O consórcio é um método amplamente utilizado no Brasil, principalmente na compra de bens de consumo. Também se aplica a produtos ou serviços de alto valor. É representado por um grupo de indivíduos com um objetivo comum: por exemplo, arrecadar recursos para comprar um carro ou uma casa.
Entretanto, para serem contemplados, os consorciados devem ser sorteados ou fazer ofertas de lance.
Sendo assim, para usufruir do imóvel, os acionistas devem ser selecionados por sorteio - isso pode acontecer a qualquer momento, desde o primeiro mês até o último mês. Ou fazer a maior oferta de lance do grupo e tentar antecipar a contemplação.
Vale ressaltar que, embora não seja obrigatório, o lance embutido é um recurso muito útil. Interessado em saber mais detalhes sobre este tópico? Portanto, continue lendo e tire suas dúvidas sobre o consórcio. Confira!
Lance embutido: o que é?
O lance embutido é uma modalidade disponibilizada por algumas administradoras de consórcio. Ele consiste em utilizar uma porcentagem carta de crédito como parte do lance.
A ideia principal deste modelo é ajudar os participantes do consórcio a serem incluídos mais rapidamente. Portanto, os consorciados não precisam necessariamente ter todos os recursos para a oferta. Nesse caso, o adiantamento para quitação da dívida virá da sua cota.
Como funciona o esquema de lance embutido?
Como dissemos, para agilizar o processo de reflexão, os consorciados podem oferecer o lance em assembleias mensais. Se for o maior lance, os consorciados poderão obter ativos com mais rapidez, sem precisar ver todo o dinheiro.
Ou seja, o valor da carta de crédito utilizado no lance será descontado do montante final da carta de crédito. E a aquisição do bem terá desvalorização correspondente a quantia aplicada.
Como exemplo prático, suponha que você esteja participando de um consórcio de 120 mil reais e use 20% do cartão para o lance. Nesse caso, após o recebimento de sua carta de crédito, o valor atualizado deverá ser de 96.000 reais - após dedução de 24.000 reais, corresponde ao lance embutido.
Portanto, o valor que pode ser utilizado na compra de bens ou aluguel dos serviços necessários é de R $ 96 mil. Porém, é importante ressaltar que cada administrador possui regras específicas em relação ao lance embutido. Ou seja, antes de fechar qualquer consórcio, todos os critérios de consideração e requisitos desta oferta devem ser verificados cuidadosamente.
Que tipo de cuidado deve ser tomado nesse negócio?
O lance embutido pode ser uma estratégia de fato muito vantajosa, especialmente quando utilizado com cuidado e critério. Ainda assim, é necessário ter atenção sobre pontos importantes, especialmente quanto às regras, os cálculos e a definição do momento ideal para fazer uma oferta.
É comum que os consorciados fiquem ansiosos diante da espera, mas vale lembrar que todos os participantes podem contar com esse mesmo mecanismo. Por isso, dispor de recursos próprios e aguardar o momento propício é indispensável para obter sucesso na sua investida.
Outro ponto interessante é não utilizar o lance embutido com limites superiores aos do objeto desejado, afinal, a carta de crédito terá valor menor. Seja cuidadoso ao considerar essa opção. Antes de buscar essa alternativa, teste outras possibilidades.
Tenho limites para dar lance embutido?
O limite para esse lance é definido pela administradora do consórcio. Dessa forma, é importante verificar com cuidado quais são as determinações sobre esse quesito.
O que achou das informações sobre o lance embutido que trouxemos? Se está interessado, entre em contato conosco. Confira os produtos e serviços sobre consórcio que temos disponíveis para você!