Valores de consórcio de imoveis

Conquistar a casa própria, fazer a reforma tão aguardada no imóvel ou comprar um terreno para construir. Muitos brasileiros compartilham do mesmo sonho, não é verdade?

Mesmo assim, como os investimentos no mercado imobiliário costumam ser altos, essas idealizações acabam ficando apenas no mundo da fantasia. Mas não precisa ser assim!

Com o passar dos anos, diversas pessoas têm buscado o valores de consórcio de imóveis e viram que tem uma chance de tirar seus planos do papel. Isso porque, o negócio é perfeito para quem não tem condições de fazer esse tipo de aquisição à vista ou não consegue assumir as parcelas de um financiamento tradicional.

Ficou interessado em saber mais sobre valores de consórcio de imóveis? Então continue lendo este artigo para ver como funciona o consórcio de imóveis e entender quais os principais cuidados que você precisa tomar ao adquirir uma cota.

Confira!

Saiba como funcionam os valores de consórcio de imóveis

Antes de saber como funcionam os valores de consórcio de imóveis, é preciso entender o conceito, imagine um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, neste caso, um imóvel, mas nenhuma delas tem a quantia necessária em mãos. Então, elas começam a contribuir mensalmente com valores iguais, assim essas pessoas têm a possibilidade de comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

Para definir quem fica com o imóvel da vez, são realizados sorteios entre os membros do grupo. Caso a pessoa seja contemplada, será necessário contribuir até o prazo estipulado, assim, todos conseguem conquistar seu objetivo mais cedo ou mais tarde.

Quem fica responsável por organizar e gerenciar os valores de consórcio de imóveis é a empresa administradora, que distribui os interessados de acordo com o valor do crédito pretendido.

Também fica sob responsabilidade da administradora o papel de organizar as assembleias mensais, reuniões onde acontecem as contemplações e são passadas informações do interesse dos participantes.

De forma geral,  ao contratar por valores de consórcio imobiliário, você passa a fazer parte de um grupo com o mesmo objetivo fazendo uma poupança coletiva destinada à compra de um bem previamente definido.

Quais são os valores de consórcio de imóveis?

Outra grande vantagem ao fazer um consórcio de imóvel é que não existe a necessidade de arcar com os juros que, normalmente, são cobrados em outros modelos de aquisição parcelada. Será necessário contribuir apenas com algumas taxas, que são bem mais acessíveis e não comprometem o seu orçamento. As parcelas no consórcio de imóveis podem chegar até 240 meses.

São elas:

Valores de Consórcio de Imóveis em Fundo Comum

O Fundo Comum (FC) é o percentual da parcela que compõe o caixa do grupo a ser utilizado para a contemplação das cartas de crédito.

Do ponto de vista da administradora, ele inclui tanto o valor pago pelo consorciado quanto o que é inserido pelos outros participantes do consórcio. Porém, para o consorciado, ele consiste em apenas uma prestação do bem.

O peso do fundo comum em suas parcelas é o valor integral do bem, dividido pelo total de prestações a serem pagas. Um bem no valor de R$20.000, dividido em 50 partes, representa um montante base de R$400, sem contar com as taxas adicionais.

Taxa de Administração

A Taxa de Administração (TA) representa o trabalho dos profissionais que vigiam a conta e a estrutura usada para fazer toda a negociação com segurança e legalidade. Essa taxa é mais barata do que os juros do parcelamento tradicional.

A taxa de administração varia de acordo com cada administradora, o valor total é incluído em cada parcela calculado a partir da divisão da taxa total pelo prazo de duração do consórcio contratado. Exemplo, se a TA total for de 10%, o percentual mensal cobrado para um grupo com 180 meses será de 0,0555% (10 ÷ 180 = 0,0555).

Fundo de Reserva

O Fundo de Reserva (FR), também é incluído na parcela e se destina a formar um caixa suficiente para cobrir alguns imprevistos que poderiam comprometer o custeio das cartas de crédito, como inadimplência ou atraso nas parcelas de outros membros.

Assim como ocorre com a TA, o FR é estipulado por cada administradora, e não possui um padrão definido. Se o total do FR previsto for de 2%, por exemplo, o percentual do valor incluído na parcela de um consórcio de 180 meses será de 0,0111% (2 ÷ 180). Vale lembrar que o valor final do fundo e os momentos os quais ele pode ou não ser usado dependem das condições do contrato, ou seja, a administradora cria regras para sua utilização.

Seguro 

Uma outra maneira de garantir que um grupo de consorciados seja capaz de honrar as cartas de crédito é incluir um seguro para sua cota.

Existem duas opções de seguro: o de quebra de garantia que, quando ativado, um dos membros fica inadimplente, e o de vida, que cobre as prestações caso ocorra algum infortúnio.

Quando existe cobrança de seguros, o valor da apólice é estabelecido pela administradora, não havendo um percentual definido.

Taxa de Adesão

A taxa de adesão pode ser cobrada de alguns participantes ao iniciarem um grupo, no ato de assinatura do contrato. Caso isso aconteça é preciso descontar esse valor da taxa de administração. Caso a empresa não consiga fechar o grupo em 90 dias, deve devolver a quantia cobrada.

Como utilizar a carta de crédito

Uma das principais dúvidas sobre os valores de consórcio de imóveis, diz respeito ao uso da carta de crédito. Vale ressaltar que esse é o documento que o participante recebe ao ser contemplado, que possibilita adquirir o bem ou contratar o serviço desejado.

Ao contrário do que muita gente imagina, a carta de crédito obtida por um consórcio pode ser utilizada para diversos fins, como a compra de um imóvel novo ou usado, para uso residencial ou comercial, ou até mesmo um terreno. Também existe a possibilidade de usar o saldo para fazer uma reforma na casa ou quitar dívidas referentes à negociação de imóveis com instituições financeiras.

Caso o consorciado opte por receber o valor contratado em dinheiro, será preciso aguardar pelo prazo de 180 dias após a contemplação. Também será necessário estar com o plano devidamente quitado para fazer essa solicitação.

Não tem segredo! Caso tenha mais alguma dúvida a Embracon é especialista no ramo de consórcios no Brasil, e está preparada para te ajudar nesta nova fase.

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva