Realizar o sonho da casa própria está na lista de muitos brasileiros. Infelizmente na maioria das vezes não é tão fácil conseguir uma quantia significativa para fazer a aquisição imediata, assim como pode não estar nos planos de orçamento o pagamento de juros tão altos.
Essa também é a sua realidade? E se disséssemos que existe uma alternativa ainda mais interessante e que cabe no seu bolso? Vamos te apresentar o consórcio de imóveis.
Atualmente há no mercado várias empresas autorizadas para administrar o consórcio de imóveis. No mercado você pode encontrar coberturas inclusas no contrato que também variam entre elas.
Mas quais são os melhores consórcios de imóveis?
Pensamos em como vamos te ajudar e até o final da leitura, você vai descobrir como escolher dentre os melhores consórcios de imóveis de acordo com suas condições e necessidades.
Ponto importante para quem quer os melhores consórcios de imóveis
Antes de qualquer coisa é necessário fazer várias pesquisas dos melhores consórcios de imóveis.
O consórcio de imóveis é uma maneira de garantir a tão sonhada casa própria sem a necessidade de se endividar, dar entrada, quitar à vista e nem pagar taxas altas de juros.
Ainda assim, será necessário ter paciência, pois é possível que leve algum tempo até que você possa usar o seu crédito para comprar o imóvel.
Também é preciso atenção ao escolher a administradora do consórcio imobiliário e as parcelas mais adequadas para o seu orçamento.
Quando for adquirir ou construir o seu imóvel, comprar um terreno ou fazer aquela reforma tão esperada, o ideal é não ficar preso em questões de orçamento. Sabemos que tudo isso, na maioria das vezes, acaba saindo muito caro.
Independente da situação, podemos afirmar que existem pelo menos três possibilidades para arcar com os custos: o pagamento à vista, o financiamento ou o consórcio de imóveis.
Para conseguir o valor total e quitar a casa ou apartamento é necessário muita disciplina e saber poupar. Contudo, considerando as circunstâncias atuais do cenário econômico, isso pode ser muito difícil.
Optar pelo financiamento ainda é a alternativa de muitas pessoas, mas é preciso considerar que se trata de uma dívida a longo prazo com juros altos. E é aí que o consórcio de imóveis entra como uma boa opção. Nessa modalidade, você encontrará formas de pagamento mais versáteis, seguras e que cabem no seu orçamento.
O que posso comprar com os melhores consórcios de imóveis?
Esse é outro fator presente na maioria dos consórcios de imóveis: a versatilidade. Tudo isso porque, no consórcio imobiliário, você tem a possibilidade de comprar uma casa nova ou que já tem história, seja nas capitais ou nas cidades rurais, um apartamento ou até mesmo um terreno.
E não é só isso, ainda existe a possibilidade de utilizar a carta de crédito para construir a sua casa própria ou realizar reformas no imóvel que você já possui.
E se você pretende comprar um imóvel para iniciar um negócio, por exemplo, isso também é possível. Dependendo da administradora, você poderá usar o consórcio imobiliário para comprar salas comerciais e até mesmo quitar financiamentos.
Independente da situação, a única regra de todos os consórcios é que o imóvel precisa estar legalizado e com a documentação em dia para ser adquirido.
De qualquer forma, o mais indicado é que antes de fechar a compra do seu imóvel, você analise com a administradora do seu consórcio imobiliário se existe alguma restrição com relação ao tipo de imóvel e/ou serviço a ser realizado com a carta de crédito.
Pago juros nos melhores consórcios de imóveis?
Ao aderir ao consórcio de imóveis você não paga juros, o que já pode ser considerado um grande avanço. Porque se tem uma coisa que acaba desanimando no processo são os juros de qualquer transação financeira, já que sempre aumentam o valor final que você irá pagar.
A prestação é constituída pela taxa de administração, pelo fundo comum e, quando estabelecido em contrato, pelo seguro ou pelo fundo reserva. Todas essas taxas são aplicadas sobre o valor do bem ou do serviço contratado.
Entenda o que vem a ser cada uma delas detalhadamente:
- taxa de administração: uma remuneração da empresa de consórcios pelos serviços prestados na formação e na gestão do grupo. Para saber qual é o valor pago dessa taxa em cada mensalidade, basta dividir o total pelo prazo do grupo;
- fundo comum: um valor pago pelo integrante para formar a grande poupança, que vai ser destinada à compra do bem ou do serviço pelos contemplados;
- seguro: quando estabelecido em contrato, o participante fica sujeito ao pagamento de prêmios de seguro. Para exemplificar, podemos citar um seguro de vida (faz o pagamento das mensalidades vincendas em caso de falecimento do integrante), seguro de quebra de garantia (para cobrir inadimplência de consorciados contemplados) e seguro desemprego (para fazer o pagamento das parcelas caso o cotista perca o emprego);
- fundo de reserva: um fundo de proteção para garantir o funcionamento do grupo de consorciados em situações adversas. A administradora pode cobrar essa taxa apenas se estiver estabelecido em contrato.
Além da taxa de administração, é válido ressaltar que as parcelas também sofrem reajustes anuais, por conta de diversos fatores, entre eles a alteração dos preços dos materiais de construção, regulado pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).
E ainda existem outros índices que podem contribuir com o aumento das parcelas do consórcio imobiliário como o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Quem pode fazer o consórcio imobiliário?
O consórcio imobiliário é recomendado para quem deseja planejar a compra da casa própria. Isso porque, geralmente, esse tipo de consórcio dura até 240 meses.
A grande questão é que se a pessoa interessada for contar apenas com os sorteios, ela pode ser contemplada com a carta de crédito do início ao final desse período. Não tem como prever, a menos que ela dê um bom lance para adiantar o processo.
Além disso, o consórcio de imóveis é a melhor opção para quem não consegue juntar dinheiro sozinho, seja para pagar o imóvel à vista, seja para dar uma entrada, com a possibilidade de fugir dos juros de um financiamento ou empréstimo.
Como saber quais são os melhores consórcios de imóveis?
Chegou a hora de saber como diferenciar um consórcio imobiliário dos demais e escolher o melhor para você. Para que isso aconteça, indicamos que você leve em consideração os seguintes critérios:
Como optar por melhores consórcios imobiliários?
Para fazer a adesão ao consórcio é muito fácil. A primeira coisa a se fazer é procurar por uma administradora de sua confiança e analisar as opções de planos disponíveis.
É válido já ter uma base de valores do imóvel que você deseja adquirir, o preço disposto a pagar em parcela que seja o mais adequado às suas finanças, e o prazo de pagamento das mesmas, só assim você conseguirá escolher a melhor opção para conquistar seu objetivo.
Assim que o plano estiver bem desenhado, será preciso assinar o contrato de adesão para consolidar a aquisição da cota. A documentação necessária é básica, sendo solicitado apenas a apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço.
Esses documentos serão usados para a verificação do seu nome e da sua situação fiscal, facilitando a parte da análise de crédito.
Com tudo em mãos, você deve entregá-los à empresa, ler o contrato e, estando tudo em ordem, assinar o que for preciso.
Dica Bônus: como utilizar simulador para analisar seu orçamento para os melhores consórcios de imóveis
O consórcio já é considerado, há anos, um investimento seguro e que traz um retorno garantido ao investidor. Entretanto, para que estes ideais se cumpram, é preciso fazer de forma cautelosa a escolha correta da administradora.
Além disso, antes de fechar qualquer contrato, analise com muita atenção se o valor das parcelas estará dentro de seu orçamento mensal, levando em consideração o período escolhido. Dessa forma, você evita começar um plano que não terá condições de finalizar. Afinal de contas, o objetivo é conquistar a casa dos sonhos.
Agora que você já conhece o Melhor dos Melhores consórcios de imóveis, Simule e contrate a carta de crédito da Embracon, uma das maiores administradoras de consórcios do Brasil! Em caso de dúvidas, é só entrar em contato conosco, estamos preparados para responder qualquer pergunta.