Consórcio para imóveis

O seu sonho de fazer aquela reforma ou comprar um terreno para construir, nunca esteve tão perto!

A maioria das pessoas busca por estabilidade quando pensa em adquirir um imóvel. Mas, como os investimentos no mercado imobiliário costumam ser altos, esses sonhos parecem ficar cada vez mais distantes de se tornarem realidade.

Temos a solução!

A cada dia que passa cresce consideravelmente o número de pessoas interessadas no consórcio para imóveis. Isso porque, o negócio é ideal para quem não tem condições de fazer esse tipo de aquisição à vista ou não consegue assumir as parcelas de um financiamento tradicional.

Se você ficou interessado e quer saber mais como funciona o consórcio para imóveis, então continue a leitura deste artigo para entender todas as vantagens e cuidados que você precisa tomar ao adquirir uma cota.

Saiba o que é consórcio para imóveis

Para explicar de forma simples o que é consórcio para imóveis: imagine um grupo de pessoas que deseja comprar um bem, neste caso, um imóvel, mas nenhuma delas tem a quantia necessária em mãos. Sendo assim, elas passam a contribuir mensalmente com valores iguais, assim essas pessoas têm a possibilidade de comprar ao menos um imóvel à vista por mês!

Quem fica responsável por organizar e gerenciar os grupos é a empresa administradora de consórcio para imóveis, que distribui os interessados de acordo com o valor do crédito pretendido e a disponibilidade de cada grupo.

Para definir quem fica com o imóvel da vez, são realizados sorteios entre os membros do grupo. Caso a pessoa seja contemplada, será necessário contribuir até o prazo estipulado, assim, todos conseguem conquistar seu objetivo mais cedo ou mais tarde. 

De forma geral,  ao contratar um consórcio para imóveis, você passa a fazer parte de um grupo com o mesmo objetivo, fazendo uma poupança coletiva destinada à compra de um bem previamente definido.

Ainda existem outros fatores importantes que você deve conhecer antes de resolver fechar negócio. Você conhecerá as principais a seguir:

Com o consórcio para imóveis você não paga taxa

Esse é um dos fatores mais interessantes quando o assunto é consórcio para imóveis é que não existe cobrança de juros. Isso porque, já que a intenção é usar o dinheiro das parcelas pagas pelos consorciados para a aquisição de bens à vista.

Sem pagar juros sobre o valor do crédito contratado, essa  é uma excelente opção para quem quer fugir dos altos valores praticados pelos financiamentos tradicionais!

Os consorciados precisam arcar apenas com algumas taxas impostas pelas administradoras, como:

  • taxa de administração, que corresponde à remuneração da administradora pela gestão do consórcio;
  • fundo comum, que é o valor efetivamente empregado na compra do bem designado;
  • seguro, como os de vida e de quebra de garantia;
  • fundo de reserva, destinado a proteger o funcionamento do grupo em alguns casos, como na inadimplência de algum membro. Caso haja recursos nesse fundo no encerramento do grupo, o valor é restituído proporcionalmente aos consorciados.

Colocando tudo na ponta do lápis, o consórcio se mostra uma alternativa muito mais em conta, já que suas taxas causam um impacto muito menor nas parcelas mensais. Faças as contas e veja como pode ser vantajoso para você e sua família!

Facilidade na hora de adquirir uma cota

Além dos valores inacessíveis, toda a burocracia envolvida é outro detalhe que acaba afastando muitas pessoas dos modelos de compras tradicionais. Por esse motivo que o consórcio para imóveis acaba se destacando, visto que sua adesão é muito mais simples e suas exigências são menos rígidas.

A análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, o que ajuda muito as pessoas que não tem como comprovar uma renda fixa, como os trabalhadores autônomos.

Contemplação de consórcio para imóveis 

Muitas pessoas não sabem como funciona o consórcio para imóveis e acham que ele é muito complexo. Na verdade, é menos complicado do que parece.  Quando você contrata o consórcio, passa a fazer parte de um grupo e a pagar as parcelas mensais, que são referentes a uma carta de crédito. A partir desse momento, você pode  ser contemplado e, então, pode fazer a aquisição do bem à vista.

A carta de crédito é um documento que corresponde ao valor selecionado na contratação. Ou seja, quando você vai comprar a casa própria, não entrega o dinheiro, mas esse papel. Já a contemplação depende do processo realizado pela administradora.

É obrigatório ser realizado pelo menos um sorteio por mês. Nessa mesma data são verificados os lances, que são percentuais ofertados como forma de antecipar a contemplação da carta de crédito. Existem duas maneiras de alcançar esse objetivo.

Lance livre

Esse é o formato mais conhecido de antecipação de contemplação. O consorciado oferece um percentual que corresponde a uma quantidade X de parcelas. Por exemplo: a oferta é de R$ 40 mil, equivalente a 20% da carta de crédito. Caso esse seja o lance mais alto, ele ganha a carta de crédito. Se houver duas ou mais ofertas iguais, é feito um sorteio exclusivo.

Lance fixo

Essa é mais uma opção para os consorciados. No lance fixo a administradora determina a quantidade mínima de parcelas para a possibilidade de antecipação da contemplação. É o caso, por exemplo, da exigência de 20% de lance. Todos que fizerem sua oferta participam de um sorteio diferenciado.

Em qualquer uma das modalidades de lance e também no sorteio, a contemplação fornece o direito ao uso da carta de crédito, desde que o consorciado esteja em dia com as parcelas. Com o documento em mãos você tem o mesmo poder de compra à vista e, por isso, consegue negociar com mais facilidade e pode obter mais vantagens.

Como utilizar o Consórcio para Imóveis

Uma das principais dúvidas sobre consórcio para imóveis, diz respeito ao uso da carta de crédito. Vale ressaltar que esse é o documento que o participante recebe ao ser contemplado, que possibilita adquirir o bem ou contratar o serviço desejado.

Ao contrário do que muita gente imagina, a carta de crédito obtida por um consórcio pode ser utilizada para diversos fins, como a compra de um imóvel novo ou usado, para uso residencial ou comercial, ou até mesmo um terreno. Também existe a possibilidade de usar o saldo para fazer uma reforma na casa ou quitar dívidas referentes à negociação de imóveis com instituições financeiras.

Caso o consorciado opte por receber o valor contratado em dinheiro, será preciso aguardar pelo prazo de 180 dias após a contemplação. Também será necessário estar com o plano devidamente quitado para fazer essa solicitação.

Já entendeu como funciona o consórcio para imóveis? Então o que está esperando?! A Embracon é especialista no ramo de consórcios no Brasil, e você pode fazer uma simulação agora mesmo e ainda tirar todas as dúvidas que precisar.

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva