Tudo sobre consórcio imobiliário

Poder comprar um imóvel à vista é um verdadeiro sonho, mas sabemos que essa não é a realidade para a maioria das pessoas. Ainda assim, conseguir realizar o sonho da casa própria pode estar mais perto do que parece, afinal, há outras formas de tornar esse sonho possível.

Quer saber tudo sobre consórcio imobiliário ?  

Vamos te contar como funciona!

Para entender tudo sobre consórcio imobiliário é bem simples: um grupo de interessados se junta para fazer o financiamento do imóvel, pagando parcelas mensais para uma administradora.

E para quem quer fazer um investimento sem ter que ceder aos meios tradicionais com altas taxas de juros, uma das vantagens do consórcio imobiliário é poder fazer o pagamento das mensalidades sem essa cobrança.

Você paga apenas pela taxa de administração que será embutida nas parcelas, o valor é inferior à taxa de juros das outras modalidades de compra. Em outras palavras, esse é um benefício que faz do consórcio uma ótima opção de investimento em longo prazo.

Para ter mais informações e saber tudo sobre consórcio imobiliário, preparamos este artigo com tudo que você vai precisar para dar o start no sonho da casa própria.

O que é consórcio imobiliário?

Existem diversos tipos de consórcio, e o imobiliário é um deles. De forma geral, o consórcio imobiliário é quando um grupo de pessoas se juntam em prol de um mesmo interesse, a fim de arrecadar uma determinada quantia durante certo tempo.

Sendo assim, todos os meses, um integrante é contemplado com a carta de crédito — documento que é repassado ao consorciado para a aquisição do imóvel.

Tudo o sobre consórcio imobiliário: o que fazer

Para você que quer saber tudo sobre consórcio imobiliário, funciona da seguinte maneira: a cada mês, todos os integrantes contribuem com um determinado valor, que é definido conforme o valor do crédito.

Por se tratar de uma modalidade formada por um grupo de consorciados, vale ressaltar que a pessoa interessada em participar do consórcio vai adquirir a cota, para se juntar ao grupo.

Até o final do consórcio, todos os meses um participante é contemplado e adquire o valor necessário para realizar a compra do seu imóvel. Importante enfatizar que todos os consorciados competem em igualdade de condições em todos os sorteios.

Há, também, a possibilidade do consorciado ofertar lances para que antecipe a contemplação e adquira a carta de crédito com antecedência.

Além disso, você pode fazer uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para ofertar os lances ou até mesmo para complementar o valor da carta de crédito.

Tudo sobre Consórcio imobiliário: o início de um sonho

Um grupo de interessados se reúne para fazer a compra de um imóvel. Cada um precisa contribuir com parcelas mensais para a administradora, responsável por fazer o gerenciamento do dinheiro.

Dessa forma, quando as parcelas atingem o valor determinado, por exemplo, um consórcio de R$ 150 mil, um integrante é sorteado e pode fazer a compra da casa.

Vale ressaltar que um consórcio imobiliário costuma durar até 240 meses. Isso significa que o consorciado pode ser sorteado logo no começo, ou, então, aguardar alguns anos para receber a carta de crédito. É por esse motivo que é necessário ter um bom planejamento financeiro e entender as necessidades da família.

Resumindo: para obter a cota de um consórcio de imóvel, é necessário ter o auxílio de uma administradora confiável, como a Embracon. É a empresa que vai reunir todos os interessados na aquisição de uma casa. Assim, quando um número mínimo de participantes for atingido, o processo tem seu início.

Porém, antes de entrar em um consórcio, é imprescindível que se conheça as parcelas para o imóvel que deseja comprar.

Como realizar o pagamento das parcelas?

O passo inicial para entender tudo sobre consórcio imobiliário diz respeito às parcelas de um consórcio imobiliário. É muito importante compreender o cálculo das prestações e o pagamento por parte do consorciado.

Vale ressaltar que geralmente o boleto chega na casa do participante todos os meses e pode ser pago na rede bancária ou em caixas eletrônicos.

As parcelas são calculadas a partir de quatro fatores: 
  • taxa de administração: a taxa que o integrante paga à administradora devido aos serviços que ela presta;
  • fundo comum: o valor que todo participante paga para formar um fundo, destinado à aquisição de um bem. A contribuição do fundo, todos os meses, é obtida mediante uma porcentagem sobre o valor do crédito contratado;
  • seguro: um valor cobrado, quando contratado, para garantir que o pagamento das parcelas continue, em caso de desistência do segurado ou caso de morte;
  • fundo de reserva: um fundo para proteger o funcionamento do grupo, cobrindo despesas relacionadas aos integrantes e eventuais inadimplências.

Contemplação e como funciona

Existem duas formas de contemplação no consórcio imobiliário: sorteio e lance.

Todos os meses são realizados sorteios com os consorciados. Caso a pedra-chave seja sorteada, o integrante receberá um comunicado da administradora. Claro que, é possível acompanhar o sorteio ao vivo, já que as assembleias são transmitidas pela internet.

Outra forma é ofertando um lance, que significa adiantar o pagamento das parcelas. Se o lance ofertado for o de maior valor no mês, o participante será o contemplado.

É importante verificar junto à empresa as regras para fazer as ofertas, pois elas podem variar conforme o grupo em andamento e a empresa.

Veja o passo a passo para a liberação do crédito.

O que acontece depois da contemplação

Estamos no processo final para você entender tudo sobre consórcio imobiliário. Após a assembleia, a administradora vai informar quem são os contemplados por lance e sorteio.

É nesse momento que o integrante fornece os documentos cadastrais e informa como será utilizada a carta de crédito.

Eventualmente, para concluir a análise, poderão ser requisitados documentos adicionais, que devem ser informados pela empresa.

Após decidir o imóvel que vai comprar, o consorciado terá que apresentar à administradora as informações do vendedor (CNPJ/CPF, banco, endereço e telefone), além de dados da propriedade. Lembrando que ele não pode estar alienado a nenhuma instituição.

Avaliação

Essa é a parte em que a empresa avalia o cadastro do integrante, a fim de garantir que não haja riscos ao grupo, aprovando, em seguida, o seu processo.

Na sequência será necessária a avaliação do imóvel pretendido que, caso seja usado, deve ser submetido a uma empresa especializada. Após o recebimento desses dados, a empresa de consórcio contratada faz o laudo com a liberação ou não da casa como garantia do saldo devedor da sua cota.

Pagamento

Depois de apresentar todas as informações solicitadas do imóvel, e o vendedor e a empresa do consórcio terem avaliado todas as condições jurídicas, o crédito vai ser liberado para a compra do bem.

O valor do crédito não será depositado na conta do participante. Quem vai cuidar de todo esse processo de pagamento junto ao vendedor será a própria administradora.

Mas, com a carta de crédito, o consorciado vai poder negociar descontos quando a compra for feita à vista e, ainda, utilizar parte do montante para pagar a documentação da casa.

Preparado para realizar o sonho da casa própria? Agora que você já sabe tudo sobre consórcio imobiliário, o que acha de fazer uma simulação online conosco? Estamos preparados para tirar suas dúvidas.

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva