Se você está pensando na aquisição do próprio imóvel ou ampliar o patrimônio, sem a necessidade de burocracia envolvida em um financiamento, está no lugar certo.
No mercado convencional de financiamentos os investimentos no mercado imobiliário costumam ser altos, e os planos de adquirir a casa própria acabam ficando para depois. Mas isso não precisa acontecer com você!
Muitas pessoas tem procurado saber se o consórcio imobiliário vale a pena, por ser uma oportunidade de tirar seus planos do papel. Isso porque, o negócio é ideal para quem não tem condições de fazer esse tipo de aquisição à vista ou não consegue assumir as parcelas de um financiamento tradicional.
Se você quer saber se o consórcio imobiliário vale a pena, então continue a leitura deste artigo para entender quais os principais cuidados que você precisa tomar ao adquirir uma cota.
Provas de que consórcio imobiliário vale a pena
Confira as vantagens que separamos para que você tome suas próprias conclusões se o consórcio imobiliário vale a pena.
Parcelas que cabem no seu bolso
Com um modelo de planejamento a longo prazo, é possível ter parcelas com custo mais baixo. Assim fica mais fácil realizar os pagamento sem comprometer o orçamento da família, não é mesmo?
Zero de entrada
Outra vantagem que faz do consórcio uma das melhores opções, afinal, ter uma grande quantia para dar de entrada pode ser um balde de água fria para quem quer comprar um imóvel.
O sonho de comprar a casa própria nem sempre vem junto com o momento em que temos uma grande quantia para dar de entrada, e isso torna o consórcio ainda mais interessante.
Sem juros
Esse é o grande destaque ao considerar se o consórcio imobiliário vale a pena. Os juros normalmente são cobrados em modalidades de crédito em que o banco empresta dinheiro ou quando o cliente atrasa algum pagamento.
Quando passamos para o consórcio, as cartas de crédito são custeadas pelos próprios conveniados e não pelo banco. Sendo assim, não existe cobrança de juros no consórcio imobiliário.
Mas, é preciso ressaltar que juro não é taxa de administração, que é o valor cobrado pela administradora do consórcio para gerenciar os conveniados, cartas de crédito, sorteios e afins.
Total transparência
Quando você perceber que o consórcio imobiliário vale a pena, pode ter certeza que terá informações claras, e saberá exatamente o quanto pagará até o final, sem surpresas de juros embutidos ou outros produtos que vão surgindo no meio do caminho.
Utilize a carta de crédito como quiser
Assim que é contemplado e recebe a carta de crédito, você pode comprar um imóvel novo ou usado, residencial ou comercial, e até mesmo fazer reformas ou adquirir um terreno.
Flexibilidade financeira
Você pode escolher por diversos planos, de modo que você encontre aquele que melhor se adeque a sua realidade. A carta de crédito pode ser no valor final do imóvel ou parte do valor. Essa flexibilidade permite que você possa se planejar de acordo com seu orçamento.
Mais versatilidade
A análise da ficha cadastral costuma ser mais rápida e flexível que em outros modelos de compra de imóvel, o que facilita o processo para profissionais autônomos que não tem renda fixa e pessoas com restrição de crédito
Com uma análise mais flexível e um modelo de pagamento mais confortável, o consórcio imobiliário vale a pena por ser mais acessível.
Você pode usar seu FGTS para adiantar sua aquisição
Você pode utilizar seu FGTS para lance, amortização ou quitação das parcelas. Dessa forma, você consegue oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.
Investimento para o futuro garante que o consórcio imobiliário vale a pena
Além de uma ótima forma para aquisição de um imóvel, o consórcio é também um investimento seguro para seu futuro. Até porque, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, pois com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.
Cuidados ao compreender que consórcio imobiliário vale a pena
O consórcio imobiliário vale a pena, pois é uma excelente oportunidade para quem quer ter um lar para chamar de seu. Mas é necessário ficar atento às condições na hora de contratar para não ter dor de cabeça depois, siga as dicas a seguir:
Tenha certeza de que está fazendo negócio com segurança
Antes de fechar qualquer tipo de contrato, certifique-se que a administradora do consórcio está registrada no Banco Central. Faça buscas sobre a reputação da empresa e procure referências. O consórcio é um planejamento de longo prazo, por isso, é imprescindível que você esteja com uma empresa que possa confiar.
Analise os termos
Assim que tiver o contrato em mãos, faça uma leitura atenta do documento e tire todas suas dúvidas antes de assinar. Também não realize pagamentos sem que haja um contrato formalizado entre as partes.
Confirme se o valor proposto com reajuste cabe no seu orçamento
Analise com cuidado as condições ofertadas para saber se encaixam com seu perfil, estude as taxas, valor solicitado, prazo de pagamento e as formas de contemplação da carta de crédito. É válido ressaltar que você deve continuar pagando as parcelas mesmo depois de contemplado.
Fique atento!
Infelizmente existem pessoas que tentam se valer do sonho alheio para cometer crimes. Desconfie de ofertas muito tentadoras, especialmente se elas vierem acompanhadas de pedidos de pagamento antecipado.
Alguns golpistas chegam a utilizar grandes sites para oferecer cartas de crédito de consórcio já contempladas. A venda da carta não é proibida, ainda assim é necessário ter atenção quanto à idoneidade do vendedor.
Para sua segurança, procure sempre por empresas com nome no mercado e que vão poder dar todo suporte necessário.
A Embracon é especialista no ramo de consórcios no Brasil, o que a torna a melhor opção para quem tem dúvida se o consórcio imobiliário vale a pena. Faça uma simulação conosco para entender todas as vantagens do negócio e conquiste sua casa própria.