Consórcio digital

Há inúmeras questões sobre como consórcio digital, quais são as taxas cobradas, se vale a pena entre outras dúvidas. Por esse motivo, é válido correr atrás das informações mais claras e saber como utilizar essa poderosa ferramenta a fim de conquistar o bem que sempre desejou sem fugir do orçamento.

O que você acha de não ter que depender do transporte público ou de não ter que pagar mais aluguel? Se esse é seu sonho, com certeza, já cansou de fazer cálculos com as contas para adquirir a casa própria ou um automóvel, é verdade ou não é? E mesmo que pareça impossível conquistá-los, saiba que não é.

Neste artigo vamos te falar tudo em relação a como consórcio digital, uma das modalidades de compra mais consideradas atualmente, justamente por conta da sua praticidade e viabilidade. 

Confira!

O que é o consórcio?

É possível definir o consórcio como uma forma de compra colaborativa que une pessoas interessadas em conquistar sonhos e as ajuda a realizá-los.

No início da década de 60, com a nova era da indústria automobilística no território nacional e pela total falta de crédito ao consumidor, surgiu então o consórcio — iniciativa de funcionários do Banco do Brasil com o propósito de acumular o valor suficiente à aquisição de veículos por todos que participassem da arrecadação.

Hoje em dia, a modalidade está presente em outros países da América do Sul, como Venezuela, Colômbia, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru e Argentina.

Para que funcione, é necessário contar com uma administradora, pois é ela que vai formar grupos de pessoas com o mesmo interesse. Esse objetivo em comum pode ser a compra de bens imóveis, móveis ou até a contratação de serviços diversos.

Existe uma variedade de tipos de consórcio e alguns exemplos mais conhecidos são os de imóveis, automóveis, veículos pesados e máquinas agrícolas. Você ainda tem a possibilidade de consórcio digital para pagar viagens, formaturas, cirurgias plásticas, cursos de graduação e pós-graduação, sabia?

Existe uma gama de opções, basta ter um grupo de pessoas interessadas em um bem comum. Vale ressaltar que o Banco Central é o órgão que fiscaliza as administradoras de consórcio, tendo total autoridade em normalizar e fiscalizar as empresas desse setor, a fim de resguardar os interesses do grupo de consorciados.

Todos os contratos entre as administradoras de consórcio e os participantes são regidos pela Lei 11.795/2008, que apresenta segurança necessária ao fechar um negócio envolvendo o alto valor de um bem.

Sendo assim, antes de adquirir a cota, é imprescindível verificar se a empresa com que você vai fazer o consórcio está realmente credenciada no Banco Central, combinado?

Quais são os tipos de consórcio digital?

Com a popularidade deste modelo de compra, surgiram os mais variados tipos de consórcio digital. Conheça os principais na sequência!

Consórcio digital para imóveis

Através do consórcio de imóveis, você pode comprar casa ou apartamento, reformar, construir ou comprar um terreno com prestações sem juros e totalmente acessíveis. E fora os sorteios mensais, é possível ofertar lances, inclusive, utilizando o seu FGTS, dessa forma você consegue aumentar as chances de ser contemplado. Assim, você poderá conquistar o seu imóvel próprio com parcelas que cabem no seu orçamento e pagar em até 180 meses.

Consórcio digital para veículos

É possível comprar tanto um carro novo ou usado de uma forma segura e sem pagar juros, tendo a disposição planos de até 80 meses com taxas muito especiais para fazer um consórcio.

Comprar ou trocar de veículo através dessa modalidade é uma forma inteligente de aplicar seu dinheiro e assegurar a aquisição do bem. Basta escolher as parcelas e o valor do crédito que deseja pagar, podendo ser contemplado a partir de sorteio ou de lances mensais.

Consórcio digital para Veículos Pesados e Máquinas Agrícolas

Com o consórcio para veículos pesados e maquinários, é possível fazer a aquisição ou renovação da sua frota de ônibus, caminhões, máquinas agrícolas, implementos rodoviários e tratores. Isso ocorre de modo programado com planos razoáveis de pagamento. Muito prático, não é mesmo?

Expandir sua frota atual ou comprar uma nova é uma ótima alternativa se quiser dar o próximo passo no seu negócio. Ainda existe a possibilidade de utilizar até 30% do seu crédito para pagar o lance.

Como são feitos os pagamentos do consórcio digital?

Se você está pensando em consórcio digital, o ponto principal para ter sucesso e garantia de contemplação é o pagamento.

O pagamento das parcelas é uma obrigação firmada entre contratante e a administradora, que a rigor deve ser realizada mensalmente, sob pena de exclusão nos sorteios. É imprescindível saber exatamente o que compõe o valor a ser pago em cada mensalidade do consórcio.

É de conhecimento público que o consórcio funciona como uma espécie de poupança coletiva, em benefício dos contratantes. Além do mais, ele capitaliza esse fundo comum do grupo, incluído no valor a taxa de administração e outras eventuais obrigações assumidas contratualmente.

No consórcio digital não existe incidência de juros, como já mencionado, pois ele é substituído pela taxa de administração da instituição financeira. O valor do fundo comum corresponde ao valor do bem ou serviço que foi contratado e o número de parcelas corresponde ainda à duração do grupo.

São as parcelas iguais pagas mensalmente que também viabilizam a realização de sorteios durante o prazo de duração do consórcio. Isso ocorre pois, como o valor do fundo corresponde ao do bem ou serviço, quando atingido o necessário para se pagar uma unidade, é até conveniente que a instituição faça o sorteio.

Bem, a taxa administrativa é a principal forma de se gerar dividendos à administradora — e deve estar prevista no contrato. 

Pagamento das parcelas

O pagamento das parcelas precisa ser realizado da forma que foi convencionado contratualmente. Um ponto importante é que o contratante precisa estar atento a variações no valor das parcelas — uma possibilidade que estará prevista em contrato e que se dá, normalmente, pela valorização do bem no mercado. Bens mais vulneráveis às variações cambiais, como o aumento do valor de peças em razão da valorização de moedas estrangeiras, têm maiores chances de serem afetados e acabar atingindo o bolso de quem quer um consórcio digital.

Esse repasse é feito às parcelas do grupo de modo que não haja prejuízo ao fundo comum. É válido ressaltar que o pagamento em dia é uma das exigências para poder usufruir dos benefícios do consórcio, notadamente da participação em sorteios.

Se quer um consórcio digital, entre em contato agora mesmo com a Embracon e faça sua simulação! São mais de 30 anos no mercado realizando os sonhos de pessoas como você.


Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva