Carta consórcio imovel

Você sonha em sair do aluguel, mas não tem o valor necessário para compra à vista, ou não quer ceder ao financiamento por conta das altas taxas de juros? Temos a solução para você!

Já ouviu falar sobre consórcio imobiliário? É uma opção bem mais assertiva, já que no consórcio não existe cobrança de juros. A única coisa que é necessário contribuir é com a taxa administrativa, mas a correção monetária é muito inferior às que são aplicadas pelas linhas de crédito.

Nos consórcios você pode optar por uma das alternativas: esperar ser sorteado ou dar um lance relevante antes dos outros participantes e adquirir a carta consórcio imóvel.

Neste artigo, te daremos uma demonstração mais detalhada sobre como funcionam as diferentes formas de usar a carta consórcio imóvel.

Benefícios da carta consórcio imóvel

Há no mercado diversas instituições financeiras e administradoras que oferecem consórcios de imóveis e, consequentemente, são várias modalidades com prazos diferentes, até 240 meses.

Um dos grandes benefícios é que o consorciado pode utilizar a carta para adquirir imóveis novos ou usados, em áreas urbanas ou rurais, e ainda comerciais ou residenciais. Essa flexibilidade acontece pelo fato de que o valor da carta de crédito pode ser inferior ao do imóvel a ser comprado e o restante pode ser arcado pelo comprador. 

As cartas de crédito ainda podem ser utilizadas para a compra de materiais de construção e de reforma para imóveis.

Para saber mais sobre cada uma das formas que a carta consórcio imóvel pode ser utilizada, confira a seguir.

Como utilizar a carta consórcio imóvel

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre  como a carta consórcio imóvel pode ser utilizada? É muito simples!

Imóveis comerciais

Se você já possui a sua residência e gostaria de começar a investir em imóveis comerciais, essa pode ser uma boa opção, pois, além do aluguel, esse tipo de edificação costuma valorizar bem ao longo do tempo, dependendo da região.

Outra forma de utilização desse imóvel é iniciar um novo negócio utilizando uma sala ou ponto próprio, ganhando independência. Dessa forma, você substitui o valor que pagaria de aluguel pela parcela do consórcio e, após a quitação da cota, seu negócio terá mais disponibilidade financeira para crescer.

Apartamento na planta

Muitas pessoas ainda não sabem que isso é possível, mas é isso mesmo! Com uma carta de consórcio imóvel, você poderá adquirir um apartamento na planta. Esse tipo de negócio na maioria das vezes é vantajoso, pois é normal o bem valorizar bastante após a conclusão das obras. Mas, enquanto isso não acontece, como a construtora precisa de recursos para tocar a obra, é comum conceder ótimas opções de negócio.

Contudo, preste muita atenção neste tipo de negócio. É necessário estudar bem a idoneidade da construtora para não ter problemas no futuro. Além disso, como o imóvel na planta ainda não tem documentação que permita a alienação à administradora de consórcios, será necessário a apresentação de outro imóvel para servir de garantia até o término da obra.

Um ponto importante é que você pode pagar as parcelas para a construtora enquanto a construção não acaba, guardando a carta de consórcio imóvel para ser usada na entrega das chaves. Tendo em vista que o valor da carta de crédito é aplicado e corrigido enquanto não é utilizado, essa alternativa pode ser bem interessante também.

Aquisição de terreno

Se você já tem sonhado com uma casa há anos, exatamente do seu jeito, provavelmente não vai encontrar uma pronta e, nesse caso, terá que partir para a construção.

Mas não se preocupe, o primeiro passo será a compra de um terreno, que poderá ser feita tranquilamente utilizando a carta consórcio imóvel.

Outra alternativa é utilizar essa característica do consórcio de imóveis como investimento. Afinal, é comum um terreno ser vendido pelas incorporadoras por valores bem interessantes na fase de loteamento. Depois, costumam valorizar.

Reformas

Se você já possui um imóvel, é apaixonado por ele e não quer se desfazer, mas acha que está merecendo uma reforma. Sabia que é possível utilizar o consórcio de imóveis para isso? Essa é outra forma de utilizar a carta consórcio imóvel que poucas pessoas sabem, apesar de ser algo bem interessante.

Com uma carta de consórcio imóvel, você tem a oportunidade de tornar a sua residência ainda mais aconchegante. A carta consórcio imóvel poderá ser utilizada para pagar materiais de construção, equipamentos e mão de obra, desde que mencionados no Cronograma Físico e Financeiro da Obra. Ou seja, a ampliação da casa, a pintura, a troca da rede elétrica, a instalação de uma piscina ou a construção do espaço gourmet pode se tornar realidade.

Você só precisa tomar cuidado com a seguinte questão: para utilizar a carta de consórcio imóvel, será necessário apresentar a documentação de um imóvel sem qualquer ônus. Esse bem será alienado e ficará como garantia do consórcio. Pode ser tanto o imóvel beneficiado pela reforma ou outro quitado de sua propriedade.

É válido ressaltar que ele esteja desembaraçado e tenha valor avaliado ao saldo devedor da carta de crédito. Lembrando que valor venal não é o mesmo que o valor de mercado, mas sim o utilizado como referência para cálculo de tributos, como IPTU e ITBI. Também é usado para calcular o valor de mercado do imóvel.

Caso tenha interesse por esse uso da carta de consórcio imóvel, aí vai mais uma dica: jamais faça nenhum tipo de reforma sem o acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto. Assim, você terá muito mais segurança na obra, além de uma melhor previsibilidade de custos.

Como utilizar carta consórcio imóvel para quitação de financiamento?

A quitação de financiamento com carta consórcio imóvel é regulamentada pela lei dos consórcios (Lei nº 11.1795/2008). As premissas para que essa operação seja possível são:

  • o financiamento e a carta de crédito  para imóvel precisam estar no nome da mesma pessoa;
  • o grupo de consórcio e o contrato de financiamento não podem ser anteriores a 2009;
  • um financiamento imobiliário, por exemplo, só pode ser quitado com uma carta de crédito imobiliário devidamente contemplada, ou seja, os dois contratos devem ser do mesmo segmento;
  • a carta consórcio imóvel deve possuir valor igual ou superior ao saldo devido à instituição financeira, para fins de quitação do financiamento.

Quando todas essas condições são cumpridas, a administradora do consórcio faz uma análise de crédito, em que se avalia o bem para saber se o valor bate com o que está sendo declarado e pago na operação.

Importante esclarecer que qualquer banco tem que aceitar a carta de crédito para quitação de financiamento. Sendo assim, essa operação não depende da anuência da instituição financeira.

Para finalizar, usar a carta consórcio imovel para quitação de financiamento é uma ótima opção para quem quer se livrar dos juros altos.

Ficou interessado? A Embracon é especialista no ramo de consórcios no Brasil, o que a torna a melhor opção para quem deseja fazer e garantir sua carta consórcio imóvel. 

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva