Lavabo mais charmoso [com dicas e exemplos de decoração]

Lavabo mais charmoso [com dicas e exemplos de decoração]

Dicas de como deixar mais charmoso o seu lavabo

Para que servem os banheiros, todos sabem. Mas e o lavado? Bem, eles têm função semelhante; porém, com alguns adendos. 

É que muitas pessoas acessam os lavabos buscando ter um momento de privacidade para se ajustar e arrumar a sua imagem quando estão em um imóvel que não é o seu. Ou seja, o lavabo da sua casa também ajudará a fazer a recepção dos visitantes da sua casa. Veja.

Fonte: Vanda Carvalho Barbosa e Archduo Arquitetura

Qual o papel dos lavabos, afinal? 

Mesmo seus familiares e amigos mais íntimos podem jamais acessar a cozinha da sua residência quando lhe visitar. Contudo, em algum momento, eles vão pedir para utilizar o lavabo e vão passar um tempo dentro deste ambiente. 

Por esta razão, você deveria considerar decorar melhor esse espaço da casa para que as pessoas se sintam mais à vontade e confortáveis. E, em parte, este cenário também pode expressar uma mensagem.

De algum modo, a decoração do lavabo da sua casa pode representar um pouco da sua personalidade, gostos e preferências. Ela deve ser uma extensão da decoração do resto da área social da casa, mantendo alguma conexão de estética. 

Talvez seguindo a mesma paleta de cores ou, quem sabe, o mesmo "tom" de sofisticação, humor e irreverência que você adotou quando compôs os outros cenários do imóvel. O que acha?

Consorcio Embracon
Fonte: Angélica Paz e Ágatha Cunha
auto
Fonte: Bárbara Pavanello e Rodrigo Fonseca

Observe todos os exemplos de imagens apresentados neste texto. Então tente fazer o seguinte exercício: imagine a que tipo de residência cada um destes banheiros deve pertencer. 

É provável que a mesma linguagem de decoração deste espaço - como clássico, retrô, campestre, praiano e mais - tenha sido adotada em muitos outros cômodos. É nessa linha que trabalham os projetistas profissionais.

A diferença da 'decoração dos lavabos' para a 'decoração de outros ambientes residenciais' está nos detalhes. Pequenos itens colocados juntos dos equipamentos mais básicos - que, neste caso, trata-se da pia e da bacia sanitária - ajudarão o cômodo a ser mais funcional e atraente também. E, aliás, por conta da área reduzida, cada escolha de decoração deve ser de caso pensado.

Consorcio Embracon Imagem
Fonte: Studio Lustosa e Carina Tobias - Interiores

Sins e nãos na hora de decorar lavabos

Como dissemos antes, todo lavabo precisa ter pia e bacia sanitária - isto é indiscutível. Também é interessante que se tenha no ambiente algum tipo de espelho. 

O resto, é contestável e pode ser descartado da decoração se for provado que atrapalha na circulação ou limpeza do local. Se você chegou a essa conclusão avaliando o objeto é porque ele, provavelmente, não deve fazer parte da decoração do lavabo da sua casa.

Contudo, devemos destacar que o lavabo não é o tipo de banheiro que será utilizado diariamente. De fato, ele deve ser deixado apenas para os visitantes. E mesmo assim, neste caso, devemos nos preocupar menos com questões como umidade e odor. 

Por isso, na hora de pensar em alternativas para sua decoração, podemos ousar um pouco mais. Não tenha medo de usar a criatividade agora.

Embracon
Fonte: Fernanda Pereira
Imagem consorcio embracon
Fonte: Angélica Paz e Sueli Zampirollo

Se você fizer agora uma busca na Internet por referências de projetos de lavabo adicionando as palavras "charme" ou "luxo", encontrará exemplos surpreendentes. Inclusive, soluções que jamais poderia imaginar. 

Por exemplo, lavabos com jardins verticais, cubas de piso, tapetes felpudos, cortinas de veludo, revestimentos de papel, paredes cobertas por espelhos ou com pelúcia, e mais. É mesmo incrível.

Fonte: Jamile Lima e Daniela Gradella

Como a decoração de um lavabo se integra com o restante da casa?

Decoração de lavabos pode mesmo nos surpreender. Isto nos dá a oportunidade, como projetistas ou apreciadores, de "pensar fora caixa". Sem dúvidas, trabalhar com este ambiente pequeno pode ser um excelente exercício. 

Você até pode começar testando suas ideias para casa a partir dele. Só depois quando tudo estiver pronto, não esqueça de voltar para ele e ver se o seu cenário ainda combina com todo. Essa harmonia é muito importante.

Fonte: Studio Canto Arquitetura e D2N Arquitetura + Interiores

Cada ambiente da sua casa pode ser, no dia a dia, frequentado por apenas uma pessoa; por isso, recebe uma decoração adaptada às suas necessidades. A casa, como todo, é melhor que siga a mesma linguagem estética. Ou seja, defina um tema para ela. 

Qual será o seu estilo? Você quer que ela se pareça com uma casa de campo? Que ela imprima um clima de praia? Ou, talvez, que pareça futurista, como nos filmes?

E a resposta que você der para essas perguntas deve guiar também a decoração deste lavado. Mas, nessa fase, você irá adaptar o tema central deste projeto às particularidades das funções que o cômodo deve desempenhar. 

Já a ligação estética do lavabo com outros ambientes pode acontecer por meio das semelhanças de cores, texturas, brilhos etc. 

Imagem Consorcio Embracon
Fonte: Fernanda Peçanha e Eduarda Corrêa
auto
Fonte: Andrea Fonseca e Liliana Zenaro

Viu como seu lavabo pode ficar mais charmoso? Use estas e outras ideias e transforme esse ambiente.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.