Autônomos respondem por 57,2% do consórcio de caminhões

Autônomos respondem por 57,2% do consórcio de caminhões

Na contramão do mercado, venda de cotas de pesados cresceu 14,7% em 2020

Em contraste com a queda de 12,3% nas vendas de caminhões no acumulado de 2020, a demanda por novas cotas de consórcio nesse segmento cresceu 14,7% no ano, totalizando 108,8 mil adesões, ante as 94,8 mil de 2019. Com 57,2% de participação, os caminhoneiros autônomos são os principais clientes dessa modalidade de compra.

Os dados constam de pesquisa específica do segmento de pesados divulgada nesta terça-feira,23, pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, que mostra ainda a predominância dos caminhões pesados entre os bens mais procurados no segmento, com fatia de 49,5% das vendas. Na sequência vêm os médios (23,5%), leves (23,4%) e extrapesados (3,6%).

De acordo com a assessoria econômica da entidade, a pandêmia da Covid-19 acabou favorecendo a venda de bens ligados ao transporte e ao agronegócio. “Devido ao isolamento social, aumentou a necessidade de reabastecimento do comércio em geral, principalmente dos supermercados e das vendas on-line, o que movimentou a área de transporte, tanto com os extrapesados, cruzando as rodovias, como com os leves nas áreas urbanas”, avalia a Abac.

Fonte: Auto Indústria