Consórcio de casa em condomínio: mais comodidade para o dia a dia

Consórcio de casa em condomínio: mais comodidade para o dia a dia

Comprar uma casa em condomínio é o sonho de muita gente. Afinal, quem não quer a comodidade de viver em um local seguro, com acabamentos de primeira e ainda com opções de lazer dentro do próprio lar?

Nada como poder relaxar sem sair de casa, curtindo os atributos da área coletiva, como piscina e churrasqueira naquele dia ensolarado, não é mesmo?

Porém, só esses aspectos não bastam para encontrar o imóvel dos sonhos. A qualidade de vida em condomínios envolve também a infraestrutura do bairro, a logística de deslocamento, a rotina e os reais interesses da sua família.

Tudo isso, é claro, aliado ao excelente planejamento financeiro e orçamento bem definido para a compra.

Pensando nesses aspectos, preparamos este post com informações essenciais para quem quer comprar uma casa em um condomínio. Acompanhe a leitura e planeje-se!

Vale a pena morar em condomínio fechado?

Em geral, morar em um condomínio fechado tende a ser uma ótima opção, especialmente para famílias que têm como foco a qualidade de vida. Os pontos fortes são segurança, tranquilidade e lazer. Veja!

Mais segurança para toda a família

A violência é um problema tanto em grandes metrópoles quanto em cidades menores. Por isso, é normal que as pessoas tenham medo de deixar a casa ou os filhos sozinhos, mesmo que seja somente durante o período de trabalho. No entanto, quando você tem uma casa em condomínio fechado, essas preocupações são bem menores.

Condomínios contam com os mais diversos investimentos em segurança, como câmeras espalhadas por todo o local, cercas elétricas, além de alarmes, serviço de ronda e portaria 24 horas. Ninguém entra sem se identificar, e tudo o que acontece nas áreas comuns é monitorado.

Total privacidade

Embora muitas casas em condomínio sejam próximas umas das outras e não tenham muros para separá-las, morar em um local fechado vai lhe dar mais privacidade. No condomínio você tem controle absoluto de quem entra e sai da sua residência e as visitas devem ser anunciadas antes de entrarem em sua casa, mesmo se tratando de seus convidados.

Área de lazer particular

Ter uma área de lazer completa é outro benefício de morar em uma casa em condomínio. É claro que você pode pensar: "mas posso ir ao clube aos domingos e feriados". No entanto, no condomínio, você tem opções de lazer e entretenimento em um local seguro, espaçoso e seleto, incluindo:

  • piscinas;

  • sauna;

  • sala de jogos;

  • salão de festas;

  • playground;

  • quadras desportivas;

  • área para churrasco etc.

Esse fato proporciona mais comodidade aos moradores, que podem aproveitar os momentos de lazer com mais tranquilidade. Não há preocupação com a hora de ir embora e nem vigiar constantemente as crianças, pois elas estão em um ambiente seguro.

Mais qualidade de vida para toda a família

Se você busca tranquilidade e qualidade de vida para toda sua família, comprar uma casa em condomínio fechado pode ser a melhor opção. Isso porque esses locais geralmente contam com parques e áreas verdes, o que torna o ambiente bastante agradável.

Então, você pode levantar de manhã e fazer uma caminhada ou corrida dentro do próprio condomínio. Seus filhos também podem aproveitar o espaço de lazer para brincar tranquilamente e conviver com outras crianças.

Oportunidade de interagir com os vizinhos

Morar em apartamentos ou casas em bairros abertos não oferece muita possibilidade de interagir com os vizinhos. Isso porque as pessoas ficam trancadas em casa, seja por medo da violência, seja por causa da rotina. Sendo assim, não há tempo para fazer novas amizades e nem conversar com a vizinhança.

Quando você mora em um condomínio, há uma possibilidade muito maior de conversar com as pessoas que moram ao seu redor, já que as áreas de lazer permitem que as pessoas interajam. Com o tempo, seu círculo de amizades vai aumentando e você terá uma boa rede de amigos próximos de sua casa.

Morar em um local privilegiado

Normalmente, os condomínios são localizados em locais afastados dos grandes centros, onde não há um tráfego muito grande de veículos. Alguns condomínios ainda se concentram em locais com grandes áreas verdes. Morando próximo à natureza, você respira ar puro e têm a oportunidade de viver em um local confortável e agradável, ideal para descansar depois de um longo dia de trabalho.

Um condomínio oferece o melhor custo-benefício

Embora o condomínio exija o pagamento mensal de taxas, que nem sempre são baratas, os benefícios atrelados a essas despesas fazem cada centavo valer a pena. Mesmo que em uma casa aberta esses valores não existam, pense o quanto seria necessário para que você e sua família tivessem todo o conforto e segurança oferecidos por um condomínio fechado.

No condomínio, os valores são divididos por todos os moradores, o que diminui os custos. Isso significa que tudo o que é pago é revertido em benefício para os condôminos. Então, se você pensa em construir ou comprar uma casa em condomínio fechado, pese o custo-benefício e veja se essa será a melhor escolha para você.

O que avaliar ao escolher uma casa em condomínio

Veja o que avaliar na hora de comprar uma casa em condomínio:

Escolha um local com sistema de segurança

A segurança é um grande diferencial dos condomínios. Muitas pessoas optam por esse tipo de moradia justamente porque a consideram mais segura. Quando estiver pesquisando o imóvel ideal, observe com atenção os padrões do prédio e verifique qual sistema de segurança o condomínio oferece.

Considere sua privacidade no imóvel

Morar em condomínio já se tornou sinônimo de sossego e tranquilidade porque as pessoas se sentem em um ambiente familiar, onde conhecem toda a vizinhança. Afinal, não é todo mundo que está disposto ou com tempo suficiente para atender chamados que vêm da rua, como vendedores ambulantes, entregadores etc.

Nos condomínios, esse problema é resolvido pelos porteiros, sem que nenhum morador precise se incomodar. Os muros mais altos ou a distância entre um imóvel e outro são outra vantagem nesse tipo de moradia. Além da segurança, eles evitam que os imóveis fiquem expostos aos olhares de quem passa pela rua.

Avalie o transporte e serviços oferecidos

Escolha um bairro de fácil acesso e com boa oferta de serviços e transportes. Isso vai facilitar (e muito!) o seu dia a dia e a rotina familiar. Quando for pesquisar as opções, avalie o tráfego da região e veja se os horários de pico são muito complicados.

Verifique também se existem rotas alternativas para chegar ao bairro. Afinal, perder tempo no trânsito deve estar fora de cogitação para quem deseja morar bem de verdade.

Visite o condomínio e converse com moradores

Se você acha que encontrou o imóvel dos sonhos, mas ainda está com aquela pulguinha atrás da orelha, o melhor a fazer é visitar o condomínio e conhecer de perto as instalações e o padrão de acabamento.

Conversar com os moradores do local também faz toda a diferença para saber se o ambiente e a convivência são harmoniosos. Até porque ninguém merece um vizinho complicado, certo?

Pense no potencial de valorização do imóvel

Como se trata de um investimento de grande porte, é importantíssimo pensar no longo prazo e avaliar aspectos relacionados à valorização do imóvel.

Escolhendo um condomínio bem localizado, em um bairro com boa oferta de serviços e de fácil acesso, certamente o potencial de valorização da sua casa será enorme. Assim, seu futuro estará garantido caso você deseje revender a propriedade depois.

Principalmente se você está adquirindo um imóvel para constituir família, é preciso priorizar a segurança, o bem-estar e o conforto de todos. Portanto, nem pense em escolher imóveis situados em áreas de risco, consideradas perigosas ou suscetíveis a catástrofes ambientais, como enchentes e desmoronamentos.

Fique atento às necessidades de sua família

Antes de sair pesquisando os imóveis por aí, sente-se com sua família e veja quais são seus reais interesses e dos seus familiares. Uma casa em condomínio ideal é aquela que não compromete a rotina de ninguém.

De preferência, ela deve ser próxima ao local de trabalho e à escola dos filhos. Assim, fica muito mais fácil gerenciar seu tempo no dia a dia.

Veja tudo o que o condomínio oferece

Eis a dica queridinha para escolher uma casa em condomínio: avaliar a área de lazer. Até mesmo os condomínios menores costumam ter esse espaço, ainda que seja um pequeno jardim ou uma área de churrasqueira para os finais de semana.

Dependendo do porte, pode haver piscina, quadra, playground e até espaço de coworking ou academia no condomínio. Veja tudo o que o local oferece e avalie as melhores opções para sua qualidade de vida.

Informe-se sobre as regras do condomínio

Muita atenção a esta dica: fique de olho nas regras do condomínio. Já pensou comprar um imóvel com excelente área de lazer e só depois ver no estatuto que é proibido levar certo número de convidados?

Pois é! Antes de assinar o contrato, leia atentamente o estatuto, conferindo todas as regras de convivência e de uso dos espaços coletivos para avaliar se, de fato, o local atende às suas expectativas.

Seja quais forem os seus interesses, acertar na escolha de uma casa em condomínio é fundamental para sua qualidade de vida. Como estamos falando de um investimento alto, não dá para agir por impulso e correr o risco de se arrepender depois, não é verdade?

Inclusive, os portais de imóveis estão aí para ajudar você a encontrar uma boa oferta de casa em condomínio. Então, esteja atento e faça uma escolha inteligente!

Como fazer um consórcio de casa em condomínio

O consórcio de casa em condomínio funciona a partir do pagamento de parcelas e é mantido um fundo com o objetivo de comprar imóveis. Dessa forma, na prática, cada integrante está contribuindo para uma fração de cada imóvel a ser sorteado.

Com isso, é periodicamente feito um sorteio, geralmente de forma mensal. A partir do momento da contemplação, o sorteado recebe uma carta de crédito no valor definido no período de contratação desse consórcio, podendo assim exercê-la para compra do imóvel.

Contudo, o sorteio não é a única possibilidade de contemplação, existe também a possibilidade de ser contemplado através de lances. Em outras palavras, oferecer um montante em relação à carta de crédito para obter o bem de forma antecipada.

Dicas para escolher um consórcio de casa em condomínio

Mesmo com a tecnologia à seu favor, a escolha certa do consórcio de casa em condomínio depende dos planos e perfil de cada um. Mas algumas dicas simples podem ajudar nessa escolha:

  • Defina seus objetivos e o prazo que está disposto a aguardar pela casa;

  • Organize-se financeiramente: contabilize os reajustes das cotas, gastos extras caso seja contemplado e também a possibilidade de guardar dinheiro para oferecer um lance pela carta de crédito;

  • Leia com atenção sobre as condições do consórcio de casa em condomínio desejado e busque o máximo de informação junto à instituição sobre o produto;

  • Verifique se a empresa gestora do consórcio está cadastrada no Banco Central;

  • Tenha certeza de que a carta de crédito daquele consórcio possa ser usada para a compra do bem pretendido. As regras sobre o que pode ser adquirido variam de consórcio para consórcio.

Compare e escolha bem a instituição

O primeiro passo para acertar na compra de um imóvel usando carta de crédito é escolher muito bem a instituição que fará a gestão do grupo de consórcio. Antes de mais nada, é preciso que a administradora tenha a devida autorização do Banco Central do Brasil, pois isso é imprescindível para atuar nesse segmento.

Depois, você deve comparar os custos, pois eles podem variar mais do que você pensa. Avalie a taxa de adesão, a atualização do valor das parcelas, a manutenção do poder de compra, a possibilidade de antecipar prestações ou de participar de um grupo em andamento e assim por diante. Analise tudo muito bem antes de fazer a sua escolha.

Avalie e defina as suas necessidades

Por fim, chegou a hora de você avaliar muito bem as suas necessidades e definir o que você realmente precisa. A grande vantagem de um consórcio é que a carta de crédito pode ser utilizada para a aquisição de qualquer bem ligado ao segmento em questão. Se o grupo for de uma casa, por exemplo, você pode comprar qualquer imóvel, e assim por diante.

Dessa maneira, você deve escolher o que for mais conveniente para o momento. Se houver um empreendimento residencial novo na sua cidade com um bom preço por metro quadrado, você pode direcionar os seus recursos para ele. Da mesma forma, se surgir uma oportunidade em uma unidade usada, você pode optar por essa alternativa.

Como você pôde ver, a compra de um imóvel usando carta de crédito pode ser mais simples do que você pensava, especialmente se você deixar o seu nome limpo e estiver com a papelada em dia. Assim, você otimiza o processo e pode aproveitar o item que você desejava em muito menos tempo!

Obtenha sua carta de crédito para casa em condomínio

O primeiro passo para obter a carta de crédito é estar em dia com as prestações do consórcio de casa em condomínio, uma vez que a grande maioria das administradoras só permite que os clientes participem de sorteios ou deem lances quando estão adimplentes. Por isso, é fundamental que você avalie o seu orçamento e veja se as parcelas cabem no seu bolso.

Depois, você precisa ser contemplado e, basicamente, existem duas maneiras de fazer com que isso aconteça. A mais comum é por meio do sorteio mensal, mas essa é uma opção que depende da sua sorte e pode acontecer em pouco tempo, assim como pode demorar bastante. A outra forma é juntar um montante de dinheiro e dar um lance.

Este artigo te ajudou? Compre sua casa em condomínio com o consórcio da Embracon!