Ano novo, casa nova: faça um consórcio de imóvel!

Ano novo, casa nova: faça um consórcio de imóvel!

O consórcio de imóvel tem sido uma alternativa atraente para o financiamento da compra do imóvel próprio. Não há juros no financiamento imobiliário, que atrai cada vez mais consumidores que não têm pressa de se mudar.

Embora o financiamento imobiliário ainda seja um método amplamente utilizado para comprar uma casa, o consórcio de imóvel está se mostrando uma opção muito atraente para quem busca comprar uma casa, apartamento ou até mesmo um terreno.

Neste artigo vamos te contar todos os benefícios de comprar a casa própria com consórcio de imóvel!

Benefícios de comprar uma casa nova

A casa própria é uma das melhores opções de investimento do mercado financeiro e pode proporcionar a você e sua família mais conforto e qualidade de vida. Isso por si só deveria ser suficiente para nos fazer pensar sobre a ideia, não?

Mas há mais! Listamos as 11 principais vantagens de ter uma casa própria para você entender porque o investimento vale a pena, confira:

1. Diga adeus ao aluguel

Se livrar desse gasto extra todo mês é o sonho de qualquer um que vive essa realidade, não é mesmo? O grande problema do aluguel é que ele não agrega nenhum valor para você ou para sua família: é um investimento sem retorno.

Além da despesa extra, um imóvel alugado nos deixa muito mais limitados com relação à autonomia para fazer reparos, obras ou até mesmo ter um bichinho de estimação ou decorar o local com o nosso jeito, isso tudo não será um problema com a casa própria, como falaremos mais abaixo.

2. Investimento certo

Ao contrário do aluguel, a casa própria é um investimento que oferece altas possibilidades de retorno financeiro. Quando bem cuidados, imóveis podem até ficar mais valorizados e aumentar o seu valor de venda, oferecendo um lucro muito positivo caso você queira vendê-lo no futuro.

A rentabilidade da casa própria tende a ser alta e boa liquidez no momento de venda também. É uma garantia financeira para o futuro.

Investir na casa própria também é um dos investimentos mais seguros, afinal, mesmo que você precise sair daquele local, você ainda poderá optar por alugar o imóvel, possibilitando que você tenha uma renda extra.

3. Livre-se de inseguranças

Sabemos que existem muitas inseguranças atreladas ao fato de morar de aluguel, afinal, você não faz ideia se terá que devolver o imóvel de uma hora para outra.

E ter que se mudar repentinamente, sem um planejamento, gera muita dor de cabeça, estresse e, claro, muito gasto também, e pior, um gasto para o qual você não estava preparado.

Com sua casa própria, você não enfrentará problemas como esse.

4. Gasto previsível

“Mas eu sei exatamente quanto eu devo pagar de aluguel”. Sim, porém, com o aluguel você está suscetível a sofrer com reajustes periódicos de aluguel, condomínio e IPTU, que aumentam todos os anos por conta da inflação, diferente do consórcio, do qual você já conhece as condições de prazo e taxas da primeira à última parcela.

5. Segurança financeira para a família

Complementando o item anterior: bons investimentos significam segurança para você e sua família. A casa própria é uma das maiores garantias de um bom retorno financeiro, rendendo muitas vezes até mais do que a poupança.

No futuro você pode vender o imóvel ou até mesmo alugá-lo, garantindo assim uma renda mensal extra.

6. Independência

Essa é uma palavra e um sentimento muito almejado por quem mora com os pais ou parentes. Porém, é um sentimento que as pessoas de fato adquirem quando conquistam a tão sonhada casa própria.

Afinal, sim, naquele espaço que é seu, são as suas regras que ditam. Ainda neste tópico, podemos ressaltar a liberdade que você terá para receber seus amigos e fazer aquele almoço em família, detalhe que nos leva ao próximo ponto.

7. Espaço maior

Com as facilidades que são oferecidas atualmente, você pode sair do aluguel e de um lugar pequeno para morar, pode mudar para um apartamento de dois quartos,por exemplo, pagando no consórcio o que você costuma pagar na mensalidade.

A diferença é que o consórcio tem fim e o espaço é todo seu para que você possa deixá-lo com a sua cara.

8. Possibilidade de adaptação

Conforme falamos no primeiro item, uma grande desvantagem do aluguel é a falta de liberdade para alterar o imóvel e deixá-lo com a sua cara. Na casa própria você tem total autonomia para fazer mudanças e adaptar espaços conforme a sua necessidade.

Ampliação, reformas, pintura, decoração: tudo isso só depende de você na casa própria e com certeza deixa o local mais personalizado, com uma sensação de aconchego muito maior.

9. Sua casa, suas regras, e claro, seu jeito

Sabe aquela parede que está te incomodando, ou o banheiro que você enjoou e quer mudar, ou então, você resolveu fazer uma horta vertical na varanda e precisa acrescentar alguns furos à parede para que você possa acomodar suas plantinhas?

Você pode tudo isso! Não precisa mais ficar pedindo para o locador, afinal, a casa é sua, e caso você enjoe de suas mudanças, você pode transformar tudo de novo, e o melhor de tudo: com a sua cara, o seu jeito.

10. Você poderá adotar um pet

Muitas vezes, locatários deixam de adotar um pet ou de trazer seu pet para morar consigo porque o dono do imóvel não permite animais. Mas, com a casa própria, você pode ter quantos pets quiser, desde que o condomínio permita, é claro!

Imagina poder receber o carinho do seu melhor amigo ao chegar em casa do trabalho?

11. É muito fácil começar

Para começar a colocar o sonho da casa própria em prática, é preciso muita pesquisa, para que você encontre o imóvel ideal para você e para o seu bolso.

Nesse momento de pesquisa, é importante se informar também sobre as questões burocráticas que envolvem a aquisição do próprio imóvel. Inclusive, em nosso blog você encontra diversos artigos sobre os temas que envolvem a compra de sua casa própria.

E com as facilidades apresentadas pelo consórcio, você não precisa ter todo o dinheiro da compra no ato, o consórcio não possui entrada.

O que é o consórcio de imóvel?

O consórcio de imóvel é um grupo de pessoas formado para arrecadar determinada quantia durante certo período. Todos os meses, os participantes contribuem com um valor definido, criando uma poupança conjunta.

O primeiro passo é procurar uma administradora de consórcios que seja cadastrada com o Banco Central, pois essa empresa terá que organizar e administrar os grupos de consórcios. O consorciado assume, perante o grupo e a administradora, o compromisso de contribuir com valores previamente estabelecidos em contrato.

O consórcio de imóvel tem se firmado como uma opção interessante, principalmente para quem não está procurando mudar de residência com urgência ou não quer arcar com os juros de um financiamento imobiliário.

Na sequência vamos tratar um pouco mais sobre o consórcio de imóvel!

Como funciona o consórcio de imóvel na prática?

Um consórcio de imóvel tem o mesmo funcionamento de outros tipos de consórcios: os participantes do grupo pagam parcelas periódicas e formam um fundo comum usado para comprar a casa própria. O valor do imóvel é dividido pela duração do grupo, definida previamente. Na prática, cada integrante paga uma fração dele.

Todo mês – ou, em alguns casos, em outra periodicidade – administradora sorteia parte do fundo para um ou mais participantes. O sorteado receberá uma carta de crédito no valor definido no começo do consórcio e poderá usá-lo para comprar o imóvel.

Nessas ocasiões, os participantes também podem dar lances – ou seja, oferecer uma antecipação do pagamento. Via de regra, o lance maior leva a carta de crédito.

Suponha que, em um determinado mês, um participante de um grupo de consórcio de imóvel aceite quitar 50% da dívida e ninguém esteja disposto a dar um lance maior. Nesse caso, o participante será contemplado com a carta de crédito.

Como funciona a contemplação do consórcio de imóvel?

A cada mês, todos os participantes do grupo concorrem (tendo as mesmas condições) aos sorteios para a contemplação, isto é, para a entrega do imóvel.

O número de sorteados irá variar de acordo com a administradora e também com o tamanho do grupo — quanto mais pessoas, mais dinheiro arrecadado e, consequentemente, maiores as chances de serem contemplados mais de um participante por vez.

Os sorteios do consórcio de imóvel são realizados através de reuniões denominadas assembleias. A primeira assembleia do consórcio de imóvel ocorre apenas quando o grupo possui o número mínimo de cotas vendidas. A partir daí, elas são realizadas mensalmente e o consorciado pode acompanhar os resultados pela área do cliente.

E, além dos sorteios, os consorciados também podem ser contemplados nas assembleias por meio dos lances.

Tipos de lances no consórcio de imóvel

O lance é um valor que você oferta para tentar a contemplação com antecedência.

Existem 3 tipos de lances para um consórcio de casas: o lance fixo, o livre e o embutido.

Como é feito o pagamento da parcela de consórcio de imóvel?

O consórcio de imóvel possui um grande diferencial, já que é uma alternativa de crédito sem juros. Porém, como mencionamos anteriormente, todos os grupos são dirigidos por uma empresa administradora regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil (BCB).

Essa administradora tem como função cuidar da aplicação financeira dos valores recebidos, vender as cotas, organizar as assembleias, manter a comunicação com os participantes e tratar os inadimplentes.

Por isso, dentro do valor da parcela, o consorciado tem a obrigação de arcar com o fundo comum, o fundo reserva, além das taxas de administração e do seguro (se incluído).

Fundo Comum

O fundo comum, como falamos anteriormente, é aquele valor que todos os participantes do consórcio devem pagar para financiar o caixa que será utilizada para a aquisição dos bens. Ou seja, é a partir do fundo comum que é composto o saldo para as contemplações mensais.

Essa contribuição mensal do fundo é calculada a partir de um percentual sobre o crédito contratado e, até o final do prazo estabelecido, o consorciado precisa quitar 100% do fundo comum.

Fundo de Reserva

O fundo de reserva é designado para cobrir qualquer insuficiência do fundo comum e possíveis despesas de cobrança. Esse pagamento é diluído pelo número de meses do plano contratado.

O saldo final, ou seja, o que não for utilizado do fundo de reserva, é distribuído entre as cotas ao fim do prazo estabelecido.

Taxa de Administração

A taxa de administração do consórcio de imóvel existe para remunerar os serviços realizados pela administradora do consórcio. Assim, ela garante que todos os participantes tenham acesso ao bem contratado.

A taxa de administração é um percentual dividido ao longo dos meses de pagamento do consórcio de imóvel. Ela é fixa, não aparece na forma de juros compostos e é estipulada logo quando contrato é estabelecido entre a administradora e o consorciado.

Quando o consórcio de imóvel vale a pena?

No geral, se você não tem urgência em se mudar imediatamente para uma nova residência imediatamente, o consórcio de imóvel é uma boa ideia. Isso porque, embora você possa ser contemplado logo nos primeiros sorteios, é possível também que você fique no final da fila, o que pode levar certo tempo.

Então, para quem não está buscando uma opção imediata e quer começar a pagar seu imóvel aos poucos (e sem juros!), o consórcio de imóvel vale à pena.

Se o seu desejo é adquirir uma carta de crédito já contemplada para comprar um imóvel, a Embracon pode te ajudar a escolher a melhor Administradora do mercado.

Faça sua simulação para consórcio de imóvel com a Embracon!