Anfir apura o melhor janeiro em sete anos

Anfir apura o melhor janeiro em sete anos

Entregas da indústria de implementos rodoviários inicia 2022 em alta perto de 3,5%

O segmento de implementos rodoviários começa o ano aquecido com vendas 3,43% maiores. No mês passado o mercado transportador recebeu 11,6 mil produtos ante 11,2 mil entregues no mesmo período de 2021. Segundo a associação dos fabricantes, a Anfir, foi o melhor volume apurado desde 2014.

Apesar da disposição compradora do mercado, a associação entende ser prematuro estimar como será o comportamento das vendas ao longo dos próximos meses. José Carlos Spricigo, presidente da Anfir, no entanto, arrisca uma expansão entre 5% e 10% com base no realizado no ano passado. “O resultado indica que podemos ter um ano promissor para os negócios da indústria.”

Com participação de quase 58% no total das vendas, os 6,7 mil reboques e semirreboques emplacados em janeiro representaram estabilidade na comparação com o mesmo mês do ano passado, com uma diferença de apenas de três unidades a menos, leve queda de 0,04%.

A Anfir, porém, sinaliza que espera mais, porque “o momento antecede os principais negócio do segmento, como a safra e a retomada das obras públicas e privadas”, resume Spricigo.

Por sua vez, os produtos mais voltados às operações de distribuição urbana de carga registraram em janeiro alta de 8,6%. No período foram entregues 4,9 mil carrocerias sobre chassi ante 4,5 mil apuradas há doze meses.

Para o presidente da associação, o desempenho pode indicar que a circulação de mercadorias nas cidades não perdeu ritmo e segue recuperando perdas do passado recente.

A Anfir também apresentou o balanço das exportações do ano passado. Em 2021, os embarques somaram pouco mais de 5 mil implementos, volume 101% superior ao apurado em 2020, de 2,5 mil reboques e semirreboques.

Fonte: Auto Indústria

chat Eva