É possível passar consórcio para outra pessoa?

É possível passar consórcio para outra pessoa?

Deparou-se com imprevistos e não consegue mais pagar as parcelas do consórcio? Ou está pensando e quer vender sua cota? Ou simplesmente mudou de planos e não quer continuar no time? Quaisquer que sejam as circunstâncias, saiba que seu contrato de consórcio pode ser atribuído a outra pessoa.

Em uma cessão contratual, você transfere todos os seus direitos e obrigações para um novo titular. Portanto, é importante analisar as possibilidades e jogar pelo seguro antes de iniciar qualquer negociação.

Isso porque pode haver também outra solução, por exemplo: se você está com dificuldades no pagamento, antes de ser contemplado a sua administradora de consórcios poderá reduzir o valor do seu crédito e, assim, diminuir o valor da sua prestação.

Vamos falar mais sobre passar consórcio para outra pessoa na sequência.

Como passar consórcio para outra pessoa?

Se você está certo de que deseja passar consórcio para outra pessoa, algumas orientações podem ajudá-lo a fazer um negócio seguro e satisfatório.

Contrato

Primeiramente, você deve conferir no contrato se passar consórcio para outra pessoa está prevista e quais suas condições – como pagamento de taxa.

Venda

A venda da cota de consórcio pode ser feita diretamente pelo consorciado.

Se for realizar a venda diretamente, tenha cautela ao fornecer informações pessoais ou de identificação (como número do grupo e da cota) para terceiros. Você pode informar dados gerais, como regulamentos do grupo, percentuais já pagos e saldo devedor.

Um ponto bastante importante é que cabe à administradora de consórcio a aprovação para passar consórcio para outra pessoa, com base na análise na capacidade financeira e das garantias (no caso de cota contemplada) do novo titular. Logo, antes de aceitar qualquer pagamento, aguarde a confirmação da empresa.

Por fim, ao fechar negócio, é recomendável que você firme um contrato à parte com o comprador da cota, registrando o que foi acordado, como valores, forma e data de pagamento.

Negocie

Para definir o valor da venda, considere não apenas o percentual do preço do bem ou serviço pago até o momento, como também seu valor atual. Caso o crédito tenha sido corrigido nesse período, o valor de mercado da sua cota poderá ser maior do que a quantia que você pagou por ela. Dessa forma, você terá mais flexibilidade na negociação.

Transferir meu consórcio, é a melhor solução?

Sabemos que situações inesperadas podem acontecer e podem mudar nossos objetivos financeiros, mas, cancelar um investimento como o consórcio, não é vantajoso por muitos motivos.

Uma das razões é que o grupo conta financeiramente com a sua participação e a segunda razão é que o valor investido não é devolvido no momento que o pedido de cancelamento é formalizado, além disso, não é devolvido o valor integral pago.

Não é vantajoso em nenhum aspecto cancelar a participação no consórcio, mas se, infelizmente a situação o impedir de continuar, você pode transferir o consórcio para outra pessoa.

Diferenças entre desistir de uma cota e passar para outra pessoa

Ao desistir de um consórcio vão haver algumas taxas, como a quebra de contrato, e reaver o dinheiro investido pode demorar certo tempo, que é estipulado também em contrato. Além disso, as taxas de administração pagas até então para a administradora do consórcio não serão ressarcidas, pois é o que você pagou pela manutenção, administração e viabilidade do grupo.

Transferir uma cota, seja ela contemplada ou não, significa que você passará aquela dívida para uma outra pessoa. Aqui você pode pedir o valor que pagou até o momento e a outra parte assume as parcelas que ainda estão por vir.

Provavelmente haverá uma taxa a ser paga estipulada em contrato para que você possa passar consórcio para outra pessoa. Esse é um melhor negócio para reaver o montante com maior agilidade.

Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe da Embracon!