Existe taxa de juros no Consórcio Embracon? Como funciona?

Existe taxa de juros no Consórcio Embracon? Como funciona?

O consórcio é usado para comprar bens como carros e imóveis. São muitas dúvidas sobre taxa de juros no consórcio, que é a vantagem porque não tem juros e nem entrada. Ao contrário de outros créditos, como financiamento, onde existem taxas de juros muito altas.

Dúvidas sobre consórcio que não cobram juros são comuns, mas é verdade. Você paga apenas algumas taxas, valor muito inferior em relação aos financiamentos do mercado.

Mas afinal, tem taxa de juros no consórcio?

Uma das dúvidas mais frequentes sobre consórcios é a possível cobrança de juros. Então, para deixar isso definido desde já, saiba que a taxa de juros no consórcio não acontece. Você descobrirá mais adiante como são as principais taxas, mas nenhuma delas oferece o mesmo mecanismo dos juros. Portanto, há uma economia geral no pagamento.

Isso acontece porque na prática um consórcio é formado por um grupo autofinanciado. Bens como veículos e imóveis são adquiridos por meio de recursos fornecidos pelos próprios participantes. Portanto, as instituições financeiras não concedem empréstimos que não requeiram pagamento de juros. Como tal, difere do financiamento como um tipo de empréstimo.

Qual é a taxa de juros no consórcio?

As administradoras de consórcio precisam cumprir os regulamentos do Banco Central e aceitar a supervisão. Todo o processo administrativo e de gestão do grupo inclui os custos de gestão da empresa, pelo que para cobrir esses custos têm direito a comissões de gestão.

Além dos custos administrativos, pode haver uma taxa de fundo de reserva. Garantir a saúde da equipe em caso de inadimplência ou não. Depois que todos são contemplados e o grupo encerrado, qualquer valor do fundo é devolvido proporcionalmente aos participantes.

Outro acréscimo que pode afetar as parcelas mensais é o seguro contratado pela administradora.

Pode parecer muita coisa, mas sai bem mais em conta se houvesse taxa de juros no consórcio.

O que de fato é a taxa de administração?

As taxas de administração em um consórcio nada mais são do que uma forma de contribuir com as administradoras para garantir que os membros do grupo tenham acesso aos ativos do contrato.

Ao contrário do que seria caso houvesse taxa de juros no consórcio, esse percentual é aplicado com mais cuidado a cada mês e não é capitalizado. Mas você sabe por quê?

É simples: a taxa de administração é fixa e estipulada no contrato. A sua incidência aparece de forma diluída ao longo da realização do torneio e deve ser considerada decisiva antes da atribuição de lugares.

Mas o que é esse fundo de reserva?

O consórcio é uma forma de autofinanciamento coletivo, então todos precisam colaborar para a saúde financeira do sistema. Mesmo assim, os grupos estão sempre vulneráveis ​​a circunstâncias adversas, como a inadimplência de alguns membros.

Para solucionar esse problema, surge o fundo da reserva, que é justamente garantir o funcionamento normal do grupo em caso de inadimplência, para que os cotistas que vêm cumprindo com suas obrigações mensais não sejam prejudicados.

Como foi dito, a cobrança do fundo de reserva é feita dividindo o seu valor total pelo número de parcelas do plano, assim como na taxa administrativa. Mas, diferente da taxa administrativa, os valores do fundo de reserva são devolvidos aos membros do grupo de maneira proporcional.

O que são os seguros?

Ao contratar um consórcio, é possível incluir o seguro no seu contrato. Eles são opcionais, mas podem protegê-lo de certas situações.

Os valores relativos ao seguro em um consórcio são diluídos ao longo do prazo do plano através das parcelas mensais. Seus valores dependem da administradora.

Entendeu que não existe taxa de juros no consórcio, mas que há taxas que vão te auxiliar na contemplação? A Embracon tem as melhores taxas do mercado, faça a simulação e confira!