Os 4 perfis de investidores. Qual deles combina com você?

Os 4 perfis de investidores. Qual deles combina com você?

Quando pensamos em investir, antes de qualquer ação, devemos descobrir em qual tipo de perfil de investidor estamos enquadrados. Isso faz toda diferença quando alocamos os nossos recursos em um determinado investimento! O alinhamento entre o perfil do investidor e as aplicações realizadas é muito importante para quem deseja obter bons resultados no mercado financeiro e evitar a exposição a riscos. 

Confira agora os quatro tipos de perfis de investidores. Qual será o seu? 

  1. Investidor iniciante 

O perfil de investidor iniciante, por estar começando, prefere investimentos de baixo risco. Geralmente opta por fundos de renda fixa simples e CDBs. O consórcio também é uma opção que atrai pessoas com esse perfil, que buscam segurança e estabilidade enquanto aprendem mais sobre outros tipos de investimentos. 

O objetivo desse perfil é garantir que os investimentos não apresentem surpresas desagradáveis, focando em acumular e preservar capital de forma segura e consistente. 

  1. Investidor conservador 

O perfil de investidor conservador valoriza a segurança e opta por investimentos de baixo risco. Prefere produtos como tesouro direto, CDBs e fundos de renda fixa. O consórcio também uma alternativa interessante para esse perfil. Esse tipo de investidor está disposto a aceitar rendimentos menores para evitar perdas e garantir a liquidez. 

Esse perfil de investidor mantém a maior parte da sua carteira em ativos que oferecem previsibilidade de retorno e estabilidade financeira, minimizando a exposição a volatilidades do mercado. 

  1. Investidor moderado 

O perfil de investidor moderado aceita algum nível de risco para obter retornos melhores. Ele diversifica mais entre renda fixa variável, incluindo fundos multimercado e algumas ações. Este perfil é ideal para quem busca um equilíbrio entre crescimento e segurança. A diversificação permite que o investidor moderado explore oportunidades de maior rendimento sem comprometer significativamente a integridade do seu capital. 

  1. Investidor experiente 

O perfil de investidor experiente está confortável com riscos mais altos, desde que tragam retornos mais significativos. Investe ativamente em ações, fundos de ações e outros produtos de renda variável. Possui um conhecimento avançado do mercado e utiliza estratégias complexas para maximizar os lucros. 

Ficou na dúvida sobre qual perfil você se enquadra? 

É muito fácil é rápido descobrir o tipo de perfil que você se enquadra! Existem formas gratuitas nas páginas de pesquisas e o mais recomendado é a escolha de uma corretora de investimentos. 

Descoberto o perfil, hora de estabelecer objetivos 

Após ter consciência do seu perfil, é necessário estabelecer os objetivos do seu investimento. Ou seja, você quer trocar de carro, comprar um imóvel, fazer um intercâmbio, se aposentar...? 

A melhor alternativa para tomada de decisão antes de fazer qualquer investimento é sempre buscar um profissional. Ele garantirá que as respostas para estas perguntas sejam confiáveis e efetuará ajustes da melhor forma possível. 
 
Existe um profissional chamado assessor de investimentos, que possui conhecimento para direcionar o investidor para as aplicações adequadas ao seu perfil e objetivos. É comum seu trabalho ser confundido com “dar o máximo de rentabilidade possível”. Na verdade, o trabalho consiste em fazer com que o investidor atinja seus objetivos financeiros da melhor forma (o mais rápido possível e dentro de um perfil de risco adequado). 
 
O brasileiro ainda tem pouco conhecimento e muita desconfiança quando o assunto é investimento. Por isso, ainda há muita relutância em buscar o seu planejamento financeiro. Este será um grande passo para a população entender mais sobre diversos produtos de investimento disponíveis e começar a investir melhor o dinheiro, de acordo com objetivos conscientes.