Conquistar o imóvel próprio

Se você quer saber mais sobre como funciona para conquistar o imóvel novo, continue a leitura e veja tudo que você precisa saber para fazer a melhor escolha!

A maior parte da população brasileira ainda não possui casa própria, mas sonha  em conquistar esse bem. Ainda assim, não é tão fácil para essas pessoas encontrarem formas simples para a aquisição de um imóvel, geralmente elas esbarram em valores altos e taxas de juros.

O que muitos não sabem, ou ainda têm muita dúvida a respeito, é que existe uma maneira mais simples para conquistar o imóvel próprio, por meio do consórcio de imóveis.

Por muito tempo a modalidade mais procurada por quem tinha interesse em adquirir um imóvel, mas não possuía o valor total para compra, era o financiamento.

Com o financiamento, o comprador faz uma espécie de empréstimo com uma determinada instituição bancária, compra o imóvel e paga o empréstimo por até 30 anos, contando com taxas de juros altas, na maioria das vezes.

Essa era até então, a forma mais rápida de conseguir conquistar o imóvel próprio, contudo, os valores altos por um tempo de parcelamento muito longo acaba desanimando a maioria das pessoas na jornada de compra.

Mas existe uma possibilidade que vem crescendo significativamente, e nessa a  compra pode ser feita de forma mais fácil, ágil e com taxas bem mais em conta, além de não haver incidência de juros. Essa opção é o consórcio de imóveis.

O que é o consórcio de imóveis para conquistar o imóvel próprio?

O consórcio de imóveis é a maneira mais simples para conquistar o imóvel próprio pagando por ele parcelado e sem a incidência de juros. Mesmo assim, existem algumas regras nesse tipo de negociação financeira que são bem diferentes do financiamento e mais vantajosas.

O primeiro passo é encontrar uma administradora que ofereça esse serviço, mais conhecidas como administradoras de consórcio. Essas empresas gerenciam diferentes grupos, com interesses em comum, para comprar um produto do mesmo valor.

Se tratando de consórcio de imóveis, os grupos são formados por pessoas com o interesse em comprar um imóvel. Dessa forma, quem estiver dentro de um grupo vai precisar pagar parcelas mensais cujo valor poderá variar de acordo com o número de parcelas escolhido no ato da compra.

As pessoas costumam definir o consórcio de imóveis como um fundo financeiro comunitário, isso acontece porque, todo o dinheiro pago pelos consorciados nas parcelas é aplicado em uma espécie de poupança que serve para contemplar as cartas de crédito dos integrantes do grupo.

Em outras palavras, os consorciados pagam as mensalidades e a empresa administradora reúne todo o dinheiro, realizando sorteios mensais entre as pessoas do grupo para saber quem será contemplado com a carta de crédito e poderá comprar seu imóvel.

Fora os sorteios mensais, existe a possibilidade de ser contemplado por meio de um lance. Esse lance funciona como um adiantamento das parcelas que foi contratado, onde o consorciado que oferecer o maior montante equivalente ao maior número de parcelas ou ao maior percentual da carta de crédito.

É válido ressaltar que, esse dinheiro oferecido no lance será abatido nas parcelas futuras do seu consórcio, o que é uma excelente opção, diminuindo os meses de contribuição.

Como já foi mencionado, o consórcio de imóveis para conquistar o imóvel próprio não possui incidência de juros em seu parcelamento, entretanto, ele conta com uma taxa administrativa que também é cobrada mensalmente e diluída na parcela para custear o trabalho oferecido pela empresa.

Quais são as vantagens do consórcio de imóveis para conquistar o imóvel próprio?

A dúvida da maioria das pessoas é: consórcio de imóveis ou financiamento? Essa é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores questões de quem está querendo adquirir um imóvel, mas está inseguro na hora de fazer a escolha ideal conforme suas necessidades. Para facilitar, separamos por categoria quais são as vantagens que o consórcio de imóveis oferece.

Você não paga juros

Esse é um dos motivos que faz com que cada vez mais pessoas optem pelo consórcio de imóveis para conquistar o imóvel próprio. Quando falamos de financiamento, por se tratar de uma espécie de empréstimo, na maior parte das vezes os preços ficam muito altos com os juros, o que acaba não compensando.

Já no consórcio de imóveis, as parcelas são pagas apenas com o acréscimo das taxas cobradas pela administradora, para que a empresa consiga gerenciar o grupo para garantir que todos adquiram seus imóveis.

Essas taxas também são utilizadas para cobrir possíveis imprevistos, como inadimplência. Ou seja, se algum participante sair antes do prazo ou não conseguir arcar mais com as parcelas, a administradora consegue manter o funcionamento do grupo com os sorteios em dia.

Você não perde seu poder de conquistar o imóvel próprio

As parcelas para compra de imóveis costumam ser reajustadas anualmente, conforme a inflação. A intenção é garantir que a sua carta de crédito permita seu poder de compra mesmo se passar alguns anos de espera.

Com essa estratégia, independentemente de você ser o primeiro ou o último a ser sorteado, é garantido que terá o valor necessário para adquirir a casa própria, acompanhando a valorização.

 Aumenta o seu poder de compra

Ao ser contemplado no consórcio de imóveis, você terá o valor total da carta de crédito contratada e pode utilizá-la para pagar à vista ou oferecer uma entrada considerável na compra.

Com isso, seu poder de negociação aumenta consideravelmente, junto com as possibilidades de conseguir um bom desconto para conquistar o imóvel próprio.

Cuidados você precisa ter antes de escolher o consórcio de imóveis

Antes de fechar negócio e contratar um consórcio de imóveis, é necessário analisar se a administradora está registrada no Banco Central. Esse é um fator extremamente importante, pois apenas as empresas que possuem tal autorização podem administrar consórcios, essa medida é essencial para garantir sua segurança.

Você também deve estar atento às condições estabelecidas por cada administradora para garantir que estão dentro do seu perfil. Na sequência, os principais termos do contrato que você precisa estudar são as taxas cobradas, o valor do crédito, o prazo para pagamento e as condições de contemplação.

A Embracon é uma empresa baseada no compromisso com os clientes, já reconhecida no mercado há mais de 30 anos, sendo especialista no ramo de consórcios no Brasil, o que a torna a melhor opção para quem deseja fazer um consórcio de imóveis para conquistar o imóvel próprio. Simule online!

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva