Como escolher a melhor parcela para seu consórcio imobiliário?

Como escolher a melhor parcela para seu consórcio imobiliário?

Comprar um imóvel pode ser o sonho de toda uma vida, ou até uma necessidade de independência. Para adquirir esse bem, muitas pessoas juntam dinheiro por um longo período, apertando os gastos para que a economia seja maior e a quantia seja acumulada de forma mais rápida.

Na hora de concretizar a compra, contudo, além de encontrar o imóvel ideal, é preciso achar a forma de pagamento que mais se encaixe no planejamento financeiro. Uma das alternativas mais procuradas para o pagamento é o consórcio imobiliário.

Neste post você poderá compreender melhor como o método funciona e quais são suas vantagens e características. Para saber mais sobre como escolher a parcela de consórcio imobiliário ideal para você, continue a leitura!

Como funciona o consórcio?

Existem vários tipos de consórcio; é possível adquirir bens materiais como veículos, imóveis, terrenos, eletrodomésticos, entre outros. Mas veículos e imóveis, de fato, são os mais requeridos para a aplicação desse método de pagamento.

O autofinanciamento do consórcio atrai pessoas que se juntam e criam uma espécie de poupança coletiva. Todos devem contribuir a cada mês com uma parcela de valor previamente estipulado, até que alcancem a meta.

Durante o tempo em que pagam as prestações, uma ou mais pessoas podem ser contempladas pelo consórcio. Isso significa que, por meio de sorteio ou lance, as pessoas poderão receber suas cartas de crédito antes de quitar todas as parcelas.

Caso não seja sorteada ou não dê lances, a pessoa receberá a carta de crédito ao final do pagamento das prestações.

Como escolher a parcela de consórcio imobiliário ideal?

As vantagens de optar pelo consórcio são muitas, mas é preciso pesquisar condições e administradoras para fechar o melhor negócio. Reunimos algumas dicas para quem opta pela modalidade. Confira a seguir.

Compare taxas e preços

Uma das maiores vantagens do consórcio é a isenção da taxa de juros. Mas é preciso se atentar para a taxa cobrada pelas administradoras. As empresas cobram esse valor para pagarem seus custos de funcionamento, e a variação de uma para outra pode ser grande. Por isso, é importante pesquisar bem antes de fechar negócio.

Não é só essa tarifa que deve ser comparada. O custo de seguro, que cobre falecimento e invalidez do contratante, além da taxa de fundo de reserva, também devem ser pesquisadas previamente por apresentarem diferença de valor.

Além disso, é preciso observar qual é a taxa de inadimplência de cada grupo disponível, já que os que têm um índice menor do fator tendem a realizar mais contemplações.

Busque conhecer a administradora

Além das taxas, é preciso conhecer a fundo a administradora com quem você está negociando. Opte por aquela empresa que é transparente em relação aos processos e que tenha um bom histórico de negociações. Se você tiver dúvidas se uma administradora está autorizada a negociar consórcios, basta consultar o site do Banco Central.

Conheça as formas de contemplação e as regras de lances

O acesso à carta de crédito pode ocorrer logo no início do contrato ou ao final dele. Se uma das formas de contemplação puder ocorrer por meio de lances, é importante saber que, nas assembleias (que funcionam como um leilão), você pode adiantar as parcelas.

Quem oferecer a melhor condição recebe a carta de crédito. Mas atenção: mesmo sendo contemplado antes de quitar o negócio, você deverá pagar as parcelas em dia.

Verifique as cláusulas do contrato

Administradora escolhida e negócio fechado? É hora de assinar o contrato. Como deve ser feito em qualquer transação, leia todo o documento antes. Tenha certeza de que os termos estão claros e preste atenção se o que foi acordado está no papel. Verifique:

  • taxas e cobranças;
  • índices de reajuste;
  • valores da parcela e da carta de crédito;
  • regras dos lances;
  • prazos.

Agora que você já sabe como escolher a parcela de consórcio imobiliário ideal, é hora de fazer as pesquisas para encontrar as melhores condições de negócio. Lembre-se de que, se você quer adquirir um imóvel, é necessário avaliar minuciosamente o impacto desse compromisso financeiro e ter paciência para encontrar a melhor forma de pagamento.

Gostou de conhecer as vantagens de um consórcio e quer saber mais detalhes sobre as condições? Entre em contato conosco!

Imagem Consorcio Embracon CTA
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.