Viajar de moto: cuidados ao pegar a estrada

Viajar de moto: cuidados ao pegar a estrada

Vai viajar de moto ? Se você pretende aproveitar o recesso de fim de ano para curtir um passeio no interior ou no litoral, é bom ficar atento a algumas boas práticas de segurança, principalmente em deslocamentos longos com motocicletas.

Mas, antes de ir às dicas, precisamos lembrar que a revisão da moto está diretamente ligada à segurança. Os itens devem ser vistos não só para proteger as peças mecânicas e manter a durabilidade do conjunto, mas para garantir a segurança do condutor, uma vez que a quebra desses componentes pode levar a um acidente. Portanto, devemos ficar atentos à revisão preventiva, que deve ser feita conforme plano de manutenção.

Preparamos algumas dicas sobre os cuidados que você precisa ter antes de pegar estrada para viajar de moto!

Dicas de segurança para viajar de moto

Confira abaixo os detalhes e a importância de fazer um checklist antes de curtir o fim de ano:

Avalie a condição dos pneus

A manutenção deve ser vista como uma corrente, com cada elo entrelaçado para garantir um caminho seguro. É difícil identificar qual parte de uma motocicleta é mais importante do que outra, mas se os pneus estiverem em mau estado, todos os outros fatores serão afetados.

Os pneus carecas têm menos aderência, resultando em uma resposta de frenagem mais lenta. Se estiver chovendo, o risco de aquaplanagem é infinito com o desgaste da borracha, principalmente em velocidades acima de 70 km/h.

Por isso, vale ficar atento ao estado dos pneus e substituí-los quando estiverem desgastados para uma viagem mais tranquila e segura.

Antes de viajar de moto lubrifique a corrente

Uma corrente de motocicleta transmite potência do motor para a roda traseira. Portanto, é fundamental que esse componente esteja sempre lubrificado para que funcione de maneira ideal. O tipo de óleo é recomendado pelo fabricante da moto no manual.

Ao viajar de moto por percursos mais longos, os pilotos devem manter uma garrafa de lubrificante com eles e aplicá-la regularmente durante a viagem. A distância de aplicação é entre 300 e 1.000 km, dependendo das condições da estrada. Tempo chuvoso e estradas sem asfalto exigem mais atenção.

Tenha itens para manutenções básicas

Siga as recomendações de lubrificantes e leve um pequeno kit de reparo com chaves e ferramentas para ajudar na manutenção de sua motocicleta. Também é bom levar um kit de primeiros socorros, pois é impossível sofrer um acidente andando de moto sem se machucar.

Utilize as vestimentas de acordo com a lei

Isso pode parecer muito óbvio, mas vamos lá: O capacete é o "pára-choque" do motociclista. Pilotar sem o equipamento de segurança é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, além da suspensão imediata da CNH.

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) ainda determina que profissionais que operem com motofrete ou mototáxi tenham sinalizações retrorefletivas em suas vestimentas. E segundo o artigo 252, inciso IV do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido pilotar motocicleta com calçado que não seja firme aos pés, como sandálias.

Esteja sempre atento ao garupa

É importante que os passageiros usem as mesmas roupas e equipamentos que usariam ao viajar de moto. Por exemplo, as jaquetas mais comuns, além de serem impermeáveis ​​na chuva, também possuem reforços para garantir um nível mínimo de proteção em caso de queda.

A presença do banco traseiro altera algumas dinâmicas da motocicleta, como o centro de gravidade. Ou seja, é o ponto de equilíbrio entre piloto e moto. Isso resulta em uma motocicleta com nariz mais leve e respostas de aceleração e frenagem mais lentas.

Para atenuar esse efeito, recomenda-se que o banco traseiro passe sobre os ombros do motociclista na direção de cada curva. Ou seja, se a curva for à esquerda, os passageiros devem olhar nessa direção para garantir mais equilíbrio e estabilidade.

Garupas que estão acostumados a viajar de moto vão ficando cada vez mais “destemidos” e acabam cometendo atos de imprudência, como dormir em viagem. O risco de queda é mais alto pelo corpo relaxado. Sendo assim, o piloto deve ficar esperto e não deixar o passageiro pegar no sono.

Lanternas, faróis e setas

Faça uma inspeção nas lâmpadas das lanternas, dos faróis e das setas, assim como nas luzes do freio e do painel. Esses itens são essenciais para garantir a visibilidade na estrada e a segurança de todos à sua volta.

Se for necessário trocar alguma lâmpada, é essencial checar se a peça possui a potência indicada pelo fabricante, uma vez que instalar uma lâmpada com voltagem acima da original pode causar danos à bateria e aos refletores.

Fluido de freio

Confira a janela de uso do fluido de freio, por tempo e quilometragem. Se a solução estiver antiga, o fluido estará contaminado por água, o que reduz a temperatura máxima de trabalho. Caso exceda essa temperatura durante a viagem, a moto enfrentará falha no freio, o que pode gerar um acidente.

Se o fluido estiver baixo, o motociclista deve checar se há vazamentos e, se não encontrar, precisa checar a pastilha de freio, uma vez que o fluido baixo é indicativo de pastilha gasta, para assegurar o funcionamento de todo o sistema.

Em caso de chuva, fique em um lugar seguro

Você até pode ter experiência em pilotar a moto debaixo de chuva, mas se estiver passeando com um grupo de amigos, sempre haverá um sem o traquejo necessário. Assim, proteja-se em lugar seguro, como postos de serviço ou rodoviário. Não pare sob pontes e viadutos que, geralmente, não possuem área de escape, tornando a espera muito arriscada.

Gostou das dicas? Esperamos que você consiga viajar de moto da forma mais segura possível. Aproveite para conhecer os planos disponíveis da Embracon para trocar sua moto!