5 Dicas para investir em consórcio para viagem

5 Dicas para investir em consórcio para viagem

O consórcio para viagem pode ser uma ótima oportunidade para você estava buscando realizar o sonho de conhecer novos lugares, fazer um intercâmbio, ou absorver novas culturas.

Bem menos conhecido que outras modalidades, como de imóveis e veículos, o consórcio de serviços, no qual se enquadra o de viagens, possui a mesma lógica de funcionamento que os primeiros.

Inclusive, o consórcio para viagem permite que os participantes, com lances menores que parcelas de um pacote de uma agência, por exemplo, consigam conhecer outros lugares, seja dentro ou fora do país.

Por esse motivo, se você está pensando em guardar dinheiro para realizar o sonho de conhecer determinado destino, entenda se o consórcio para viagem pode ser vantajoso para suas necessidades.

Afinal, o que é um consórcio para viagem?

A maioria das pessoas conhece a modalidade de consórcio para a compra de bens, como carros, motos ou até mesmo imóveis.

Porém, ele também pode servir como uma alternativa para adquirir muitas experiências. Nesse caso, o cliente contrata um consórcio e paga mensalmente um valor pré-estabelecido. Até o final das parcelas, ele é contemplado com o benefício (que, no caso da viagem, é uma carta de crédito com um valor específico) e pode desfrutar da viagem.

Essa é uma forma de se planejar melhor financeiramente para uma vivência desse tipo — o que é um grande ganho, tendo em vista que grande parte dos brasileiros não têm o costume de economizar dinheiro e menos ainda de orçar viagens. Para entender um pouco melhor como ele funciona, confira o tópico a seguir.

Como o consórcio para viagem funciona na prática?

Tudo começa com a escolha do interessado por um valor da carta de crédito. Ele representa o valor que o contratante precisa para viajar, então é necessário ter o mínimo de noção para calcular (mesmo que aproximadamente) qual é a quantia necessária.

Esse é o momento de considerar o perfil da viagem (se será nacional ou internacional, por exemplo) e todos os gastos que ela envolve. Nesse momento, lembre-se de considerar passagem aérea, gastos com hotéis, passeios e o que mais for necessário.

Depois disso, a administradora de consórcio abre um grupo de pessoas com interesse em viajar também, preferencialmente com uma faixa minimamente comum de gasto.

Afinal de contas, se os valores foram muito discrepantes, o preço pago pela mensalidade de cada um também pode variar de forma considerável. Feito isso, todos os envolvidos pagam uma quantia mensal que é prevista em contrato. Esse investimento costuma demorar de 1 a 4 anos de duração.

5 motivos para fazer um consórcio para viagem e comece a se planejar

Listamos 5 principais motivos para você fazer um consórcio para viagem.

Não precisa dar entrada

O consórcio não exige nenhum valor de entrada, portanto não é necessário ter muito dinheiro guardado para conseguir fazer sua viagem. O valor do bem será parcelado integralmente de acordo com o plano de cotas que você escolher.

Não tem juros

No consórcio você não paga juros, mas sim uma taxa de administração da operadora de consórcio. Essa taxa será diluída nas suas parcelas, e no final das contas o valor final do investimento será menor do que um crédito tradicional.

Você pode antecipar a contemplação do bem

Você faz o planejamento financeiro e recebe o valor do investimento em uma carta de crédito quando termina de pagar as parcelas. Mas é possível receber a carta de crédito antes do prazo final do seu plano de consórcio, através dos sorteios mensais e dando lances para adiantar as parcelas.

Você pode comprar à vista

Como você receberá uma carta de crédito com o valor total necessário para comprar o bem, na hora da negociação é possível aproveitar os benefícios de uma compra à vista. Assim, você consegue descontos e pode adquirir seu serviço com mais descontinho.

Você é quem decide

Para investir através do consórcio, você deve saber quanto custa o bem que você planeja adquirir, e assim poder fazer um plano com o crédito correspondente a esse valor. Depois disso, você decide quantas parcelas pagar de acordo com o seu orçamento mensal, e ao receber a carta de crédito é possível adquirir qualquer produto que esteja dentro da categoria do grupo de consórcio que você escolheu.

Como escolher o melhor consórcio para viagem?

Para quem pensa em fazer parte de um consórcio para viagem, vale a pena ler com atenção as dicas a seguir:

1. Estipule o orçamento da viagem

Você escolherá o consórcio viagem considerando o valor da carta de crédito e não o lugar que deseja conhecer. Por esta razão, é necessário fazer uma projeção do valor que será gasto com a viagem, incluindo passagem, hospedagem, alimentação, passeios e custos adicionais que podem surgir.

2. Atenção ao prazo de pagamento

Considere o prazo de pagamento para saber o quanto você está disposto a esperar para viajar, visto que a carta de crédito pode ficar disponível apenas após o fim do pagamento.

3. Conheça a administradora do consórcio para viagem

Uma administradora de consórcio precisa ser autorizada pelo Banco Central para atuar nesse mercado. A lista está disponível para consulta no próprio site do Bacen. Além disso, é sempre válido pesquisar sobre a reputação da empresa e as opiniões de clientes nas redes sociais e em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui.

A Embracon, por exemplo, está de acordo com todas as exigências do mercado. São mais de 30 anos realizando o sonho de milhares de brasileiros. Conheça nosso plano de consórcio para viagem no site!