Consórcio para comprar casa

Muitas pessoas ainda buscam pela tão sonhada casa própria e, na verdade, essa é uma grande conquista para quem almeja estabilidade e conforto. Infelizmente, na maioria das vezes, realizar esse sonho não é algo muito fácil devido aos altos valores de investimentos.

Mesmo com tantos obstáculos, é possível realizar esse sonho se buscar por meios que favorecem você e o mercado. De uns anos para cá, vemos mais pessoas aderindo ao consórcio para comprar casa.

Essa é uma opção realmente interessante e uma oportunidade para pessoas que não possuem condições de comprar casa à vista ou não conseguem assumir as parcelas de um financiamento tradicional.

Se você está interessado em saber qual é o segredo para garantir a casa própria, então está no lugar certo. Neste artigo vamos te contar tudo sobre como funciona o consórcio para comprar casa e mostrar os principais cuidados que devem ser tomados ao adquirir uma cota.

Como funciona um consórcio para comprar casa?

Um grupo de amigos criou o conceito de consórcio aqui no Brasil, na década de 60, para quem quisesse adquirir um automóvel, tornando-se uma alternativa interessante devido às limitações dos empréstimos e financiamentos oferecidas pelos bancos desde então.

A intenção inicial era ter um sistema em que cada um deles pagasse uma quantia pré-estabelecida, tendo em mãos uma espécie de autofinanciamento para que todas as pessoas envolvidas pudessem adquirir seu próprio carro.

Dalí em diante, o modelo de consórcio evoluiu e passou a ser utilizado na compra de vários tipos de bens e serviços, incluindo imóveis. Ainda com algumas mudanças, o conceito permanece o mesmo: as administradoras autorizadas de consórcio, reúnem pessoas com um interesse em comum.

Para quem tem a intenção de aderir ao consórcio para comprar casa, são oferecidos diversos planos com parcelas, prazos para pagamento e valor da carta de crédito diferentes. Tudo é escolhido pelo interessado com base nas suas necessidades, principalmente quando se trata de questões financeiras.

Para deixar claro, o consórcio de imóveis nada mais é do que uma espécie de poupança coletiva, um financiamento adiantado com menor custo benefício destinado à compra de um bem previamente definido.

Quais são os custos do consórcio?

Um dos benefícios que tem feito mais pessoas optarem pelo consórcio para comprar casa, é que não existe a necessidade de arcar com altos juros, como os que normalmente, são cobrados em outros modelos de aquisição parcelada. No modelo de consórcio é necessário contribuir apenas com algumas taxas, que são bem mais acessíveis e não comprometem o seu orçamento. As parcelas do Consórcio de Imóvel podem ser pagas em até 240 meses.

Confira!

Fundo Comum

O Fundo Comum (FC) é, basicamente, o valor total que deve ser recolhido mensalmente para que as cartas de crédito sejam sorteadas e distribuídas. O cálculo é muito simples: divide-se o valor total do bem ou serviço a ser adquirido dividido pelo total de prestações a serem pagas.

Taxa de Administração

A Taxa de Administração (TA) representa o trabalho dos profissionais que vigiam a conta e a estrutura usada para fazer toda a negociação com segurança e legalidade. Essa taxa sempre é mais barata do que os juros do parcelamento tradicional.

O valor determinado varia de acordo com cada administradora e será incluído em cada parcela, calculado a partir da divisão da taxa total pelo prazo de duração do consórcio contratado. Exemplo, se a TA total for de 10%, o percentual mensal em 180 meses será de 0,0555% (10 ÷ 180 = 0,0555).

Fundo de Reserva

O Fundo de Reserva (FR), como o próprio nome sugere, corresponde a um capital para ser utilizado em situações emergenciais e é calculado com base no valor total do bem. 

Seguro

Uma outra forma de garantir que um grupo de consorciados seja capaz de honrar as cartas de crédito é incluir um seguro para sua cota.

Existem duas opções de seguro:  o de quebra de garantia que, quando ativado, um dos membros fica inadimplente, e o de vida  que cobre as prestações caso ocorra algum infortúnio.

Se houver a cobrança de seguros, o valor da apólice é estabelecido pela administradora, não havendo um percentual definido.

No entanto, o seguro não é item obrigatório para compra de toda e qualquer cota.

O valor só será cobrado se estiver estipulado por contrato e você concordar com isso. Ou seja, você será previamente comunicado.

Formas de contemplação no consórcio para comprar casa

A forma mais comum em ser contemplado em consórcio é por meio de sorteios, que ocorrem em assembleias mensais, condicionadas ao resultado da Loteria Federal. Este sistema proporciona chances iguais a todos os participantes que estão com os pagamentos em dia. A quantidade de cotas sorteadas vai depender da saúde financeira do Fundo de Reserva de cada grupo.

O que muitos ainda desconhecem é que é possível aumentar as chances de conseguir a carta de crédito em um consórcio de outra forma, que está relacionada a oferta de lances. Esses lances funcionam como adiantamentos do restante do valor a ser pago.

Essa opção no consórcio para comprar casa é mais atrativa para  as pessoas que possuem uma reserva financeira, uma vez que existem mais chances de serem contempladas.

Existem 3 principais tipos de lances em um consórcio para comprar casa são eles: 

1. Lance fixo

Nesse tipo  de lance a administradora estipula um valor fixo, que corresponde a um percentual X do valor da carta de crédito (30% do valor total, por exemplo). Assim, em um consórcio imobiliário cujo imóvel seja estimado em R$ 200 mil, o valor do lance fixo seria de R$ 60 mil.

Daí surge a pergunta: se o lance fixo e todos os consorciados oferecem o mesmo porcentual, como haverá ganhador?

A administradora estabelece critérios para definir o ganhador. Uma das possíveis formas é realizar um sorteio somente com as pessoas que oferecem o lance fixo. Nesse caso, trata-se de outro sorteio, e não do sorteio comum em que todos os consorciados participam sem a necessidade de oferecer lance.

2. Lance livre

O mais praticado e conhecido é o lance livre. Nesse caso, como o nome sugere, o consorciado pode ofertar o valor que desejar.

Teoricamente ele poderia dar um lance que varia entre 1% e 100% da carta de crédito. Mas, geralmente, existe um lance mínimo (10% da carta de crédito, por exemplo). O ganhador será a pessoa a oferecer o maior lance do dia.

Na verdade, os lances equivalem a uma quantidade específica de parcelas que o consorciado resolve pagar antecipadamente para reduzir o seu tempo de espera.

No caso de empates, a administradora terá que usar critérios para definir o ganhador. Esses critérios vêm registrados no contrato de adesão.

3. Lance embutido

Existe também a possibilidade de oferecer uma porcentagem do valor da própria carta de crédito como lance, abatendo a quantia do valor final a ser recebido. Essa é uma forma de dar ao consorciado a possibilidade de tentar antecipar a contemplação mesmo sem ter dinheiro para ofertar o lance.

Cada grupo tem regras específicas sobre o uso do lance embutido, então é necessário consultar as regras do seu grupo antes de optar por essa oferta.

Saiba que cuidados você deve tomar antes de contratar

Antes de fazer a contratação de um consórcio de imóveis, é preciso analisar se a administradora está registrada no Banco Central. Esse é um fator extremamente importante, pois apenas as empresas que possuem tal autorização podem administrar consórcios, uma medida essencial para garantir sua segurança.

Você também deve estar atento às condições estabelecidas por cada administradora para garantir que estão dentro do seu perfil. Na sequência, os principais termos do contrato que você precisa estudar são as taxas cobradas, o valor do crédito, o prazo para pagamento e as condições de contemplação.

A Embracon é uma empresa baseada no compromisso com os clientes, já reconhecida no mercado há mais de 30 anos, especialista no ramo de consórcios no Brasil e, a melhor opção para quem deseja fazer um consórcio de imóvel.

Agora que te contamos como funciona um consórcio imobiliário, o que acha de fazer uma simulação de consórcio para comprar casa? Estamos preparados para passar todas as informações e tirar todas as suas dúvidas.

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva