O que é consórcio de imóveis

O consórcio de imóveis é uma excelente escolha para pessoas que estão pensando em adquirir a casa própria ou ampliar o patrimônio, sem ter que enfrentar toda a burocracia envolvida em um financiamento.

O que a maioria das pessoas não sabem é que existem vários tipos de consórcio, e o imobiliário é um deles. É possível resumir o que é consórcio de imóveis como um grupo de pessoas que se juntam em prol de um  interesse em comum, no caso, adquirir uma casa, a fim de arrecadar uma determinada quantia durante certo tempo.

Para que um integrante seja contemplado com a carta de crédito,  é a atribuição do crédito ao consorciado para a compra do bem, é necessário que seja sorteado no dia da assembleia.

E pensando em todas estas questões, neste artigo vamos explicar o que é o consórcio de imóveis, quais são os benefícios dessa modalidade  de  investimento e se ele realmente é uma boa opção para conquistar os seus objetivos.

Para saber mais, basta continuar a leitura sobre o assunto para tomar a melhor decisão para o seu bolso e o seu futuro!

O que é consórcio de imóveis e como funciona?

Entender o que é consórcio de imóveis é muito simples, funciona da seguinte forma: todos os meses os integrantes contribuem com um determinado valor pré definido, que é o valor do bem que ele deseja adquirir.

Até o final do consórcio, todos os meses um participante é contemplado e obtém o valor necessário para fazer a compra do seu imóvel. Vale lembrar que todos os consorciados não contemplados vão competir em igualdade de condições em todos os sorteios.

Existe também, a possibilidade do consorciado ofertar lances para tentar antecipar a contemplação e adquirir a carta de crédito com mais agilidade.

Além disso, é importante destacar que é possível fazer uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para ofertar os lances ou até mesmo para complementar o valor da carta de crédito.

Quais são os custos do consórcio?

Um dos benefícios de saber o que é consórcio de imóveis, é entender que não existe a necessidade de arcar com os juros, o que normalmente, são cobrados em outros modelos de aquisição parcelada. No modelo de consórcio será necessário contribuir apenas com algumas taxas, que são bem mais acessíveis e não comprometem o seu orçamento. As parcelas do Consórcio de Imóvel podem ser pagas em até 240 meses.

Veja abaixo!

Fundo Comum

O Fundo Comum (FC) é, basicamente, o valor total que deve ser recolhido mensalmente para que as cartas de crédito sejam sorteadas e distribuídas. O peso do fundo comum em suas parcelas é o valor integral do bem, dividido pelo total de prestações a serem pagas. Seguindo o mesmo exemplo do tópico acima, um bem no valor de R$20.000, dividido em 50 partes, representa um montante base de R$400, sem contar com as taxas adicionais.

Taxa de Administração

A Taxa de Administração (TA) é cobrada pela administradora do consórcio para gerenciar o grupo de consorciados. O valor determinado varia de acordo com cada administradora e será incluído em cada parcela, calculado a partir da divisão da taxa total pelo prazo de duração do consórcio contratado. Exemplo, se a TA total for de 10%, o percentual mensal em 180 meses será de 0,0555% (10 ÷ 180 = 0,0555).

Fundo de Reserva

O Fundo de Reserva (FR) como o próprio nome sugere, corresponde a um capital para ser utilizado em situações emergenciais e é calculado com base no valor total do bem.

Seguro

Geralmente as administradoras prevêem em contrato quando as mensalidades incluem seguro. Em outros casos, porém, a administradora oferece como um serviço à parte, cuja contratação fica a critério do consorciado.

Se você está receoso em investir em uma carta de crédito por conta de alguma adversidade no futuro, vale a pena conferir as opções de seguro. 

Porém, é importante ficar atento: o seguro de consórcio é diferente de um seguro de carro ou de imóvel. Ele não protege o bem que você escolheu adquirir; protege as suas condições de pagamento, principalmente em situações como:

Quebra de garantia

Se tiver contratado o seguro, o consorciado tem uma proteção adicional caso deixe de pagar alguma parcela e se torne inadimplente.

Seguro de vida

Garante o pagamento das mensalidades – ou de um bom percentual delas – no caso de falecimento do consorciado. Geralmente, é preciso nomear um responsável (familiar ou cônjuge) como beneficiário.

Seguro desemprego

Garante o pagamento de uma quantidade de mensalidades caso o consorciado perca o emprego. É uma das opções mais buscadas, principalmente por conta da situação econômica instável e pelo alto índice de desemprego no Brasil nos últimos anos.

O que é consórcio de imóveis com taxa de adesão?

A taxa de adesão pode ser cobrada de alguns participantes ao iniciarem um grupo, no ato de assinatura do contrato. Caso isso aconteça é preciso descontar esse valor da taxa de administração. Caso a empresa não consiga fechar o grupo em 90 dias, deve devolver a quantia cobrada.

Afinal, o consórcio de imóveis vale a pena?

Assim que você sabe o que é consórcio de imóveis não tem como não adquirir uma cota. 

Ao analisar todos os pontos é possível ver quanto o consórcio de imóveis é bem vantajoso, principalmente quando comparado ao financiamento bancário. Se você quer comprar um imóvel e não precisa do imóvel de imediato, ou já possui uma quantia suficiente para oferecer um lance, ele é uma excelente opção.

Só não se esqueça de ler atentamente o contrato e avaliar todos os pontos. Certifique-se de que a administradora está autorizada pelo Banco Central, o que é essencial para fugir de possíveis golpes.

Pelas vantagens descritas e por todos os benefícios que você pode obter, vale muito a pena optar por um consórcio de imóveis. Desde que você tenha um bom controle sobre o seu orçamento familiar e esteja com uma boa saúde financeira, ele pode ser a melhor alternativa para a aquisição do seu próprio imóvel.

Agora que você já sabe o que é Consórcio de Imóveis, simule com a Embracon, uma empresa baseada no compromisso com os clientes, já reconhecida no mercado há mais de 30 anos, sendo especialista no ramo de consórcios no Brasil, o que a torna a melhor opção para quem deseja fazer um consórcio de imóvel

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva