MG desbanca SP e lidera mercado de veículos no País

MG desbanca SP e lidera mercado de veículos no País

Berço do pão de queijo, o Estado tornou-se em 2021 o primeiro colocado no ranking nacional do setor

Conhecida com o berço do pão de queijo, tradicional quitute da culinária brasileira, Minas Gerais ganhou no título no cenário nacional. É agora o Estado com maior volume de vendas do País, desbancando São Paulo, que ocupou tal cargo desde que a indústria automotiva se instalou por aqui.

Já no início do ano as lideranças do setor, tanto das montadoras como do varejo, alertavam o governo paulista sobre esse risco em função do aumento do ICMS incidente sobre automóveis, que dos 12% anteriores está agora em 14,5%. Não foram poucos os executivos que falaram da grande possibilidade de migração para o estado vizinho.

E os números consolidados de 2021 confirmam projeções feitas na ocasião. Enquanto as vendas de veículos em Minas Gerais cresceram 13%, atingindo 456,6 mil emplacamentos no ano passado ante os 405,6 mil do ano anterior, as de São Paulo caíram 8 5, baixando, no mesmo comparativo, de 490,6 mil para 453,6 mil unidades.

É uma diferença pequena, mas um marco para o estado mineiro que nunca na história tinha ocupado tal posição, apesar de sediar grandes locadoras que compram no atacado e, consequentemente, em  volumes significativos.

Na média, o número de emplacamento no País subiu 3% em 2021, atingindo 2.119.851 unidades, incluindo-se automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Minas Gerais deteve 21,5% do mercado total, enquanto São Paulo ficou com 21,4%.

Fonte: Auto Indústria

chat Eva