5 dicas para cobrar clientes inadimplentes

5 dicas para cobrar clientes inadimplentes

Nem sempre é fácil ser cobrado e, principalmente, cobrar as clientes que estão inadimplentes. Sabemos, inclusive, o quão importante é que nossos clientes mantenham suas parcelas em dia e realizem seus sonhos.

Por isso, separamos algumas dicas simples e importantes para fazer uma cobrança de forma amigável e que faça com que seu cliente volte a ter suas parcelas em dia.

Confira abaixo:

1- Vender a cota com Seguro Embracon: um dos principais motivos que faz com que o cliente fique inadimplente é a dificuldade financeira. Por exemplo: ele pagou a primeira parcela mas perdeu o emprego. Logo, uma das primeiras coisas que ele deixará de pagar será, certamente, o consórcio. Para esse tipo de situação, o Seguro Embracon oferece um Seguro Desemprego e cobre até 4 parcelas da cota. Se o seu cliente é profissional liberal ou autônomo e sofre um acidente que gera incapacidade de trabalho, o Seguro Embracon cobre até 6 parcelas.

São duas situações delicadas, mas com o Seguro, o cliente tem um período de ‘alívio’ neste período crítico até conseguir se recuperar ou se recolocar no mercado de trabalho.

2- Cadastro de clientes: mantenha o cadastro de clientes sempre organizado. Crie uma rotina de organização no Convert + para que você tenha todos os dados atualizados de seus clientes caso você precise entrar em contato com ele.

3- Não tenha vergonha de cobrar: muitas pessoas ficam com medo de que o cliente se sinta incomodado com a cobrança. Oferecer ajuda, perguntar se ele recebeu o boleto em dia e entender qual a situação atual do seu cliente é uma forma de segurança e prevenção para que ele mantenha as parcelas do consórcio em dia.

4- Seja educado: educação, respeito e empatia é um dos segredos para gerar encantamento. Ouça o que o seu cliente tem a dizer e tente encontrar uma solução ou formas de ajudá-lo a fazer o pagamento das parcelas atrasadas.

5- Evite conflito: muitas vezes o cliente já pagou a parcela e, mesmo assim, você acaba ligando para cobrá-lo, deixando-o incomodado. Calma. Evite qualquer tipo de conflito e diga que você está disponível para ajudá-lo com qualquer dúvida ou dificuldade que ele tenha ao longo do consórcio.

Lembre-se: nosso compromisso é ajudar o cliente a realizar seus sonhos por meio do consórcio e, claro, manter o consórcio ativo!