Contemplação de veículos

Contemplação de veículos

O que você sabe sobre contemplação de veículos? Fez seu consórcio, porém está em dúvidas como funciona? Aqui nós preparamos um textinho bem legal pra você! Boa leitura!

Seja para conquistar a casa própria, um bom carro ou uma grande viagem, tudo é preciso de dinheiro, não é mesmo? Para pegar um atalho e alcançar os objetivos, o mercado financeiro disponibiliza várias opções de crédito para os mais variados perfis.

Quem tem interesse nessas opções, é essencial fazer uma avaliação detalhada para se certificar de que se trata de um bom negócio. Optar por um financiamento, por exemplo, nem sempre é a escolha mais atrativa devido às taxas altíssimas de juros que são associados. Por isso é que muitos voltam sua atenção para uma alternativa muito interessante: o consórcio.

Afinal de contas, as parcelas são bem mais atrativas e de não haver cobrança de juros, o uso da carta de crédito dá grande flexibilidade e poder de compra a quem recebe. 

O que é uma contemplação de veículos?

As pessoas que participam de um consórcio recebem, no ato da contemplação de veículos, um documento financeiro chamado carta de crédito. Essa carta possibilita a compra dos produtos ou a contratação dos serviços estabelecidos previamente no contrato de consórcio, como veículos.

Como o próprio já diz, uma carta de crédito contemplada é aquela que já está pronta para ser utilizada na compra do bem desejado. Vale lembrar que a contemplação pode acontecer de 2 maneiras: por meio de um sorteio realizado pela administradora ou pela oferta de um lance vencedor.

Como conseguir ser contemplado em um consórcio de veículos?

Como já mencionado, a contemplação pode ocorrer de duas maneiras: por meio de sorteio ou pela oferta de lance. No sorteio o participante é contemplado de forma aleatória, ou seja, conta com a sorte.

Nos casos de lance, o consorciado oferta um valor que corresponde a antecipação de algumas parcelas do consórcio, o que é uma maneira de aumentar as chances de contemplação. Há duas formas de fazer o lance: o fixo e o livre.

Lance fixo: o percentual das ofertas já é definido em contrato, como 20% da carta de crédito de carro, por exemplo. Como os participantes dessa modalidade ofertam o mesmo percentual, geralmente é feito um sorteio para definir o contemplado. Vale lembrar que cada administradora pode estipular suas próprias regras.

Lance livre: cada participante oferece o valor que achar mais adequado. Nesse caso, é interessante estudar com cuidado o histórico do grupo para entender qual é o percentual médio oferecido pelos participantes e avaliar as condições de ofertar valores maiores.

Se não tiver recursos próprios para pagar o lance, é possível utilizar parte do valor da própria carta de crédito para carro para pagá-lo. Isso é conhecido como lance embutido. Dessa forma, ao ser contemplado, o valor recebido virá com esse desconto.

É importante acrescentar que só será necessário pagar o lance caso ele seja o ganhador.

Conte com a Embracon para te ajudar com o todo o processo burocrático, de um jeito simples e com garantia de que no final de tudo, você terá seu bem em mãos. Faça a sua simulação agora mesmo! 

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva