fazer uma consulta junto ao Banco Central (Bacen), que é o órgão que fiscaliza e regulamenta o Sistema de Consórcios do Brasil. Lá, você verifica se a empresa está autorizada pelo órgão a funcionar como administradora de consórcios.O próprio Banco Central informa mensalmente um ranking das administradoras que mais têm problemas com seus consorciados no país.Dessa forma, você já pode atestar se a empresa tem uma boa reputação no mercado e se tem o respaldo dos seus clientes.[caption id="attachment_10772" align="aligncenter" width="300"]

faça-um-consórcio

Simule um consórcio[/caption]

2. Conheça a fundo a história da empresa

É muito comum surgirem empresas com propostas de consórcios sem muita tradição no negócio.Ao analisar a instituição, verifique sua história. Veja há quanto tempo ela atua no mercado e converse com pessoas que já compraram consórcios dessa empresa.Geralmente empresas de tradição no ramo mantêm grandes montadoras e negócios tradicionais no mercado como parceiros, dispondo de equipes para comercializar os consórcios e vender seus produtos.

3. Veja se o vendedor é autorizado

Ao negociar uma cota de consórcio, preste atenção nas informações que o vendedor traz para você.Analise se ele tem amplo conhecimento das regras vigentes do produto que está vendendo e certifique-se de que está devidamente apto a comercializar pela empresa administradora ou por um agente autorizado.Duvide de promessas de lances muito baixos ou até de contemplação garantida. A seriedade do negócio está em informar corretamente sobre como funciona um consórcio.

4. Tenha informações sobre o produto e os valores do negócio

Leia atentamente o contrato e tenha em mãos todas as informações sobre os produtos que pretende adquirir — forma, tamanho, marca e modelo.Procure saber sobre os prazos, possíveis reajustes e os tipos de parcelas — lineares ou decrescentes.Conheça todos os valores vigentes do contrato. É comum, por exemplo, as administradoras cobrarem uma taxa de administração. A sua cobrança é livre e varia de acordo com cada administradora.Outro valor cobrado e muito comum é o fundo de reserva, que serve para cobrir casos de inadimplência que ocorrerem durante a vigência do grupo de consorciados. É uma espécie de proteção que, ao final, se houver saldo desse fundo, é rateado entre os participantes.

5. Faça um planejamento financeiro

Conhecer sua capacidade financeira para assumir um compromisso com você mesmo é muito importante. Ter esse controle ajuda a evitar frustrações e desequilíbrios no orçamento de casa.Você precisa estar ciente de que o consórcio é uma compra programada. Logo, a pressa não é uma virtude para quem compra um consórcio.Essa é uma forma de conquistar aquele sonho de consumo sem dispor de pagamentos exorbitantes de juros e ter esse sonho realizado a qualquer momento com os sorteios mensais.Além disso, é possível ofertar um lance e já ser contemplado. Planejamento, nesse caso, é a palavra-chave para o sucesso.

6. Saiba mais sobre a solidez e a credibilidade que geram segurança ao consorciado

A Embracon está há 30 anos no mercado e é uma das maiores e mais conceituadas empresas de administração de consórcios de automóveis, motos e imóveis do Brasil.Com mais de 120 unidades e 600 parceiros espalhados pelo país, ela possui uma das mais diversificadas gamas de produtos e serviços.É considerada, segundo a revista Exame, uma das melhores empresas para se trabalhar. Pelo jornal Valor Econômico, foi eleita em 2016 uma das melhores em gestão de pessoas.É uma empresa socialmente responsável. Com um engajamento social amplo, é atuante em diversos programas de responsabilidade social.A Embracon está devidamente registrada no Banco Central e é membro da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio).

7. Conheça as vantagens de entrar em um consórcio da Embracon

O consórcio possibilita manter seu poder de compra, mesmo com o passar do tempo.A sua carta de crédito sempre será atualizada à medida que ocorrem os reajustes das parcelas. Com a cota contemplada, você tem total liberdade de escolher o automóvel, a moto ou o imóvel.No caso de imóvel, você pode utilizar seu saldo no FGTS para dar um lance ou amortizar, liquidar o saldo ou antecipar parcelas.Você pode optar por adquirir um carro com planos que variam de 50 até 120 meses para pagar. São distribuídas até 4 contemplações por mês, sendo uma por sorteio e outras três por lances. No caso de automóveis, é possível ofertar o seu usado para propor um lance![caption id="attachment_10773" align="aligncenter" width="300"]

simule-um-consórcio-de-imóvel

Realize o sonho da casa própria com o consórcio[/caption]

Também para imóveis

Já com os imóveis os prazos são maiores, indo até 180 meses, com duas contemplações por mês, em média. Você ainda pode utilizar a carta de crédito para adquirir um imóvel novo ou usado, construir ou reformar, e até mesmo comprar um imóvel na planta.Se você fez um financiamento bancário para adquirir um imóvel, pode utilizar a carta de crédito para quitar as parcelas dessa modalidade.Para quem precisa garantir bem-estar e segurança da família, entrar em um consórcio tem sido, por anos, uma opção muito rentável e eficiente - ainda mais quando se tem a garantia da entrega do bem de uma empresa que, desde 1988, ajuda a realizar o sonho de milhares de pessoas em todo o país.A Embracon se preocupa com a saúde financeira dos consorciados, para não prejudicar o grupo. Além disso, mantém mais de 120 mil clientes ativos.Dessa forma, você pode garantir a troca de um carro, a compra de um imóvel novo ou o aumento do seu patrimônio de forma segura.Agora que tem acesso a essas informações importantes, entre em contato conosco para que possamos encontrar uma solução perfeita para você!

Simulação de Consórcio
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Ler próximos artigos

Consórcio