Comprar um imóvel, fazer aquela reforma ou comprar um terreno para construir. Muitos brasileiros compartilham do mesmo sonho, não é mesmo?
Ainda assim, como os investimentos no mercado imobiliário costumam ser altos, essas idealizações acabam ficando apenas no mundo da fantasia. Mas não precisa ser assim!
Ultimamente diversas pessoas têm procurado os valores de consórcio imobiliário para ter uma chance de tirar seus planos do papel. Isso porque, o negócio é perfeito para quem não tem condições de fazer esse tipo de aquisição à vista ou não consegue assumir as parcelas de um financiamento tradicional.
Quer saber mais sobre valores de consórcio imobiliário?
Neste artigo vamos te mostrar como funciona o consórcio imobiliário e entender quais os principais cuidados que você precisa tomar ao adquirir uma cota.
Saiba o que é valores de consórcio imobiliário
Antes de saber como funcionam os valores de consórcio imobiliário, é preciso entender o conceito, imagine um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, neste caso, um imóvel, mas nenhuma delas tem a quantia necessária em mãos. Então, elas começam a contribuir mensalmente com valores iguais, assim essas pessoas têm a possibilidade de comprar ao menos um imóvel à vista por mês!
Para definir quem fica com o imóvel da vez, são realizados sorteios entre os membros do grupo. Caso a pessoa seja contemplada, será necessário contribuir até o prazo estipulado, assim, todos conseguem conquistar seu objetivo mais cedo ou mais tarde.
Quem fica responsável por organizar e gerenciar os valores de consórcio imobiliário é a empresa administradora, que distribui os interessados de acordo com o valor do crédito pretendido.
Também fica sob responsabilidade da administradora o papel de organizar as assembleias mensais, reuniões onde as contemplações e são passadas informações do interesse dos participantes.
De forma geral, ao contratar por valores de consórcio imobiliário, você passa a fazer parte de um grupo com o mesmo objetivo fazendo uma poupança coletiva destinada à compra de um bem previamente definido.
Quais são os valores de consórcio imobiliário?
Outra grande vantagem ao fazer um consórcio de imóvel é que não existe a necessidade de arcar com os juros que, normalmente, são cobrados em outros modelos de aquisição parcelada. Será necessário contribuir apenas com algumas taxas, que são bem mais acessíveis e não comprometem o seu orçamento. As parcelas do Consórcio de Imóvel podem ser pagas em até 240 meses.
São elas:
Valores de Consórcio Imobiliário em Fundo Comum
O Fundo Comum (FC) é o percentual da parcela que compõe o caixa do grupo a ser utilizado para a contemplação das cartas de crédito.
O cálculo é: divide-se o valor total do bem ou serviço a ser adquirido pelo número de meses de duração do grupo.
Do ponto de vista da administradora, ele inclui tanto o valor pago pelo consorciado quanto o que é inserido pelos outros participantes do consórcio. Porém, para o consorciado, ele consiste em apenas uma prestação do bem.
O peso do fundo comum em suas parcelas é o valor integral do bem, dividido pelo total de prestações a serem pagas. Um bem no valor de R$20.000, dividido em 50 partes, representa um montante base de R$400, sem contar com as taxas adicionais.
Taxa de Administração
A Taxa de Administração (TA) representa o trabalho dos profissionais que vigiam a conta e a estrutura usada para fazer toda a negociação com segurança e legalidade. Essa taxa sempre é mais barata do que os juros do parcelamento tradicional.
A taxa de administração varia de acordo com cada administradora, o valor total é incluído em cada parcela calculado a partir da divisão da taxa total pelo prazo de duração do consórcio contratado. Exemplo, se a TA total for de 10%, o percentual mensal cobrado para um grupo com 180 meses será de 0,0555% (10 ÷ 180 = 0,0555).
Fundo de Reserva
O Fundo de Reserva (FR), também é incluído na parcela e se destina a formar um caixa suficiente para cobrir alguns eventuais problemas que poderiam comprometer o custeio das cartas de crédito, como inadimplência ou atraso nas parcelas de outros membros.
Assim como ocorre com a TA, o FR é estipulado por cada administradora, e não possui um padrão definido. Se o total do FR previsto for de 2%, por exemplo, o percentual do valor incluído na parcela de um consórcio de 180 meses será de 0,0111% (2 ÷ 180). Vale lembrar que o valor final do fundo e os momentos os quais ele pode ou não ser usado dependem das condições do contrato, ou seja, a administradora cria regras para sua utilização.
Seguro
Uma outra maneira de garantir que um grupo de consorciados seja capaz de honrar as cartas de crédito é incluir um seguro para sua cota.
Existem duas opções de seguro: o de quebra de garantia que, quando ativado, um dos membros fica inadimplente, e o de vida, que cobre as prestações caso ocorra algum infortúnio.
Quando existe cobrança de seguros, o valor da apólice é estabelecido pela administradora, não havendo um percentual definido.
Taxa de Adesão
A taxa de adesão pode ser cobrada de alguns participantes ao iniciarem um grupo, no ato de assinatura do contrato. Caso isso aconteça é preciso descontar esse valor da taxa de administração. Caso a empresa não consiga fechar o grupo em 90 dias, deve devolver a quantia cobrada.
Utilizar os valores de consórcio imobiliário
Uma das principais dúvidas sobre os valores de consórcio imobiliário, diz respeito ao uso da carta de crédito. Vale ressaltar que esse é o documento que o participante recebe ao ser contemplado, que possibilita adquirir o bem ou contratar o serviço desejado.
Ao contrário do que muita gente imagina, a carta de crédito obtida por um consórcio pode ser utilizada para diversos fins, como a compra de um imóvel novo ou usado, para uso residencial ou comercial, ou até mesmo um terreno. Também existe a possibilidade de usar o saldo para fazer uma reforma na casa ou quitar dívidas referentes à negociação de imóveis com instituições financeiras.
Caso o consorciado opte por receber o valor contratado em dinheiro, será preciso aguardar pelo prazo de 180 dias após a contemplação. Também será necessário estar com o plano devidamente quitado para fazer essa solicitação.
Não tem segredo! Caso tenha mais alguma dúvida sobre os Valores de Consórcio Imobiliário, fale com a Embracon, especialista no ramo de consórcios no Brasil, e está preparada para te ajudar nesta nova fase.