Como funciona o rating na venda da cota do consórcio?

Como funciona o rating na venda da cota do consórcio?

O rating é um termo que está constantemente presente no dia a dia dos vendedores de consórcio. Mas você sabe o que ele significa e qual a sua importância para o consórcio?

A palavra rating é oriunda do inglês, que significa ‘avaliação’. Dentro do mercado financeiro, os ratings são notas de crédito emitidas por agências de classificação de risco sobre a qualidade do crédito de uma pessoa. As agências, por sua vez, avaliam a capacidade de um emissor (bancos, financeiras e administradoras) de honrar suas obrigações financeiras integralmente e no prazo determinado.  

Rating no consórcio

Dentro do consórcio, o rating tem a finalidade de fortalecer os grupos, pois ao fazer a verificação prévia da capacidade financeira do consorciado, a administradora consegue medir a possibilidade de inadimplência ou desistência do futuro cliente e, dessa forma, diminuir o risco para o grupo.

Para o cliente, o rating fornece informações sobre o Score (pontuação) no momento da entrada da cota e, dessa forma, não cria falsas expectativas de contemplação e faturamento do bem.

Além disso, outro ponto importante é que a verificação de rating no momento da entrada da cota é uma exigência do Banco Central e todas as administradoras de consórcio devem adotar essa verificação no momento da venda.

A Embracon exige o Score mais baixo da escala de rating para a entrada da cota, ou seja, a análise vai impedir a entrada da cota de quem realmente não possui os requisitos financeiros mínimos para adquirir o consórcio, e é uma das empresas pioneiras a adotar esse tipo de análise.