Consórcio de veículos pesados

Consórcio de veículos pesados

Para quem sonha em ser dono de seu próprio negócio, renovar a frota ou simplesmente trocar de veículo, o consórcio de veículos pesados é a solução mais segura e confiável. Com ela, será possível obter novos bens de forma econômica e menos burocrática.

Isso porque, por exemplo, altas taxas de juros não ocorrem nesse modelo. Além disso, os trâmites para contratar o consórcio de veículos pesados são relativamente simples, com conceitos práticos e acessíveis.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe os próximos tópicos e descubra como concretizar seus planos por meio de um consórcio!

O que é consórcio de veículos pesados e maquinários?

Consórcio é um tipo de investimento programado sem juros, parcelas intermediárias e/ou taxa de entrada. Essa modalidade de compra é baseada na união de pessoas físicas ou jurídicas, que têm o mesmo objetivo de adquirir um bem.

Todos os consorciados se comprometem a fazer parcelas mensais pré-determinadas, formando um fundo coletivo com caixa suficiente para que todos do grupo possam adquirir os veículos e maquinários necessários pelo prazo estipulado no contrato.

A contemplação pode ser feita por sorteio (processo que ocorre mensalmente e pelo menos 1 contribuinte é sorteado para receber o valor total ou por lances).

Quando a pessoa quiser ganhar o valor antes de ser sorteado, pode fazer mais contribuições, descontando o total da contribuição.

Parece complicado, mas todo esse processo é organizado por administradoras – empresas que garantem essas transações, realizam sorteios e controlam a situação.

Outro ponto positivo do consórcio é que o comprador já começa seu investimento com a data máxima prevista para ter o dinheiro em mãos e, quando contemplado, receberá o valor total para comprar e/ou negociar a sua compra à vista.

Como funciona o consórcio de veículos pesados na prática

Em um consórcio de veículos pesados e implementos, há a composição de um grupo de pessoas com interesse na compra de um mesmo bem. Para dar início ao consórcio, é preciso assinar um contrato com a administradora, que fica responsável por distribuir o número de cotas para cada participante e gerenciar os grupos.

Este número é o que identifica os membros no sorteio mensal para contemplação de um consorciado. Para participar dos sorteios, é necessário estar em dia com as parcelas mensais. Ao ser contemplado, o participante recebe o crédito e pode adquirir o bem desejado.

Veja cada ponto detalhadamente.

Contratação

Ao entrar em contato com a administradora do consórcio, o interessado deve apresentar sua necessidade, para que ela lhe informe os planos disponíveis. Analisando as opções e identificando a melhor oportunidade, já é possível realizar a contratação, mediante a apresentação da documentação solicitada.

Em um consórcio, os participantes se unem a um grupo de pessoas com o mesmo objetivo: comprar bens ou serviços por meio de parcelamento e programação. Cada membro será identificado por um número, chamado cota. Assim, será definido o limite de crédito, o valor da parcela e o número de parcelas.

O momento da contratação é o mais importante para o cliente; por isso, se houver alguma dúvida, não deixe de esclarecê-la antes de assinar o acordo. Um negócio bem-sucedido é sempre aquele em que ambas as partes estão cientes de seus direitos e deveres.

Pagamento

No consórcio, a conquista do item sorteado depende do pagamento pontual de todos os integrantes do grupo. Dito isso, quando os membros do consórcio atrasam ou não cobram as parcelas, todo o grupo sofre.

Isso não é tudo. Além de atrasos que incorrem em juros e multas, podem prejudicar os participantes de outras formas, como:

  • impossibilidade de obter a carta de crédito;

  • impedimento de participar dos lances e sorteios até a quitação dos débitos;

  • perda do bem informado como garantia, após a contemplação;

  • cancelamento da cota.

Então, o melhor para todos é realizar os pagamentos na data correta.

Grupos

Os grupos são formados por uma quantidade determinada de participantes e com um prazo estipulado pela empresa de consórcio. Existem duas possibilidades, que são:

  • em formação: ainda está em processo de angariação de participantes. Nesse caso, a assembleia de constituição ainda não foi realizada, e o grupo fica aberto até completar o número de membros necessário;

  • em andamento: a assembleia de constituição já foi realizada, e o grupo já está em operação. Se ainda houver vagas, é permitida a inclusão de novos consorciados.

Independentemente do grupo de que o associado participe, seus direitos e deveres serão idênticos aos dos demais membros.

Assembleias

Todo mês há uma assembleia, o evento mensal em que os consorciados são sorteados e os lances são definidos. O pagamento pontual das parcelas mensais é requisito básico para os consorciados comparecerem a essas reuniões.

As contemplações acontecem seguindo dois critérios — sorteio e oferta de lance — e possibilitam que o sorteado receba o valor de sua carta de crédito para adquirir o bem desejado. É o momento mais esperado pelos participantes dos consórcios!

Lances

Outro termo muito comum desse universo, o lance é um dos critérios utilizados para definir as contemplações. Ele nada mais é do que o adiantamento de parcelas proposto pelos consorciados interessados em antecipar o recebimento de sua carta de crédito.

A cada sessão, os participantes têm a oportunidade de propor adiantamentos de parcelas. A pessoa com o lance mais alto será o vencedor do mês. O contrato deve especificar os critérios de lances e seleção que devem estar definidos em contrato.

O que acontece depois da contemplação?

Quando você é contemplado, o crédito é liberado mediante a prestação de garantias, que costumam variar de acordo com os contratos e condições dos consorciados do grupo. Assim que a garantia for aprovada, o crédito será liberado diretamente ao vendedor. Já que pagando à vista, você ainda pode negociar descontos e promoções – aqui vão algumas dicas valiosas para te ajudar na negociação.

Com a liberação do crédito, o consorciado tem liberdade para escolher marca, modelo do caminhão, local de compra e ainda se o modelo será novo ou usado, conforme as condições contratuais.

É possível ainda usar até 10% do valor do crédito do consórcio para pagamento de custos como transferência, registros e documentações.

Quais as vantagens do consórcio de veículos pesados?

Para ajudar você a decidir se vale a pena apostar no consórcio de veículos pesados, listamos as principais vantagens. Confira:

Sem valor de entrada e sem juros

O consórcio é um investimento com baixos custos, pois não há taxas de juros e nem valor de entrada. A parcela é formada, basicamente, pelo fundo comum (custo para as contemplações), fundo de reserva (custo para manter uma reserva no grupo) e taxa de administração (destinada aos serviços prestados pela administradora).

Bens com valores atualizados

Há a garantia de que você terá o poder de compra do bem desejado. Para isso, o valor da carta de crédito é atualizado de acordo com as variações do mercado. Afinal, o consórcio precisa garantir que o contemplado possa obter o bem.

Maior poder de negociação

A contemplação disponibiliza o dinheiro para uso à vista, ou seja, você passa a ter maior poder de negociação na hora de adquirir o bem. Dessa forma, pode conseguir ótimos descontos e sair na vantagem quanto ao custo/benefício.

Este tipo de consórcio é indicado para qualquer pessoa?

Para aproveitar as vantagens do consórcio de implementos e veículos pesados é preciso que você seja uma pessoa com maior critério de organização e planejamento financeiro.

Isso porque se trata de um plano de investimento de médio a longo prazo e que, inclusive, pode reduzir os riscos de gastos extras na compra do bem. Ou seja, é um tipo de consórcio mais indicado para quem precisa manter e atualizar as frotas.

Então, se você é um profissional que lida com implementos e veículos pesados na linha de frente da produção, como empreiteiras, fazendeiros, produtores rurais, construtoras e transportadoras, irá se beneficiar do consórcio de implementos e veículos pesados.

Quais são as taxas cobradas em consórcio?

Nos consórcios, não são cobrados juros, como já deixamos claro. Ainda assim, para poder se planejar, o consorciado precisa ficar atento a algumas taxas. Por isso, listamos as mais comuns abaixo.

Taxa de administração

A taxa de administração é o valor que remunera a administradora do consórcio pelo serviço prestado no gerenciamento dos grupos. Ela é calculada como uma pequena porcentagem sobre o valor total contratado e é dividida entre todas as parcelas.

Fundo comum

É o percentual do crédito que o consorciado paga todos os meses. Exemplo: um crédito de R$100 mil em 100 meses, o consorciado paga R$ 1000 todo mês do fundo comum. Esse é o valor que voltará para ele quando contemplado.

Fundo de reserva

Para garantir a saúde financeira do grupo, é formado, também, um fundo de reserva, com o pagamento de uma taxa por consorciado. A porcentagem cobrada varia de acordo com a administradora. De todo modo, o dinheiro acumulado serve para cobrir situações inesperadas, como a inadimplência.

Seguro

A cobrança do seguro é feita apenas em algumas circunstâncias, de acordo com as políticas da administradora, e deve estar prevista em contrato. A cobertura contratada serve para garantir o pagamento das obrigações dos consórcios em diversas situações, como desemprego, invalidez e morte.

Como escolher um bom consórcio de veículos pesados?

Agora que você entende as vantagens de formar um consórcio de veículos pesados ​​e entende como funciona, é hora de finalizar seus planos. Mas fica a dúvida: como escolher um bom consórcio?

Listamos algumas dicas para você identificar suas melhores oportunidades e fazer a escolha certa do consórcio de veículos pesados. Preparado?

Avalie com cuidado a administradora de consórcio

A primeira dica é verificar se a administradora do consórcio é autorizada pelo Banco Central para operar essa atividade. No site da agência, você pode encontrar uma lista de empresas regulamentadas do setor e saber se a sua seleção faz parte dessa lista.

Além disso, os clientes podem realizar outras buscas, principalmente com o auxílio da internet. Consulte sites de reclamações e órgãos de defesa do consumidor para verificar as ocorrências envolvendo a empresa e tire todas as dúvidas antes de fechar um contrato.

A prioridade é dada aos administradores, como a Embracon, que se pautam pela ética e transparência em suas atividades e no relacionamento com os clientes. Afinal, seremos responsáveis ​​por ajudá-lo a alcançar.

Certifique-se de que a parcela cabe no seu bolso

Você precisa se certificar de que o valor da parcela está dentro do seu orçamento, para não correr o risco de ficar endividado ou atrasar o pagamento da parcela. Além disso, fique atento à taxa de reajuste, pois um consorciado pode ter dificuldades para manter os pagamentos em dia se sua renda pessoal não acompanhar a valorização.

Além de prejudicar o grupo, atrasar as parcelas pode trazer transtornos, como a incidência de encargos financeiros e o comprometimento da contemplação. Para resolver isso, faça uma simulação e, com base nessas projeções, planeje-se, de modo a ter a certeza de que está escolhendo um plano que cabe no seu bolso.

Leia o contrato com atenção

Do seu contrato, devem constar todos os termos sobre o consórcio, pois ele é a sua garantia do acordo. Assim, neste documento, têm de haver informações sobre os prazos, os valores da carta de crédito e das parcelas, o índice de reajuste e as regras relacionadas às assembleias, além dos direitos e deveres dos participantes.

Esclareça todas as suas dúvidas e esteja ciente do funcionamento do negócio antes de assinar o contrato. Estar a par de todas as condições é sua garantia de não ter nenhum aborrecimento futuro.

Esteja ciente dos prazos

Para ter acesso à carta de crédito, o consorciado precisa ser contemplado. E é impossível prever quando isso vai acontecer, pois tudo depende dos sorteios e dos lances dos demais participantes.

Portanto, é essencial escolher um grupo que possa fornecer um tempo adequado às suas necessidades de aquisição de ativos, pois é possível se tornar o último beneficiário do grupo.

Aqui não tem segredo: você tem que escolher o consórcio de veículos pesados ​​que caiba no seu orçamento e atenda da melhor forma possível às suas expectativas.

Conheça o funcionamento dos lances

Já mencionamos que é possível antecipar a contemplação por meio dos lances, que são as ofertas que os participantes fazem ao adiantar suas parcelas. Antes da montagem, será realizado um leilão entre as integrantes de um mesmo grupo, e a consorciada que propor o melhor plano receberá uma carta de crédito.

Suas regras devem estar destacadas no contrato, incluindo percentuais mínimos e máximos e suas categorias, como correções e penalidades. Compreender como as práticas funcionam é fundamental para um planejamento eficaz e realista.

Esteja por dentro das formas de contemplação

O consorciado pode ser contemplado de diversas formas, já no início ou no fim do contrato, por meio de um lance vencedor ofertado em uma assembleia ou por sorteio. É importante verificar todas essas possibilidades com a administradora do consórcio.

Antes de assinar o contrato, esteja ciente das formas de contemplação, pois, como vimos, não é possível garantir quando ela vai acontecer. Se a sua necessidade exige uma solução rápida, realize um planejamento que permita concorrer com mais de uma opção.

Estude a existência de cobranças adicionais

Alguns consórcios podem exigir que os participantes assumam certas obrigações para garantir o funcionamento e a segurança do grupo. Os mais comuns são a cobrança de um seguro de vida para proteger os clientes e outros membros em caso de falecimento de um membro do grupo, e um fundo de reserva em caso de inadimplência.

Verifique com o administrador se essas taxas existem e peça para ser informado sobre elas no contrato. Caso tenha dúvidas sobre a legalidade de alguma obrigação, entre em contato com o Banco Central e esclareça todas as suas dúvidas.

Ficou interessado? Faça a simulação de consórcio de veículos pesados com a Embracon!