Vale a pena fazer consórcio em 2022?

Vale a pena fazer consórcio em 2022?

Muitas pessoas sonham em ter a casa própria, carro, caminhão ou moto, e sabem que investir em um consórcio é a oportunidade perfeita para que isso aconteça. 

Isso ocorre porque a compra de bens pode ser uma luta para pessoas de baixa renda. Além disso, os pagamentos em dinheiro podem ser impraticáveis ​​e o financiamento pode oferecer taxas de juros muito altas, elevando o preço final. Portanto, o consórcio é uma boa escolha. 

Há muitas outras razões para investir em consórcio. Neste artigo, separamos 5 motivos para você fazer consórcio. Leia completo! 

5 motivos para fazer consórcio 

Um consórcio é um grupo de pessoas com interesses comuns que se reúnem para economizar dinheiro e, finalmente, comprar bens ou serviços. Quem for consorciado pode parcelar nesse fundo mútuo e assim facilitar o autofinanciamento. 

A cada mês, um ou mais membros do consórcio recebem uma carta de crédito. Com essas facilidades, esse método se mostra uma boa opção para aquisição de bens de alto valor, como veículos e imóveis. 

Veja abaixo os motivos para investir em um consórcio. 

1 - Sem juros 

Ao contrário do financiamento, o consórcio não cobra juros. Basta pagar a primeira parcela descontada do saldo devedor. Não cobrar juros é uma de suas principais vantagens. O conteúdo deste modelo é um valor fixo de taxa de administração, pago em parcelas. Esse valor inclui o custo de criação e manutenção do grupo. 

Não há juros porque não há empréstimos bancários envolvidos no processo, pois os recursos são provenientes das contribuições dos consorciados. As administradoras não emprestam dinheiro aos membros do consórcio. Em outras palavras, um consórcio é autofinanciado, onde os recursos são provenientes dos grupos associados, portanto, não há cobrança de juros

2 - Você não paga entrada 

Uma das principais dificuldades na compra de um item pode ser o adiantamento. E esse é um dos benefícios do consórcio, que torna o recrutamento mais ágil. Muitas vezes, é difícil levantar uma entrada suficiente para a compra. Ao contrário de outras aquisições, fazer consórcio não exige esse investimento inicial. 

3 - Poder de compra em dinheiro 

Mesmo parcelado, o consórcio estipula que os bens sejam pagos à vista. Embora os membros do consórcio paguem o valor mensalmente, quando chegar a hora de comprar o produto, os consorciados terão acesso ao seu valor integral sem pagar juros. Esse poder de compra à vista também oferece a possibilidade de obter um bom desconto na hora de negociar. 

4 - Mais seguro  

Os consórcios são uma forma segura de investir e são regulados pelo Banco Central. À medida que as contas de poupança perderam valor, elas estão cada vez mais provando ser uma ótima maneira de economizar e construir riqueza. O valor do investimento é salvo e reajustado. 

Os consorciados obtêm sua renda com o crédito contratual, portanto, os consórcios também são considerados uma forma segura de investimento

5 - Ajuda no planejamento financeiro 

Muitas pessoas têm dificuldade em cortar gastos extras e fazer um bom planejamento financeiro. Afiliado torna-se um compromisso mensal. Por isso, também ajuda a estruturar o orçamento de forma mais organizada. Mesmo em tempos de incerteza econômica, tem se mostrado uma opção para continuar economizando, planejando e adquirindo bens. Isso por conta dos pontos já citados acima, como isenção de taxa de juros e flexibilidade de pagamento. 

A maioria das pessoas podem achar difícil economizar uma quantia mensal para comprar ativos. Além de seguir o plano, investindo no consórcio para realizar seus sonhos, os consorciados também estão comprometidos com sua educação financeira. 

Quer fazer consórcio em 2022? Faça sua simulação conosco através do site!