Você tem o sonho de conquistar a casa própria? Afinal de contas, esse é um desejo que muitos brasileiros compartilham. Infelizmente, como os investimentos no mercado imobiliário costumam ser altos, esse desejo acaba se distanciando da realidade da grande maioria.
Fazer um consórcio de imóvel é a solução para quem deseja realizar o sonho de ter a casa própria, comprar um terreno ou até mesmo fazer aquela tão desejada reforma no seu lar. Principalmente se você não possui condições de fazer essa aquisição à vista ou possui dificuldades em assumir as despesas de um financiamento tradicional.
Para entender como funciona o consórcio imobiliário e quais vantagens ele oferece, continue a leitura!
O que é o consórcio de imóvel?
Se você chegou até aqui querendo saber como funciona o consórcio imobiliário esse é o artigo certo para você. Para começar vamos esclarecer o que é o consórcio de imóvel.
Explicando de forma resumida, o consórcio de imóvel é um serviço onde um grupo de pessoas interessadas na compra de um imóvel, contribuem mensalmente com um determinado valor pré-estipulado conforme o valor do crédito. Esse grupo de pessoas são chamados de consorciados.
Ao ingressar neste grupo, cada um dos membros irá fazer sua contribuição mensal com valores iguais e todos os consorciados poderão ser contemplados através dos sorteios que ocorrem uma vez por mês até o final do contrato.
Os sorteios são realizados pelas administradoras de consórcios que são responsáveis por oferecer esse serviço, organizar e gerenciar os grupos.
7 benefícios para quem sabe como funciona o consórcio imobiliário
Quer saber mais sobre as vantagens e como funciona o consórcio imobiliário? Confira a seguir!
Você não paga juros
Esse é um grande diferencial do consórcio de imóvel. Essa modalidade não tem juros e por isso acaba sendo mais atrativo para quem deseja fugir dos altos valores praticados pelos financiamentos tradicionais.
É cobrado apenas a taxa de administração, que é o valor praticado pela administradora do consórcio para gerenciar os conveniados, cartas de crédito, sorteios e afins.
Ainda assim, comparando com outras modalidades de compras, as taxas são bem mais acessíveis e não comprometem o seu planejamento financeiro.
Cabe no seu bolso
Com a variedade de prazos e planos, as administradoras proporcionam maior flexibilidade a fim de facilitar o seu planejamento e permitir que você consiga se organizar de acordo com a sua necessidade sem comprometer seu orçamento.
Sem entrada
Uma outra vantagem do consórcio de imóvel é que você não precisa desembolsar uma grande quantia para dar como entrada. Isso ajuda bastante no seu planejamento além de ser um grande diferencial.
Como funciona o consórcio imobiliário sem burocracia
A adesão do serviço é bem simples e a análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, o que torna o consórcio de imóvel menos burocrático e mais confortável para você. Além disso, não é necessário comprovar renda para conseguir uma cota, o que acaba sendo uma ótima oportunidade para os trabalhadores informais.
Liberdade na utilização do crédito
O consórcio de imóvel te dá a liberdade de usar o valor da forma que desejar. Após ser contemplado e receber sua carta de crédito, você pode comprar um imóvel para fins comerciais ou residenciais, fazer reformas na sua casa ou comprar um terreno.
Utilize o seu FGTS
Se você possui saldo em contas do FGTS, você pode utilizar esse valor para fazer um lance, quitar parcelas em aberto, reduzindo o saldo devedor. Dessa forma, você tem a possibilidade de oferecer um valor maior e antecipar sua carta de crédito.
Lembrando que é necessário que o consorciado conte com pelo menos 3 anos de contribuição sob o regime do FGTS e a cota de consórcio deve estar no nome do mesmo titular da conta a ser usada.
Invista no futuro
Além das facilidades que esse consórcio oferece, ele também pode ser um bom investimento a longo prazo. Isso porque, nos últimos anos ele tem sido uma grande concorrência para a previdência privada, pois com a rentabilidade do aluguel você cobre a parcela do consórcio e ainda ganha uma renda extra.
No que você deve se atentar ao contratar um consórcio de imóveis?
Antes de qualquer coisa é importante analisar sua situação financeira e avaliar o que se encaixa melhor de acordo com a sua necessidade.
Ao encontrar uma administradora, certifique-se que a mesma se encontra registrada no Banco Central, consulte a reputação da empresa, se há reclamações registradas e busque por referências confiáveis a fim de evitar problemas futuros como fraudes.
É possível saber as opiniões dos clientes em relação a empresa fazendo uma consulta na internet e também verificar a posição na qual ela se encontra no ranking de reclamações do Banco Central. Além disso, lembre-se de levar em consideração a qualidade do atendimento oferecido aos clientes, pois quanto mais satisfatório for o atendimento, melhor.
Estude as taxas, valor solicitado, prazo de pagamento e as formas de contemplação da carta de crédito. Por ser um investimento a longo prazo é importante que você esteja ciente e atento a todas as condições antes de contratar o consórcio. Afinal, você deverá continuar pagando as parcelas mesmo depois de contemplado.
Também é importante estudar todos os termos quando estiver com o contrato em mãos e não hesite em tirar todas as suas dúvidas antes de assinar. Confira e mantenha sempre os seus dados atualizados junto à empresa, como e-mail, endereço e telefones para contato.
Por fim, esteja sempre atento. Infelizmente estamos expostos a golpes e fraudes em todos os lugares. Por isso desconfie de propostas suspeitas ou solicitações de pagamentos antecipados.
Agora que você entendeu como funciona o consórcio imobiliário, saiba que existem muitas empresas com nome no mercado que poderão te ajudar a fazer o seu de forma totalmente segura.
A Embracon, é reconhecida no mercado há mais de 30 anos, especialista no ramo de consórcios no Brasil, o que a torna a melhor opção para quem deseja fazer um consórcio de imóvel.
Realize uma simulação do seu consórcio imobiliário agora mesmo!