Como funciona consórcio imobiliário

Você já ouviu falar sobre consórcio imobiliário? Essa modalidade está fazendo um grande sucesso com quem quer adquirir um imóvel. 

Sabemos que os investimentos no mercado imobiliário costumam ser altos, e esse sonho acaba sendo colocado na gaveta.

Fazer um consórcio de imóvel é a opção perfeita para quem deseja realizar o sonho de ter a casa própria, comprar um terreno ou até mesmo fazer aquela tão desejada reforma no seu lar.  Principalmente se você não possui condições de fazer essa aquisição à vista ou possui dificuldades em assumir as despesas de um financiamento tradicional

Já sabe como funciona consórcio imobiliário e quais vantagens ele oferece? Neste artigo vamos contar tudo o que você precisa saber.

O que é o consórcio de imóvel?

Se chegou até aqui querendo saber como funciona consórcio imobiliário,  esse é o artigo certo para você. Para começar vamos esclarecer o que o consórcio de imóvel.

Explicando de forma resumida, o consórcio de imóvel é um serviço onde um grupo de pessoas interessadas na compra de um imóvel, contribuem mensalmente com um determinado valor pré-estipulado conforme o valor do crédito. Esse grupo de pessoas são chamados de consorciados.

Ao ingressar neste grupo, cada um dos membros irá fazer sua contribuição mensal com valores iguais e todos os consorciados poderão ser contemplados através dos sorteios que ocorrem uma vez por mês até o final do contrato.

Os sorteios são realizados pelas administradoras de consórcios que são responsáveis por oferecer esse serviço, organizar e gerenciar os grupos.

Benefícios para quem sabe como funciona consórcio imobiliário

Quer saber mais sobre as vantagens e como funciona o consórcio imobiliário? Confira a seguir!

Sem taxa de juros

Esse é um grande diferencial do consórcio de imóvel. Essa modalidade não tem juros e por isso acaba sendo mais atrativa para quem deseja fugir dos altos valores praticados pelos financiamentos tradicionais.

No consórcio, é cobrada apenas a taxa de administração, que é o valor praticado pela administradora do consórcio para gerenciar os conveniados, cartas de crédito, sorteios e afins. Além dessa taxa, somada às mensalidades, pode haver a cobrança de uma contribuição para um fundo reserva. Esse fundo vai compor os recursos em caso de inadimplência e demais situações e, assim, evitar que o grupo seja prejudicado.  .

Ainda assim, comparando com outras modalidades de compras, as taxas são bem mais acessíveis e não comprometem o seu planejamento financeiro.

Mensalidades acessíveis

Com a variedade de prazos e planos, as administradoras proporcionam maior flexibilidade a fim de facilitar o seu planejamento e permitir que você consiga se organizar de acordo com a sua necessidade sem comprometer seu orçamento.

Você não paga entrada

Uma outra vantagem do consórcio de imóvel é que você não precisa desembolsar uma grande quantia para dar como entrada. Isso ajuda bastante no seu planejamento além de ser um grande diferencial.

Sem burocracia

A adesão ao serviço é bem mais simples, o que torna o consórcio de imóvel menos burocrático e mais confortável para você. Além disso, não é necessário comprovar renda para conseguir uma cota, o que acaba sendo uma ótima oportunidade para os trabalhadores informais.

Liberdade na utilização do crédito

O consórcio de imóvel te dá a liberdade de usar o valor da forma que desejar. Após ser contemplado e receber sua carta de crédito, você pode comprar um imóvel para fins comerciais ou residenciais, fazer reformas na sua casa ou comprar um terreno.

Utilize o seu FGTS

Se você possui saldo em contas do FGTS, você pode utilizar esse valor para fazer um lance, quitar parcelas em aberto, reduzindo o saldo devedor. Dessa forma, você tem a possibilidade de oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.

Lembrando que é necessário que o consorciado conte com pelo menos 3 anos de contribuição sob o regime do FGTS e a cota de consórcio deve estar no nome do mesmo titular da conta a ser usada.

Um investimento para o seu futuro

Além das facilidades que esse consórcio oferece, ele também pode ser um bom investimento a longo prazo. Isso porque, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, pois com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.

No que você deve se atentar ao contratar um consórcio de imóveis?

Antes de qualquer coisa é importante analisar sua situação financeira e avaliar o que se encaixa melhor de acordo com a sua necessidade.

Ao encontrar uma administradora, certifique-se que a empresa é registrada no Banco Central, consulte a reputação da empresa, se há reclamações registradas e busque por referências confiáveis a fim de evitar problemas futuros como fraudes.

É possível saber as opiniões dos clientes em relação a empresa fazendo uma consulta na internet e também verificar a sua posição no ranking de reclamações do Banco Central. Além disso, lembre-se de levar em consideração a qualidade do atendimento oferecido aos clientes, pois quanto mais satisfatório for o atendimento, melhor.

Estude as taxas, valor solicitado, prazo de pagamento e as formas de contemplação da carta de crédito. Por ser um investimento a longo prazo é importante que você esteja ciente e atento a todas as condições antes de contratar o consórcio. Afinal, você deverá continuar pagando as parcelas mesmo depois de contemplado.

Também é importante estudar todos os termos quando estiver com o contrato em mãos e não hesite em tirar todas as suas dúvidas antes de assinar. Confira e mantenha sempre os seus dados atualizados junto à empresa, como e-mail, endereço e telefones para contato.

Por fim, esteja sempre atento. Infelizmente estamos expostos a golpes e fraudes em todos os lugares. Por isso desconfie de propostas suspeitas ou solicitações de pagamentos antecipados.

Agora que você entendeu como funciona o consórcio imobiliário, saiba que existem muitas empresas com nome no mercado que poderão te ajudar a fazer o seu de forma totalmente segura.

A Embracon, é reconhecida no mercado há mais de 30 anos, especialista no ramo de consórcios no Brasil, o que a torna a melhor opção para quem deseja fazer um consórcio de imóvel.

Realize uma simulação do seu consórcio de imóvel agora mesmo!

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva