Vários são os motivos que levam as empresas ao sucesso. O trabalho, a dedicação, a persistência, a motivação, a resiliência e muitos outros fatores que, somados, naturalmente farão toda a diferença em seus resultados. Porém, nenhum valor é mais forte e impactante, não só no ambiente corporativo, como também na vida pessoal, do que a ética. A ética, quando verdadeiramente praticada pelas pessoas, gera confiança, que resulta sucesso e prosperidade sustentáveis, não só para a empresa, como para todos que dela fazem parte. Em um ambiente multicultural como o nosso, onde reunimos milhares de colaboradores, de diferentes raças, credos, idades, gêneros e sexualidade, é muito importante que tenhamos registrados, de forma clara e inequívoca, qual é a nossa razão de ser, quais são os nossos valores e, baseados e inspirados nestes valores, quais regras devemos estabelecer e seguir para que tenhamos aqui um ambiente confiável, honesto, transparente e verdadeiramente ético. Para isso, criamos há muitos anos, o nosso código de ética, que já era do conhecimento de todos os nossos colaboradores. Elaboramos agora uma revisão, deixando-o ainda mais objetivo e prático de se ler, entender e aplicar. Pedimos a todos que o leiam atentamente, procurando absorver e praticar tudo que nele está contido. Isto é, sem sombra de dúvida, uma condição indispensável para que possamos nos inserir em nosso contexto empresarial e usufruir de todos os benefícios que poderão advir, fruto deste trabalho honesto e ético que desejamos que todos realizem. Vamos continuar firmes nesta caminhada rumo ao futuro. Queremos continuar investindo e agregando valor a você, a sua família, aos nossos clientes e a nossa sociedade como um todo. Vamos construir aqui, juntos, uma vida digna, confortável e feliz! Muito obrigado e boa leitura. Um abraço, Guido e Juarez
O nosso código de ética estabelece para todos os nossos clientes, fornecedores, parceiros, e todas as partes relacionadas quais atitudes e ações são premissas para nós, que devem ser observadas e seguidas de forma inviolável em todas as nossas relações. A Embracon assume, conscientemente, como razão de ser: “Realizar sonhos”, uma vez que são os sonhos que dão sentido às nossas vidas, e sabemos que cada sonho é único. Por isso, valorizamos as diferenças e nos adaptamos as necessidades de cada cliente, sem perder de vista o exercício dos nossos valores como integridade e simplicidade. Isso intensifica nossa crença de que podemos construir nossa evolução juntos, inovando sempre, gerando o desenvolvimento de nossos clientes, colaboradores e comunidade. Sendo assim, toda e qualquer ação que possa ferir nossos valores: Integridade, Simplicidade, Construir juntos e Inovar sempre, será tratada como uma violação a este código de ética.
Somos uma empresa que vive para realizar sonhos, e acreditamos que a jornada entre o sonho e a sua realização só é possível quando construída em relações de muita transparência e confiança.
Por isso é dever de todos os colaboradores, o cumprimento de nossa razão de ser, mantendo com nossos clientes e partes relacionadas uma comunicação objetiva e assertiva, baseada em nossos valores, e sem omissão ou jogo de palavras. Não toleramos que sejam realizadas promessas ou garantias que não possamos atender de acordo com as nossas políticas, regras de negócio e leis.
VIOLAÇÕES RELACIONADAS A PROMESSAS:
As informações são um dos ativos mais importantes de nosso patrimônio, seja de nossa imagem, posicionamento interno e externo, informações de clientes, colaboradores, procedimentos, políticas, produtos comerciais e planejamento. Todos esses itens são sensíveis e grande parte deles são sigilosos, afinal, eles nos dão vantagem competitiva e nos diferenciam perante o mercado.
Por isso compete a todos proteger esses dados, usando-os e manipulando-os de forma responsável e de acordo com nossos valores e políticas internas, não utilizando essas informações para obtenção de qualquer tipo de vantagem de negócio ou privilégio pessoal, ou ainda, para aferir prejuízo a Embracon.
VIOLAÇÕES RELACIONADAS A USO DE INFORMAÇÕES:
A Embracon sempre procura dispor dos melhores recursos, para atender e até mesmo superar as necessidades para que o nosso trabalho seja realizado de forma eficaz e eficiente e assim possamos cumprir nossa função, nossos objetivos como grupo e enfim, nossa razão de ser. O mau uso de tais recursos providos pela empresa impede não somente que os resultados sejam atingidos, como atestam uma violação a este código de ética.
VIOLAÇÕES RELACIONADAS AOS NOSSOS RECURSOS:
Acreditamos que o ambiente em que estamos inseridos influencia diretamente o engajamento e os resultados das equipes. Por isso cabe a cada um de nós promover um ambiente que reflita a cultura e os princípios da Embracon, e assim proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento das pessoas.
É imprescindível nos atentarmos e praticarmos os valores da Embracon em nosso dia a dia para conquistarmos credibilidade e confiança ao longo de nossa trajetória na empresa e também para a manutenção de um ambiente respeitoso no alcance dos resultados conjuntos. Assim, garantimos internamente a conduta e imagem de lisura que queremos passar a nossos clientes, mercado e sociedade.
VIOLAÇÕES RELACIONADAS AO AMBIENTE DE TRABALHO:
Uma vez que assumimos a responsabilidade em oferecer nossas competências a serviço da Embracon, assumimos a responsabilidade também por defender seus interesses.
Quando uma decisão é tomada em favor de interesses que não os da empresa, podemos ter um conflito e uma possível violação a este código. Por isso, todo e qualquer conflito de de interesses existente ou aparente deve ser comunicado, para que seja analisado pela equipe de compliance e então tomadas as medidas cabíveis.
VIOLAÇÕES RELACIONADAS A CONFLITO DE INTERESSES:
VIOLAÇÕES E DENÚNCIAS
EM CASO DE VIOLAÇÃO A ESTE CÓDIGO
As violações a este código estão sujeitas a ações disciplinares aplicáveis, independentemente do nível hierárquico, sem prejuízo das penalidades legais cabíveis.
COMO DENUNCIAR
Colaboradores ou terceiros podem denunciar ao tomar conhecimento de violação ao código de ética, as políticas e/ou normas da organização, ou ainda, caso tenha Informações de eventual descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis a administradoras de consórcio e garantimos o compromisso com a não retaliação. As denúncias podem ser feitas por meio dos seguintes canais e forma anônima
GRC – Coordenadoria de Governança e Compliance: denuncia.etica@embracon.com.br
Canal de denúncia externo pelo telefone 0800 718 9803
Site da Embracon – www.embracon.com.br/governanca
Ao realizar um relato procure fornecer o máximo de detalhes para fundamentá-la, bem como, coletar e enviar evidências para apoiar a investigação que será realizada.
O alinhamento de cada um de nós com a ética e as diretrizes de nosso código, é a base para continuidade de nossa empresa e a construção de uma trajetória profissional de sucesso na Embracon. Para isto, é fundamental que, caso identifiquemos qualquer situação ou suspeita de violação de alguma dessas disposições, estejamos comprometidos a comunicar a situação. Em contrapartida, o compromisso dos que recebem tais relatos e denúncias em cada canal apresentado é: