Conheça a potencial participação de mercado do consórcio

Conheça a potencial participação de mercado do consórcio

A importância dos consórcios na economia brasileira pode ser observada no volume de créditos concedidos aos consorciados contemplados. No post de hoje, vamos destacar a potencial participação do consórcio nas vendas dos mercados automotivo e imobiliário.

Participação do consórcio na venda de veículos

De janeiro a outubro, o consórcio de veículos leves contemplou 478,3 mil consorciados. Esse volume representa uma potencial participação de 33,5% no total de veículos leves novos vendidos no mercado interno, que, de acordo com a Fenabrave, somaram 1,43 milhão.

Com isso, podemos afirmar que 1 veículo a cada 3 veículos leves comercializados no País foi potencialmente viabilizado pelo consórcio.

Dizemos que esse número é “potencial” porque cabe ao consorciado contemplado escolher o momento em que irá realizar a compra, da contemplação ao encerramento do grupo. Dessa forma, se todos os contemplados de janeiro a outubro tivessem utilizado o crédito, isso corresponderia a 33,5% dos veículos novos financiados. Ou seja: esse é o potencial do Sistema de Consórcios para aquecer o setor automobilístico.

No setor de motocicletas a potencial participação é ainda mais significativa. De janeiro a outubro, foram contemplados 495,7 mil consorciados.

Esses quase 500 mil contemplados potencialmente representam 52,8% do total de motocicletas vendidas no Brasil. Segundo a Fenabrave, foram 938,43 mil unidades vendidas no total. O percentual equivale a pouco mais de 1 moto a cada 2 comercializadas.

Já em veículos pesados, considerando apenas os caminhões, as 27,57 mil contemplações acumuladas de janeiro a outubro representaram potencial participação de 26,3% no mercado interno. Esse, segundo a FENABRAVE, contabilizou 95,39 mil unidades vendidas no país. Com isso, o potencial do consórcio equivale a quase a 1 caminhão a cada 3 caminhões vendidos.

Participação na venda de imóveis

Ao contemplar 70,29 mil consorciados nos 10 meses do ano, a potencial participação do consórcio no financiamento imobiliário ficou em 8,7%. Nesse período, foram financiados 804,66 mil imóveis, incluindo os consórcios, segundo dados da ABECIP.

Fonte: ABAC

chat Eva