O consórcio é uma modalidade que está ficando cada vez mais conhecida por facilitar a compra de bens de alto valor.
Durante muitos anos, as pessoas lembravam do nome do consórcio para a compra de um carro. Desde os anos 90, o consórcio também tem sido contratado para facilitar a compra de um imóvel. Ou seja, você não precisa mais depender de toda a burocracia do financiamento para investir na sua casa ou apartamento.
Aliás, com o consórcio de imóveis você tem liberdade para usar a carta de crédito com diferentes objetivos. É possível investir em um empreendimento, em um apartamento na planta, uma casa de veraneio e até mesmo um terreno rural, seja com o objetivo de plantar, criar gado ou até mesmo montar um novo negócio.
Na sequência, daremos algumas dicas de como prosseguir para a compra de um terreno rural.
Saiba o que é consórcio para imóveis rurais
Vamos explicar de forma simples o que é consórcio para imóveis rurais. Imagine um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, neste caso, um imóvel, mas nenhuma delas tem a quantia necessária em mãos. Sendo assim, elas passam a contribuir mensalmente com valores iguais.
Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a empresa administradora de consórcio para imóveis rurais, que distribui os interessados de acordo com o valor do crédito pretendido e a disponibilidade de cada grupo.
Para definir quem fica com o imóvel da vez, são realizados sorteios entre os membros do grupo. Caso a pessoa seja contemplada, será necessário contribuir até o prazo estipulado, assim, todos conseguem conquistar seu objetivo mais cedo ou mais tarde.
De forma geral, ao contratar um consórcio para imóveis rurais, você passa a fazer parte de um grupo com o mesmo objetivo, fazendo uma poupança coletiva destinada à compra de um bem previamente definido.
Ainda existem outros fatores importantes que você deve conhecer antes de resolver fechar negócio. Você conhecerá as principais a seguir:
Com o consórcio para imóveis rurais você não paga juros
Esse é um dos fatores mais interessantes quando o assunto é consórcio para imóveis rurais. Não existe cobrança de juros. Isso porque a intenção é usar o dinheiro das parcelas pagas pelos consorciados para a aquisição de bens à vista.
Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, essa é uma excelente opção para quem quer fugir dos altos valores praticados pelos financiamentos tradicionais!
Os consorciados precisam arcar apenas com algumas taxas impostas pelas administradoras, como:
- taxa de administração: corresponde à remuneração da administradora pela gestão do consórcio;
- fundo comum: o valor efetivamente empregado na compra do bem designado;
- seguro: como os de vida e de quebra de garantia;
- fundo de reserva: destinado a proteger o funcionamento do grupo em alguns casos, como na inadimplência de algum membro. Caso haja recursos nesse fundo no encerramento do grupo, o valor é restituído proporcionalmente aos consorciados.
Colocando tudo na ponta do lápis, o consórcio se mostra uma alternativa muito mais em conta, já que suas taxas causam um impacto muito menor nas parcelas mensais. Faça as contas e veja como pode ser vantajoso para você e sua família!
Facilidade na hora de adquirir uma cota
Além dos valores inacessíveis, toda a burocracia envolvida é outro detalhe que acaba afastando muitas pessoas dos modelos de compras tradicionais. Por esse motivo que o consórcio para imóveis rurais acaba se destacando, visto que sua adesão é muito mais simples e suas exigências são menos rígidas.
A análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, o que ajuda muito as pessoas que não tem como comprovar uma renda fixa, como os trabalhadores autônomos.
Contemplação de consórcio para imóveis rurais
Muitas pessoas não sabem como funciona o consórcio para imóveis rurais e acham que ele é muito complexo. Na verdade, é menos complicado do que parece. Quando você contrata o consórcio, passa a fazer parte de um grupo e a pagar as parcelas mensais, que são referentes a uma carta de crédito. A partir desse momento, você pode ser contemplado e, então, pode fazer a aquisição do bem à vista.
A carta de crédito é um documento que corresponde ao valor selecionado na contratação. Ou seja, quando você vai comprar a casa própria, não entrega o dinheiro, mas esse papel. Já a contemplação depende do processo realizado pela administradora.
É obrigatório ser realizado pelo menos um sorteio por mês. Nessa mesma data são verificados os lances, que são percentuais ofertados como forma de antecipar a contemplação da carta de crédito. Existem duas maneiras de alcançar esse objetivo.
Lance livre
Esse é o formato mais conhecido de antecipação de contemplação. O consorciado oferece um percentual que corresponde a uma quantidade X de parcelas. Por exemplo: a oferta é de R$ 40 mil, equivalente a 20% da carta de crédito. Caso esse seja o lance mais alto, ele ganha a carta de crédito. Se houver duas ou mais ofertas iguais, é feito um sorteio exclusivo.
Lance fixo
Essa é mais uma opção para os consorciados. No lance fixo a administradora determina a quantidade mínima de parcelas para a possibilidade de antecipação da contemplação. É o caso, por exemplo, da exigência de 20% de lance. Todos que fizerem sua oferta participarão de um sorteio diferenciado.
Em qualquer uma das modalidades de lance e também no sorteio, a contemplação fornece o direito ao uso da carta de crédito, desde que o consorciado esteja em dia com as parcelas. Com o documento em mãos você tem o mesmo poder de compra à vista e, por isso, consegue negociar com mais facilidade e pode obter mais vantagens.
Como utilizar a carta de crédito
Uma das principais dúvidas sobre consórcio para imóveis rurais diz respeito ao uso da carta de crédito. Vale ressaltar que esse é o documento que o participante recebe ao ser contemplado, que possibilita adquirir o bem ou contratar o serviço desejado.
Ao contrário do que muita gente imagina, a carta de crédito obtida por um consórcio pode ser utilizada para diversos fins, como a compra de um imóvel novo ou usado, para uso residencial ou comercial, ou até mesmo um terreno. Também existe a possibilidade de usar o saldo para fazer uma reforma na casa ou quitar dívidas referentes à negociação de imóveis com instituições financeiras.
Caso o consorciado opte por receber o valor contratado em dinheiro, será preciso aguardar pelo prazo de 180 dias após a contemplação. Também será necessário estar com o plano devidamente quitado para fazer essa solicitação.
Já entendeu como funciona o consórcio para imóveis rurais? Então o que está esperando?! A Embracon é especialista no ramo de consórcios no Brasil, e você pode fazer uma simulação agora mesmo e ainda tirar todas as dúvidas que precisar.