Carta de crédito imóvel como funciona

Os consórcios tem sido uma ótima alternativa para quem está planejando adquirir uma carta de crédito imóvel. É uma opção bem mais assertiva, já que no consórcio não existe cobrança de juros.

É isso mesmo! Você só precisa contribuir com algumas taxas, mas a correção monetária é muito inferior às que são aplicadas pelas linhas de crédito.

Nos consórcios você pode optar por uma das alternativas: esperar ser sorteado ou dar um lance e aumentar as chances de  adquirir a carta de crédito para imóvel.

Neste artigo, te daremos uma demonstração mais detalhada sobre carta de crédito imóvel como funciona as diferentes formas de utilização. 

Carta de crédito imóvel, como funciona?

A carta de crédito imóvel é a quantia de dinheiro necessária para adquirir determinado bem.

A partir do momento que você opta pelo consórcio, você determina esse valor. A administradora, então, abre um grupo com interesse em comum. Na sequência, os participantes começam a pagar parcelas, sem juros, durante o período previsto em contrato.

A administradora do consórcio passa a fazer a gestão desse dinheiro e dos sorteios todos os meses. Consequentemente, uma pessoa é sorteada e recebe a carta de crédito  de imóvel no valor solicitado. Depois de adquirir o bem, o consorciado segue pagando as parcelas até o final do período estipulado.

Para quem já tem um valor guardado, existe a possibilidade do lance. Nesse caso, quem antecipa o maior número de parcelas de pagamento aumenta as chances de antecipar  a carta de crédito.

Independente da forma que será contemplado, o valor vai para uma conta vinculada, isto é, o participante só pode usar esse dinheiro para a aquisição do bem estipulado.

Vantagens da carta de crédito

Existem algumas questões para saber sobre a carta de crédito imóvel como funciona, vamos apresentar algumas vantagens. São elas: 
  • Segurança: ela só pode ser usada pelo solicitante. Sendo assim, é possível ter um controle total sobre o valor recebido;
  • Garantia do poder de compra: isso porque, diferentemente de uma operação de transferência tradicional, não é necessário pagar impostos ou taxas que seriam devidas caso esse recurso financeiro entrasse diretamente na sua conta;
  • Pagamento à vista: como a carta de crédito é utilizada de maneira muito semelhante a um pagamento à vista, ela garante seu poder de negociação, já que o vendedor sabe que receberá o valor do produto no curto prazo.

Neste mercado você encontra diversas administradoras que oferecem carta de crédito imóvel e, consequentemente, são várias modalidades com prazos diferentes, até 240 meses.

Um dos grandes benefícios é que o consorciado pode utilizar a carta para adquirir imóveis novos ou usados, em áreas urbanas ou rurais, e ainda comerciais ou residenciais. Essa flexibilidade acontece pelo fato de que o valor da carta de crédito pode ser inferior ao do imóvel a ser comprado e o restante pode ser arcado pelo comprador.

As cartas de crédito ainda podem ser utilizadas para a compra de materiais de construção e de reforma para imóveis.

Como utilizar a carta de crédito de imóvel para quitação de financiamento?

A quitação de financiamento com carta de crédito imóvel é regulamentada pela lei dos consórcios (Lei nº 11.1795/2008). As premissas para que essa operação seja possível são: 

  • o financiamento e a carta de crédito de imóvel precisam estar no nome da mesma pessoa;
  • o grupo de consórcio e o contrato de financiamento não podem ser anteriores a 2009;
  • um financiamento imobiliário, por exemplo, só pode ser quitado com uma carta de crédito imobiliário devidamente contemplada, ou seja, os dois contratos devem ser do mesmo segmento;
  • a carta de crédito deve possuir valor igual ou superior ao saldo devido à instituição financeira, para fins de quitação do financiamento.

Quando todas essas condições são cumpridas, a administradora do consórcio faz uma análise de crédito, em que se avalia o bem para saber se o valor bate com o que está sendo declarado e pago na operação.

Importante esclarecer que qualquer banco tem que aceitar a carta de crédito para quitação de financiamento. Sendo assim, essa operação não depende da anuência da instituição financeira.

Para finalizar, usar a carta de crédito imóvel como funciona para quitação de financiamento é uma ótima opção para quem quer se livrar dos juros.

Carta de crédito imóvel como funciona na contemplação

Conforme mencionamos, a contemplação pode ocorrer por meio de sorteio ou lance. Mas como isso funciona na prática?

O sorteio é a forma mais comum. Mas quem não quer depender da sorte pode tentar receber a carta de crédito antes, por meio da oferta de lances. Eles funcionam como uma espécie de antecipação do pagamento das parcelas. Existem três possibilidades para oferecer lances: 

  • lance livre: qualquer valor pode ser oferecido e quem der o maior lance recebe a carta de crédito;
  • lance fixo: o valor a ser oferecido é determinado em contrato;
  • lance embutido: é possível oferecer uma parte da carta de crédito como lance.

Quem possui uma reserva financeira e tem pressa em obter a carta de crédito, deve considerar sempre a oferta de lances para antecipar a contemplação. 

Comprar casa com a carta de crédito imóvel como funciona

Essa é a melhor parte, a realização de um sonho. Esse é o uso mais comum da carta de crédito. Digamos que você participou de um consórcio imobiliário e recebeu o documento no valor de R$ 300 mil. Você poderá comprar qualquer imóvel nesse valor!

Para dar o passo final, só será necessário fazer uma pesquisa, encontrar o bem ideal e, em seguida, fornecer alguns dados do vendedor para a administradora de consórcio.

É válido ressaltar a necessidade de ter em mãos o registro na Prefeitura e um comprovante de quitação de impostos, como o IPTU. Assim, a administradora saberá que o processo é seguro e pode ser concluído.

Caso tenha mais alguma dúvida sobre carta de crédito imóvel como funciona na prática. A equipe da Embracon  está disponível para esclarecer.

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva