Código de Ética - Consórcio Embracon

Código de Ética - Consórcio Embracon

Vários são os motivos que levam as empresas ao sucesso. O trabalho, a dedicação, a persistência, a motivação, a resiliência e muitos outros fatores que, somados, naturalmente farão toda a diferença em seus resultados. Porém, nenhum valor é mais forte e impactante, não só no ambiente corporativo, como também na vida pessoal, do que a ética.  A ética, quando verdadeiramente praticada pelas pessoas, gera confiança, que resulta sucesso e prosperidade sustentáveis, não só para a empresa, como para todos que dela fazem parte. Em um ambiente multicultural como o nosso, onde reunimos milhares de colaboradores, de diferentes raças, credos, idades, gêneros e sexualidade, é muito importante que tenhamos registrados, de forma clara e inequívoca, qual é a nossa razão de ser, quais são os nossos valores e, baseados e inspirados nestes valores, quais regras devemos estabelecer e seguir para que tenhamos aqui um ambiente confiável, honesto, transparente e verdadeiramente ético. Para isso, criamos há muitos anos, o nosso código de ética, que já era do conhecimento de todos os nossos colaboradores. Elaboramos agora uma revisão, deixando-o ainda mais objetivo e prático de se ler, entender e aplicar. Pedimos a todos que o leiam atentamente, procurando absorver e praticar tudo que nele está contido. Isto é, sem sombra de dúvida, uma condição indispensável para que possamos nos inserir em nosso contexto empresarial e usufruir de todos os benefícios que poderão advir, fruto deste trabalho honesto e ético que desejamos que todos realizem. Vamos continuar firmes nesta caminhada rumo ao futuro. Queremos continuar investindo e agregando valor a você, a sua família, aos nossos clientes e a nossa sociedade como um todo. Vamos construir aqui, juntos, uma vida digna, confortável e feliz! Muito obrigado e boa leitura.  Um abraço, Guido e Juarez

INTRODUÇÃO

O nosso código de ética estabelece para todos os nossos clientes, fornecedores, parceiros, e todas as partes relacionadas quais atitudes e ações são premissas para nós, que devem ser observadas e seguidas de forma inviolável em todas as nossas relações. A Embracon assume, conscientemente, como razão de ser:  “Realizar sonhos”, uma vez que são os sonhos que dão sentido às nossas vidas, e sabemos que cada sonho é único. Por isso, valorizamos as diferenças e nos adaptamos as necessidades de cada cliente, sem perder de vista o exercício dos nossos valores como integridade e simplicidade. Isso intensifica nossa crença de que podemos construir nossa evolução juntos, inovando sempre, gerando o desenvolvimento de nossos clientes, colaboradores e comunidade. Sendo assim, toda e qualquer ação que possa ferir nossos valores: Integridade, Simplicidade, Construir juntos e Inovar sempre, será tratada como uma violação a este código de ética.

PROMESSAS

Somos uma empresa que vive para realizar sonhos, e acreditamos que a jornada entre o sonho e a sua realização só é possível quando construída em relações de muita transparência e confiança.

Por isso é dever de todos os colaboradores, o cumprimento de nossa razão de ser, mantendo com nossos clientes e partes relacionadas uma comunicação objetiva e assertiva, baseada em nossos valores, e sem omissão ou jogo de palavras. Não toleramos que sejam realizadas promessas ou garantias que não possamos atender de acordo com as nossas políticas, regras de negócio e leis.

VIOLAÇÕES RELACIONADAS A PROMESSAS:

  • 1) Prometer algo que não poderá ser cumprido pela Embracon, em qualquer tipo de relacionamento estabelecido, sejam promessas internas, junto a colaboradores ou externas, junto a fornecedores, parceiros, clientes e comunidade.
  • 2) Na comercialização de nossos produtos, toda informação deve ser prestada ao cliente de forma transparente, sem rodeios, omissões, jogos de palavras, devendo este momento ser cercado de todos os esclarecimentos necessários, com o objetivo de se evitar dúvidas que poderão resultar em um cliente insatisfeito.
  • 3) Gerar falsa expectativa com relação aos nossos produtos, no que se refere a prazos, valores, regras e disposições contratuais.
  • 4) Obter resultados a qualquer custo, provocando expectativas a respeito de produtos ou serviços que não condizem com a realidade, ou induzindo clientes e consumidores ao erro, colocando assim as necessidades e interesses do cliente em segundo plano.

USO DE INFORMAÇÕES

As informações são um dos ativos mais importantes de nosso patrimônio, seja de nossa imagem, posicionamento interno e externo, informações de clientes, colaboradores, procedimentos, políticas, produtos comerciais e planejamento. Todos esses itens são sensíveis e grande parte deles são sigilosos, afinal, eles nos dão vantagem competitiva e nos diferenciam perante o mercado.

Por isso compete a todos proteger esses dados, usando-os e manipulando-os de forma responsável e de acordo com nossos valores e políticas internas, não utilizando essas informações para obtenção de qualquer tipo de vantagem de negócio ou privilégio pessoal, ou ainda, para aferir prejuízo a Embracon.

VIOLAÇÕES RELACIONADAS A USO DE INFORMAÇÕES:

  • 5) Usar o nome da Embracon de forma individualizada. A utilização da marca será permitida exclusivamente nos registros de perfis e websites oficiais da empresa e atualizados pela área responsável.
  • 6) Obter qualquer tipo de vantagem pessoal, financeira ou de negócio, ou ainda em prejuízo da Embracon proveniente de informações privilegiadas e/ou atos que não estejam de acordo com nossas normas, legislações e políticas.
  • 7) Tornar pública e/ou compartilhar indevidamente informações sigilosas da organização ou de responsabilidade de seu cargo.
  • 8) Usar ou manipular inadequadamente dados, e-mails e/ ou valores pertencentes à empresa, em desacordo com a Política da Segurança da Informação, e Privacidade de Dados.
  • 9) Dar entrevistas, esclarecimentos ou declarações em público que envolvam o nome ou as atividades dos integrantes da Embracon, sem a devida e formal autorização.
  • 10) Fomentar comentários que comprometam ou prejudiquem, de alguma forma, a imagem da empresa ou a moral de qualquer integrante da equipe Embracon, ou de seus Parceiros.

NOSSOS RECURSOS

A Embracon sempre procura dispor dos melhores recursos, para atender e até mesmo superar as necessidades para que o nosso trabalho seja realizado de forma eficaz e eficiente e assim possamos cumprir nossa função, nossos objetivos como grupo e enfim, nossa razão de ser. O mau uso de tais recursos providos pela empresa impede não somente que os resultados sejam atingidos, como atestam uma violação a este código de ética.

VIOLAÇÕES RELACIONADAS AOS NOSSOS RECURSOS:

  • 11) Usar processos da empresa e/ou sistemas de negócio, independentemente do contexto, para tirar vantagem pessoal em seu favor ou de terceiros.
  • 12) Usar em benefício próprio ou apropriar-se de bens físicos e intelectuais de propriedade da Embracon.

AMBIENTE DE TRABALHO

Acreditamos que o ambiente em que estamos inseridos influencia diretamente o engajamento e os resultados das equipes. Por isso cabe a cada um de nós promover um ambiente que reflita a cultura e os princípios da Embracon, e assim proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento das pessoas.

É imprescindível nos atentarmos e praticarmos os valores da Embracon em nosso dia a dia para conquistarmos credibilidade e confiança ao longo de nossa trajetória na empresa e também para a manutenção de um ambiente respeitoso no alcance dos resultados conjuntos. Assim, garantimos internamente a conduta e imagem de lisura que queremos passar a nossos clientes, mercado e sociedade.

VIOLAÇÕES RELACIONADAS AO AMBIENTE DE TRABALHO:

  • 13) Utilizar-se do poder de seu cargo para intimidar, ameaçar, assediar ou criar situações de constrangimento a qualquer pessoa na Embracon, sejam liderados ou não, pares, terceiros ou parceiros.
  • 14) Ter qualquer atitude preconceituosa ou discriminatória em função de: raça, cor, nacionalidade, religião, gênero, idade, estado civil, orientação sexual, diferenças étnicas ou posição social, além de cargo, hierarquia, tempo de serviço em nossa empresa ou deficiências.
  • 15) Utilizar a Embracon para apoiar, patrocinar ou praticar atividades cívicas, religiosas ou políticas. Exemplos: Orações, assinatura de e-mails com frases religiosas, apologias ou qualquer tipo discussão política.
  • 16) Praticar jogos de azar, inclusive os adotados no mercado de apostas, nas dependências da Embracon.
  • 17) Solicitar, conceder ou cobrar empréstimos de qualquer natureza a colegas de trabalho, no ambiente corporativo.
  • 18) Praticar ou ter praticado ato(s), dentro ou fora da empresa, que comprovadamente tenha(m) causado prejuízo(s), moral (is) ou financeiro(s), a terceiros.
  • 19) Consumir ou apresentar-se sob o efeito de drogas ilícitas e/ou de bebidas alcoólicas no exercício de suas atividades profissionais. No caso de eventos realizados ou patrocinados pela Embracon, será uma violação a este código apresentar comportamento desrespeitoso e desalinhado aos valores morais e éticos por motivo de consumo exagerado.

CONFLITO DE INTERESSES

Uma vez que assumimos a responsabilidade em oferecer nossas competências a serviço da Embracon, assumimos a responsabilidade também por defender seus interesses.

Quando uma decisão é tomada em favor de interesses que não os da empresa, podemos ter um conflito e uma possível violação a este código. Por isso, todo e qualquer conflito de de interesses existente ou aparente deve ser comunicado, para que seja analisado pela equipe de compliance e então tomadas as medidas cabíveis.

VIOLAÇÕES RELACIONADAS A CONFLITO DE INTERESSES:

  • 20) A Embracon deverá ser informada em qualquer ocasião em que um colaborador trabalhar em outras organizações. Não serão permitidas situações de dupla jornada quando for identificado qualquer tipo de conflito com os interesses da Embracon, seus clientes, e partes relacionadas. Ter um outro trabalho não será considerado um desvio de conduta, mas não informá-lo a empresa será. A equipe de compliance deverá ser acionada para avaliar o conflito de interesse e retornar ao colaborador.
  • 21) Aliciar autoridades, funcionários públicos, permissionários de serviço público, ou candidatos a cargos eletivos, por meio de presentes ou de vantagens pessoais, para facilitar negócios; incentivar que cumpram as próprias obrigações legais ou apressem rotinas, Tais expedientes constituem formas de corrupção, além de configurarem infrações penais, conforme prevê a Lei 12.846/2013.
  • 22) Evitar aceitar cortesias e contribuições, devendo esses quando recebidos estar a disposição da Embracon. Relacionamentos externos ou praxes comerciais podem ser rotulados como tentativas de aliciamentos ou como forma de influenciar tomadores de decisão, tanto no âmbito comercial como no âmbito político. Exemplos: convites para refeições, presentes, ofertas de gratificações, prêmios, descontos em transações de caráter pessoal, viagens de negócios ou de lazer, eventos esportivos, shows, espetáculos culturais ou favores de qualquer espécie.
  • 23) A Embracon é pautada pelas relações humanas, logo, os vínculos entre os colaboradores são respeitados. Entretanto, limites são necessários. Não será permitida a contratação ou movimentação de parentes ou qualquer pessoa com relações de proximidade por parte de administradores e colaboradores, quando houver:
    • a. subordinação direta hierárquica;
    • b. influência de decisão e na gestão de processos (atividades);
    • c. influência nas tomadas de decisões referentes à remuneração e desempenho;
    • d. quaisquer situações que gerem conflitos de interesse. Ter uma relação de parentesco com um colaborador Embracon e não informá-la nas fichas admissionais, de movimentação funcional, ou quaisquer formulários aplicáveis, será considerado um desvio ao código de conduta.‍

VIOLAÇÕES E DENÚNCIAS

EM CASO DE VIOLAÇÃO A ESTE CÓDIGO

As violações a este código estão sujeitas a ações disciplinares aplicáveis, independentemente do nível hierárquico, sem prejuízo das penalidades legais cabíveis.

COMO DENUNCIAR

Colaboradores ou terceiros podem denunciar ao tomar conhecimento de violação ao código de ética, as políticas e/ou normas da organização, ou ainda, caso tenha Informações de eventual descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis a administradoras de consórcio e garantimos o compromisso com a não retaliação. As denúncias podem ser feitas por meio dos seguintes canais e forma anônima

GRC – Coordenadoria de Governança e Compliance: denuncia.etica@embracon.com.br‍

Canal de denúncia externo pelo telefone 0800 718 9803

Site da Embracon – www.embracon.com.br/governanca

Ao realizar um relato procure fornecer o máximo de detalhes para fundamentá-la, bem como, coletar e enviar evidências para apoiar a investigação que será realizada.

NOSSO COMPROMISSO

O alinhamento de cada um de nós com a ética e as diretrizes de nosso código, é a base para continuidade de nossa empresa e a construção de uma trajetória profissional de sucesso na Embracon.  Para isto, é fundamental que, caso identifiquemos qualquer situação ou suspeita de violação de alguma dessas disposições, estejamos comprometidos a comunicar a situação. Em contrapartida, o compromisso dos que recebem tais relatos e denúncias em cada canal apresentado é:

  • Manter rigoroso sigilo na apuração dos fatos e anonimato do denunciado.
  • Manter anonimato a quem assim o desejar.
  • Realizar a apuração com total independência.
  • Desconsiderar denúncias ou acusações inconsistentes e/ou sem fundamentos.
Em casos de mau uso deste código ou em assuntos relacionados a ele, medidas e sanções disciplinares também serão aplicadas àqueles que:
  • Fizerem denúncias ou acusações de má-fé, visando prejudicar alguém ou a Embracon;
  • Coibirem o ato de denunciar situações antiéticas e em desacordo com os valores e diretrizes da Embracon;
  • Deixarem de aplicar as sanções sejam elas advertências, suspensões ou desligamentos necessários e determinados em decorrência da prática de ações descritas nesse código;
Punirem ou retaliarem quem reportar de boa fé aos canais competentes de notificação a ocorrência de assédio, discriminação ou quaisquer infrações presentes nesse código, gerando um clima interno de perseguição, medo e descrédito.

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