Hoje, podemos contar com diversos métodos para clareamento dos dentes, dos tradicionais cremes dentais com ação de clareadores a produtos específicos para a remoção de determinados tipos de manchas.
Tanto o trabalho feito pelo profissional no consultório dentista quanto os métodos caseiros fazem uso de alvejantes. Nesses produtos (cremes, géis etc.), os princípios ativos mais usados são o peróxido de hidrogênio e o peróxido de carbamida.
Eles atuam na remoção de manchas superficiais ou profundas. Porém, há diferenças entre um procedimento e outro, como você poderá observar a seguir:
Nesse tipo de procedimento, o tratamento é feito usando-se uma moldeira personalizada. Ela é criada pelo seu dentista e deve ser utilizada durante algumas horas do dia ou durante a noite toda.
O período pode variar de um caso para outro e, além disso, sempre que você observar o reaparecimento de manchas, pode voltar a usar a moldeira. É importante que todas as orientações do dentista sejam seguidas, especialmente no que diz respeito à quantidade de gel e o tempo de aplicação.
O clareamento dental a laser deve ser realizado sempre por um profissional qualificado (dentista). É feita uma aplicação de um gel na superfície dos dentes e, em seguida é aplicado o laser. Assim, o gel liberará moléculas de oxigênio que darão início ao processo de clareamento.
É possível ter acesso às tiras clareadoras em alguns consultórios odontológicos e nas farmácias. Elas oferecem resultados interessantes, já que ficam mais tempo em contato com os dentes e têm uma concentração maior dos compostos clareadores.
Há uma série de enxaguantes no mercado. Geralmente, eles são usados após a higienização dos dentes tendo em vista aumentar a limpeza e ajudar no clareamento.
Entretanto, eles não são os personagens principais quando o assunto é o clareamento dos dentes. Na realidade, devem ser vistos como auxiliares.
Os cremes dentais ajudam a manter a saúde bucal e auxiliam na manutenção dos resultados do clareamento de dentes profissional.
Seja qual for o método que você escolher para clarear seus dentes, sempre faça um exame clínico. A presença de erosão, abrasão, sensibilidade ou problemas na gengiva podem tornar inviáveis algumas técnicas.
Gostou de saber mais sobre as técnicas de clareamento dos dentes? Aproveite para receber mais dicas e orientações como essas em seu e-mail assinando nossa newsletter!