Embracon é a nova associada do Instituto Ethos

Somos a primeira administradora de consórcio a se associar ao Instituto Ethos. O que isso significa? Trata-se de um passo para aprimorar ainda mais as nossas práticas, no que tangem à integridade, à ética e à sustentabilidade nos negócios, e dar mais visibilidade às nossas ações socialmente responsáveis em todas as esferas sociais e comerciais.

Nosso programa de Compliance é bastante robusto e atende aos pilares das melhores práticas, passando por gestão de risco, monitoramento, due diligence, canais de denúncia independentes, conformidade com a LGPD, comprometimento da alta gestão, treinamentos internos, entre outros. Tendo o código de ética como livro de cabeceira.

E o propósito da associação, entre o Instituto Ethos e a Embracon, é fomentar e fortalecer a adoção voluntária de medidas de integridade para prevenção, detecção e remediação de atos de corrupção e fraude.  Além de manter nosso compromisso com o valor “Ser íntegro”, que sustenta a relação da Embracon com clientes, parceiros, fornecedores e entidades públicas e privadas.

Para se associar, a Embracon precisou atender a princípios e compromissos essenciais, que orientam a relação entre empresa e Instituto Ethos.

“A Embracon há mais de 30 anos mantém o compromisso, com valores como ética, integridade e transparência. E a associação ao Ethos é um passo significativo para ampliar nosso olhar para assuntos relacionados ao social, como diversidade e inclusão, e ao ambiental, fazendo eco ao grupo de empresas associadas, que, unidas, atuam na promoção de um modelo de gestão para desenvolvimento sustentável, Integridade e estão atentas às suas ações relacionadas com os impactos ao meio ambiente, e à sociedade como um todo.”, Daniela Verassani, Head de Governança, Riscos e Compliance.

Com o propósito de oferecer uma cultura de Integridade e Compliance, a Embracon utiliza uma abordagem sistêmica, com o apoio da liderança e da alta administração, sólidos processos internos, treinamento contínuo e uma política, interna e externa, de tolerância zero às infrações e corrupção.

A expectativa é dar mais robustez ao nosso Programa de Integridade, nunca desviar o olhar para nossa atuação relacionada ao meio ambiente e ao social e, sobretudo, consolidar ainda mais nosso compromisso como empresa que enxerga o lucro como consequência e como um pacto com todos os pares com os quais nos relacionamos dentro e fora da nossa empresa.

Compliance e Integridade na Embracon

A empresa detém um conjunto bastante robusto de controles internos e um código de conduta para mitigar ações que não estejam condizentes com nossos valores. Todos os colaboradores realizam treinamento presencial e à distância.

Para a atração de talentos, utiliza ferramentas para mapear perfis condizentes com o padrão de ética e os valores que sustentam a companhia. Sem contar que há o processo de due dilligence, realizado para a escolha de parceiros de negócios.

Trata-se de um pacto que a Embracon assumiu de ser um canal que promove a excelência em políticas e práticas de responsabilidade social para que a sociedade seja mais próspera, sustentável e justa em todos os aspectos: sociais, econômicos, comportamentais e nas relações de negócio com empresas privadas e públicas.

Afinal, o alto custo social, político e econômico gerado pela corrupção, é pago, de um modo ou de outro, por empresas, governos e cidadãos.

De modo que se associar ao Instituto Ethos significa participar, ativamente, de comitês específicos para todos os assuntos relacionados à integridade, ao âmbito social, ambiental e direitos humanos. E, como associada, a Embracon estará em todos eles, debatendo e contribuindo para que as práticas empresariais sustentáveis sejam fortalecidas por meio de um círculo virtuoso.

Finalmente, a associação de empresas, como a Embracon, ao Instituto Ethos representa que a simplicidade, a ética e a transparência fazem a coisa acontecer e que nossos valores serão perenes nas relações comerciais e na sociedade.

Chat Embracon