Consórcio imobiliário: uma boa opção para quem deseja uma casa própria

Consórcio imobiliário: uma boa opção para quem deseja uma casa própria

Conquistar a casa própria ou aumentar seu patrimônio e usufruir de imóveis de alto padrão é o sonho de milhares de brasileiros. Mas comprar um imóvel exige um alto investimento, e nem todo mundo está disposto a pagar juros e parcelas e ignorar o financiamento.

Foi nessa época que o consórcio imobiliário surgiu com uma solução que permitiu que cerca de 1 milhão de brasileiros adquirissem um imóvel, conciliando esse investimento com aluguel e despesas mensais.

Se você deseja comprar ou construir um imóvel, mas não pode gastar a maior parte de sua renda com empréstimos caros e de longo prazo, um consórcio imobiliário pode ser o modelo ideal para você.

Continue lendo e saiba como usar esse sistema para aumentar seu crédito quando precisar!

Benefícios de comprar sua casa própria

A casa própria é uma das melhores opções de investimento do mercado financeiro e pode proporcionar a você e sua família mais conforto e qualidade de vida. Isso por si só deveria ser suficiente para nos fazer pensar sobre a ideia, não?

Mas tem muito mais! Listamos algumas vantagens da casa própria para você entender por que o investimento vale a pena, confira:

1. Nunca mais ter que pagar aluguel

Livrar-se dessa taxa extra todo mês é o sonho de qualquer pessoa que vive nessa realidade, não é mesmo? O maior problema do aluguel é que ele não agrega valor para você e sua família: é um investimento sem retorno.

Além dos custos extras, alugar um imóvel nos deixa mais limitados em nossa autonomia para fazer reparos, trabalhar e até animais de estimação ou decorar o local do nosso jeito, tudo isso sem o problema de ser dono de casa, que abordaremos a seguir.

2. Ter imóvel é sempre um investimento

Diferentemente do aluguel, a casa própria é um investimento que oferece a possibilidade de alto retorno financeiro. Quando bem cuidados, os imóveis podem até valorizar e aumentar o seu valor de venda, proporcionando um lucro muito lucrativo caso você pretenda vendê-los no futuro.

A casa própria tende a ser altamente lucrativa e líquida quando vendida. É uma garantia financeira para o futuro.

Investir na casa própria também é um dos investimentos mais seguros, afinal, mesmo precisando sair daquele local, você ainda pode optar por alugar o imóvel para ter uma renda extra.

3. Independência

É uma palavra de grande significado para quem mora com os pais ou parentes. No entanto, esse sentimento é adquirido principalmente na conquista da tão esperada casa própria.

Afinal, sim, no seu espaço as suas regras ditam. Ainda neste tópico, podemos destacar que você deve ter liberdade para receber seus amigos e almoçar em família, detalhe que nos leva ao próximo ponto.

4. Maior estabilidade

Sabemos que morar de aluguel pode trazer muita insegurança, afinal você não sabe se vai precisar devolver o imóvel de uma hora para outra. Por isso a busca pelo próprio imóvel é tão importante para as pessoas.

Ter que se mudar repentinamente e sem planejamento pode gerar muita dor de cabeça, estresse e claro, muitos gastos que você não está preparado para arcar.

Com sua própria casa, você não encontrará esses problemas.

5. Gasto previsível

“Mas eu sei exatamente quanto eu devo pagar de aluguel”. Sim, porém, com o aluguel você está suscetível a sofrer com reajustes periódicos de aluguel, condomínio e IPTU, que aumentam todos os anos por conta da inflação, diferente do financiamento, do qual você já conhece as condições de entrada, prazo e juros da primeira à última parcela.

O segredo não está em escolher o financiamento mais barato, mas sim o modelo que é melhor para você.

6. Possibilidade de adaptação

Como mencionamos no primeiro item, uma das grandes desvantagens do aluguel é a falta de liberdade para trocar de imóvel e salvar a cara. Na sua própria casa, tem total autonomia para alterar e adaptar o espaço às suas necessidades.

Ampliar, reformar, pintar, decorar: tudo isso fica a seu critério e com certeza vai ajudar a personalizar o local e deixá-lo mais confortável para você morar.

7. Segurança financeira para a família

Acrescentando ao item anterior: um bom investimento significa segurança para você e sua família. A casa própria é uma das maiores garantias de um bom retorno financeiro, muitas vezes até superando a poupança.

No futuro você pode vender o imóvel ou até mesmo alugá-lo, garantindo assim uma renda extra todos os meses.

8. É possível ter um espaço maior

Com as facilidades oferecidas atualmente, você pode deixar o aluguel e um pequeno lugar para morar, pode mudar para um apartamento de dois quartos, por exemplo, para pagar os custos de financiamento que normalmente pagaria mensalmente.

A diferença é que o consórcio imobiliário acaba e o espaço é todo seu então você pode fazer do seu jeito, o que nos leva para o próximo tópico.

9. Sua casa, suas regras, e claro, seu jeito

Sabe aquela parede que te incomoda, ou o banheiro que você cansou de querer mudar, ou resolveu fazer uma horta vertical na sua varanda e precisa fazer furos na parede para acomodar suas plantinhas?

Você pode fazer tudo! Você não precisa mais pedir ao senhorio, afinal a casa é sua, e se você cansar das suas mudanças, pode mudar tudo de novo, e o mais importante: com a sua cara, do seu jeito.

10. Possibilidade de adotar um pet

Muitas vezes, locatários deixam de adotar um pet ou de trazer seu pet para morar consigo porque o dono do imóvel não permite animais. Mas, com a casa própria, você pode ter quantos pets quiser, desde que o condomínio permita, é claro!

Imagina poder receber o carinho do seu melhor amigo ao chegar em casa do trabalho?

Como o consórcio imobiliário funciona?

Imagine dois vizinhos construindo suas casas ao mesmo tempo. Na primeira semana, constroem o quarto; na segunda, o banheiro; na terceira, a cozinha; e assim por diante. A questão é: e se eles construírem uma casa juntos ao mesmo tempo? Um desses estará disponível na metade do tempo, certo?

Essa é a ideia de um consórcio imobiliário. Os participantes de um grupo pagam em prestações regulares e são pagos em conjunto pelo mesmo fundo. Dessa forma, todos recebem uma parte do imóvel, mas o modelo garante que todo mês alguém usufrua da casa imediatamente.

Existem mais vantagens neste processo, em primeiro lugar, não há juros envolvidos. Como as pessoas subsidiam imóveis umas às outras, nenhuma instituição financeira precisa pedir dinheiro emprestado para comprar terrenos, casas ou apartamentos.

Outro benefício é que não é necessário dar entrada. Por isso, o valor que seria destinado para iniciar um financiamento pode ser direcionado em lances. Na maior parte dos casos, a administradora do consórcio sorteia um imóvel entre os participantes de um grupo e disponibiliza uma segunda contemplação para quem der o maior aporte. Funciona como uma espécie de leilão.

Por fim, vale a pena considerar que o participante contemplado ganha uma carta de crédito e tem liberdade, portanto, para empregá-la em qualquer tipo de transação imobiliária.

Contemplação

O tão aguardado momento da contemplação acontece por sorteios, lances ou o fim do prazo de consórcio imobiliário. O consorciado contemplado recebe os recursos através de uma carta de crédito, com ela é possível adquirir imóvel desejado.

Vale lembrar que, ainda que você seja contemplado e receba a sua carta de crédito, precisará continuar o pagamento das mensalidades até que o prazo encerre. Portanto, se você for sorteado no 15º mês, por exemplo, fica ciente de que o contrato deve ser honrado até o fim.

Como adiantar a contemplação no consórcio imobiliário?

Como explicamos, a forma tradicional de ser contemplado é através de sorteios mensais. Por outro lado, quem precisa comprar ou construir um imóvel no curto prazo não pode contar apenas com a sorte.

Você pode usar algumas de suas reservas pessoais (incluindo seu FGTS) para fazer lances. Você sabe o valor utilizado para o financiamento?

Ele pode ser usado para fazer esta oferta e adiantar a contraprestação do consórcio imobiliário permitindo que você obtenha crédito sem juros e ainda tenha um bom poder de barganha na hora da compra pois estará pagando à vista por este imóvel.

Taxas no consórcio imobiliário

Uma grande vantagem para os compradores escolherem um consórcio imobiliário na hora de comprar um imóvel é que não incorrem em juros. Mas é importante ressaltar que a administradora cobrará de você uma taxa de administração, que é utilizada para administrar o grupo consorciado e cobrar mensalidades e outros assuntos correlatos.

Fundos de reserva são outra despesa que pode afetar o valor de um consórcio. Foi criado para manter a liga viva mesmo com alguns membros inadimplentes.

Portanto, não esqueça de conferir os valores, pois eles acabarão por aumentar o valor da sua parcela do consórcio imobiliário.

Quais são as vantagens de fazer um consórcio imobiliário?

Agora que você chegou até aqui você pode ter visto os pontos favoráveis do produto. Listamos aqui as principais vantagens:

Não ter que dar um valor de entrada

Ao contrário do financiamento, o consórcio imobiliário não exige pagamento inicial. Isso significa que essa pessoa pode ingressar no grupo sem compartilhar o preço de compra. Sua promessa é válida apenas para parcelas mensais.

Escolher o prazo e o parcelamento

O prazo pode ser de até 20 anos. Ou pode durar um período menor, dependendo do plano escolhido.

Uma boa vantagem dos consórcios é a flexibilidade de pagamento.

Ter sorteios frequentes

O sistema de consórcio caracteriza-se pela prática regular dos sorteios. Isso quer dizer que, embora seja, em regra, uma modalidade de compra em longo prazo, nada impede que o consorciado retire seu prêmio em pouco tempo.

Ofertar lances

Durante o andamento do grupo, o consorciado poderá oferecer o adiantamento das parcelas, o chamado lance. Com o lance aceito, ele recebe a carta de crédito sem precisar aguardar a contemplação por sorteio.

Usar o FGTS

É permitido, pela lei, o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar um lance. Isso aumenta consideravelmente as chances do consorciado retirar seu imóvel antes do final do prazo. O FGTS pode ser utilizado para antecipar a contemplação (lance) ou também completar o valor do crédito e assim comprar um imóvel de maior valor.

Você pode optar por outro imóvel

O consórcio permite também que, de posse de sua carta de crédito, a pessoa escolha outro imóvel para comprar. Poderá, inclusive, ter valor diferente:

  • se o preço for mais baixo, o participante poderá usar o restante do valor da carta de crédito para fazer a escritura do imóvel e resolver outros processos relacionados (ou até quitar parcelas do próprio consórcio);

  • Caso o imóvel escolhido tenha um valor mais alto, o consorciado poderá completar a diferença.

Desenvolva o hábito de poupar

Essa é uma das vantagens de maior destaque quando se trata de consórcios. O consórcio imobiliário incentiva hábitos financeiros saudáveis ​​de poupança para o futuro. Os participantes se comprometem a depositar uma certa quantia de fundos a cada mês, que será sacada em seu próprio benefício.

Ele terá que economizar parte de sua renda para cumprir suas obrigações com o consórcio ou corre o risco de ser penalizado. Dessa forma, ele vai se educar financeiramente e provavelmente saberá organizar melhor suas finanças.

Se você está interessado em adquirir um consórcio imobiliário, esperamos que este artigo tenha tirado todas as suas dúvidas. No final das contas, o consórcio imobiliário é uma excelente opção para quem sonha em adquirir o próprio imóvel.

A Embracon está no mercado há mais de 30 anos e pode ajudar no processo de adquirir um imóvel. Faça sua simulação!