Consórcio imobiliário valores

Conseguir comprar a casa própria, fazer a reforma tão aguardada no imóvel ou comprar um terreno para construir: muitas pessoas compartilham do mesmo sonho, não é mesmo? Ainda assim, como os investimentos no mercado imobiliário costumam ser altos, essas idealizações acabam ficando apenas no mundo da fantasia. Mas não precisa ser assim!

Com o passar do tempo, diversas pessoas têm buscado no consórcio imobiliário valores para tirar seus planos do papel. Isso porque, o negócio é perfeito para quem não tem condições de fazer esse tipo de aquisição à vista ou não consegue assumir as parcelas de um financiamento tradicional.

Ficou interessado em saber mais sobre consórcio imobiliário valores? Então continue lendo este artigo para ver como funciona o consórcio de imóveis e entender quais os principais cuidados que você precisa tomar ao adquirir uma cota.

Confira!

Saiba o que é e como funciona consórcio imobiliário valores

Antes de saber como funciona o consórcio imobiliário valores, é preciso entender o conceito. Imagine um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, neste caso, um imóvel, mas nenhuma delas tem a quantia necessária em mãos. Então, elas começam a contribuir mensalmente com valores iguais, assim essas pessoas têm a possibilidade de comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

Para definir quem fica com o imóvel da vez, são realizados sorteios entre os membros do grupo. Caso a pessoa seja contemplada, será necessário contribuir até o prazo estipulado, assim, todos conseguem conquistar seu objetivo. Quem fica responsável por organizar e gerenciar o consórcio imobiliário valores é a empresa administradora, que distribui os interessados de acordo com o valor do crédito pretendido e com a quantidade de pessoas no grupo.

De forma geral,  ao contratar um consórcio imobiliário valores, você passa a fazer parte de um grupo com o mesmo objetivo, fazendo uma poupança coletiva destinada à compra de um bem previamente definido.

Quais são os custos do consórcio imobiliário valores?

Outra grande vantagem ao fazer um consórcio de imóvel é que não existe a necessidade de arcar com os juros que, normalmente, são cobrados em outros modelos de aquisição parcelada. Será necessário contribuir apenas com algumas taxas, que são bem mais acessíveis e não comprometem o seu orçamento. As parcelas do Consórcio de Imóvel podem ser pagas em até 240 meses.

São elas:

Fundo Comum do consórcio imobiliário valores

O Fundo Comum (FC) é, basicamente, o valor total que deve ser recolhido mensalmente para que as cartas de crédito sejam sorteadas e distribuídas. O cálculo é muito simples: divide-se o valor total do bem ou serviço a ser adquirido pelo número de meses da carta de crédito.

Taxa de Administração

A Taxa de Administração (TA) é cobrada pela administradora do consórcio para gerenciar o grupo de consorciados. O valor determinado varia de acordo com cada administradora e será incluído em cada parcela, calculado a partir da divisão da taxa total pelo prazo de duração do consórcio contratado. Exemplo, se a TA total for de 10%, o percentual mensal em 180 meses será de 0,0555% (10 ÷ 180 = 0,0555).

Fundo de Reserva

O Fundo de Reserva (FR), como o próprio nome sugere, corresponde a um capital para ser utilizado em situações emergenciais e é calculado com base no valor total do bem.

Seguro 

Geralmente as administradoras preveem em contrato quando as mensalidades incluem seguro. Em outros casos, porém, a administradora oferece como um serviço à parte, cuja contratação fica a critério do consorciado.

Se você está receoso em investir em uma carta de crédito por conta de alguma adversidade no futuro, vale a pena conferir as opções de seguro. Um dos mais contratados é o seguro prestamista, que realiza o pagamento total ou parcial das mensalidades restantes.

Porém, é importante ficar atento: o seguro de consórcio é diferente de um seguro de carro ou de imóvel. Ele não protege o bem que você escolheu investir; protege as suas condições de pagamento, principalmente em situações como:

  1. Quebra de garantia: Se tiver contratado o seguro, o consorciado tem uma proteção adicional caso deixe de pagar alguma parcela e se torne inadimplente.
  1. Seguro de vida: Garante o pagamento das mensalidades – ou de um bom percentual delas – no caso de falecimento do consorciado. Geralmente, é preciso nomear um responsável (familiar ou cônjuge) como beneficiário.
  1. Seguro desemprego: Garante o pagamento de uma quantidade de mensalidades caso o consorciado perca o emprego. É uma das opções mais buscadas, principalmente por conta da situação econômica instável e pelo alto índice de desemprego no Brasil nos últimos anos.

Taxa de Adesão

A taxa de adesão pode ser cobrada de alguns participantes ao iniciarem um grupo, no ato de assinatura do contrato. Caso isso aconteça é preciso descontar esse valor da taxa de administração. Caso a empresa não consiga fechar o grupo em 90 dias, deve devolver a quantia cobrada.

Uso da carta de crédito no Consórcio Imobiliário

Uma das principais dúvidas sobre consórcio imobiliário valores, diz respeito ao uso da carta de crédito. Vale ressaltar que esse é o documento que o participante recebe ao ser contemplado, que possibilita adquirir o bem ou contratar o serviço desejado.

Ao contrário do que muita gente imagina, a carta de crédito obtida por um consórcio pode ser utilizada para diversos fins, como a compra de um imóvel novo ou usado, para uso residencial ou comercial, ou até mesmo um terreno. Também existe a possibilidade de usar o saldo para fazer uma reforma na casa ou quitar dívidas referentes à negociação de imóveis com instituições financeiras.

Caso o consorciado opte por receber o valor contratado em dinheiro, será preciso aguardar pelo prazo de 180 dias após a contemplação. Também será necessário estar com o plano devidamente quitado para fazer essa solicitação.

O consórcio imobiliário é uma excelente opção quando se trata de valores, ideal para quem quer ter maior controle sobre as finanças. Tudo para que você e sua família tenham o conforto merecido sem impactos no orçamento.

Não tem segredo! Caso tenha mais alguma dúvida a Embracon é especialista no ramo de consórcios no Brasil há mais de 30 anos, e está preparada para te ajudar nesta nova fase.

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva