Imagem de Consórcio como investimento

Consórcio como investimento

Faça uma simulação de consórcio.

Vantagens

Já tem mais de 50 anos que os brasileiros contam com o consórcio para a realização de seus sonhos.

Quando tudo começou, o maior desafio era fornecer às pessoas uma maneira fácil de comprar seu primeiro carro. É assim que os funcionários do Banco do Brasil criaram um sistema em que várias pessoas se encontram e têm a mesma oportunidade por meio de sorteio.

Portanto, não há necessidade de contar com instituições financeiras para obter crédito no mercado ou de passar por algum tipo de burocracia. Este é um modelo que funciona bem, e as próprias concessionárias também passaram a cooperar com o consórcio, tentando vender mais carros de uma forma mais simples e mais conveniente para o consumidor.

Ao longo dos anos, o setor de consórcios foi melhor regulamentado e cobriu uma categoria maior de produtos. O investimento inicial em automóveis ajudou rapidamente milhões de brasileiros a comprar eletrodomésticos e produtos eletrônicos, e depois até realizar o sonho de ter uma casa própria.

Sem a burocracia de um financiamento, com o consórcio não é preciso ter valor de entrada para dar início à realização do seu sonho. Além disso, não existe cobrança de juros - somente os valores de taxa de administração.

Em outras palavras, você investe o seu valor mirando a carta de crédito que, futuramente, servirá para a compra do bem que você tanto quis.

Na sequência, vamos explicar em detalhes como realmente funciona o consórcio e por que ele pode ser considerado um investimento.

Por que considerar o consórcio como investimento?

Um consórcio é a melhor forma de planejar a compra de ativos de alto valor. Portanto, sempre que dissemos que é válido considerar consórcio como investimento, é porque facilita a compra de bens.

Além disso, ao contrário de outros tipos de compras, você não receberá a mercadoria imediatamente usando o consórcio. Deve fazer parte de um grupo, participar de reuniões e ser considerada por meio de sorteio ou licitação.

Uma das maiores vantagens do consórcio é que você não precisa se preocupar com o alto valor do bem que deseja comprar. É você que determina o valor da carta de crédito, que será utilizado para a compra do bem, com a quantidade de parcelas que desejar.

Na verdade, o consórcio funciona como um tipo de autofinanciamento. É uma modalidade que ajuda você a se concentrar na compra de um bem de alto valor, sem correr o risco de ver os seus planos serem colocados por água abaixo por conta de algum problema financeiro.

Como uma "poupança forçada", você tenta direcionar o valor para a conquista da mercadoria para que no final tenha um valor alto que possa ser usado para comprar a mercadoria inteira. Afinal, a carta de crédito tem o poder aquisitivo do caixa, o que ajuda muito na hora de negociar com uma empresa responsável ou com o dono do ativo.

Aproveite para usar o seu poder de negociação na hora de escolher o bem que vai comprar. Dê preferência a quem tiver uma boa proposta de desconto à vista. Dessa maneira, além de conseguir utilizar melhor a sua carta de crédito, você pode até mesmo contar com uma ‘sobra’ do valor para cobrir algumas despesas importantes com a compra do bem, como transferência de propriedade, idas ao cartório etc. 

E, eventualmente, com o tempo, você paga um valor mais justo por meio do consórcio. Você pode precisar de vários anos para liquidar sua cota de consórcio. Para garantir que o valor da carta de crédito seja suficiente para comprar os bens que você deseja, o consórcio vai ajustar a cota a cada ano. Isso pode resultar em um aumento nas mensalidades - isso é resultado de um aumento na carta de crédito, que precisa ser atualizada de acordo com a inflação.

Para garantir que o seu valor seja o suficiente para manter seu poder de compra intacto, os reajustes das mensalidades são necessários. Certamente o consorciado que selecionou R$ 300 mil como carta de crédito há mais de cinco anos terá um valor maior à disposição, que será suficiente para que ele consiga comprar a casa, terreno ou apartamento que havia planejado desde o início.

Ao contrário do financiamento, em um consórcio, você não precisa pagar juros sobre os ativos em que investe. Mais importante ainda, você não precisa inserir uma grande quantia para começar a negociar.

Você define o valor da carta de crédito e a mensalidade. O único valor adicional a ser pago é a taxa de administração, que é muito inferior aos juros do empréstimo.

Consórcio como investimento em ativos

O consórcio é um método de compra para quem pretende adquirir bens de alto valor. Dessa forma, é possível estabelecer patrimônio e investimento para viver uma vida melhor sem ter que gastar tanto dinheiro com juros (comum em financiamentos).

Sendo assim, mantenha as suas contas em dia, deixe sempre a sua planilha de orçamentos mensais bem atualizada e comece desde já a fazer uma simulação do bem que tanto deseja. Logo, você conseguirá aumentar o seu patrimônio e contar com uma modalidade flexível e transparente para a realização dos seus sonhos. 

undefined

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Facilidade e flexibilidade para conquistar o seu carro novo, seminovo ou usado

Consórcio de Carros

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu com planejamento sério, livre de juros e entrada

Consórcio de Imóveis

Consórcio de Motocicletas

Planos que se encaixam no seu orçamento para conquistar a moto dos sonhos

Consórcio de Motocicletas

Consórcio de Pesados

Amplie o faturamento do seu negócio realizando um Consórcio de Veículos Pesados

Consórcio de Pesados

Consórcio de Serviços

Festa de aniversário, casamento, viagem...? A sua experiência incrível está a um clique

Consórcio de Serviços

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio