O desejo de conquistar a casa própria ou comprar um terreno, é algo que muitos brasileiros compartilham. Muitos batalham por anos para se organizarem financeiramente e economizarem para conseguirem tirar os planos do papel.
Sabemos que com os valores altos e as taxas de juros, as pessoas acabam encontrando algumas dificuldades para comprar seu imóvel e muitas vezes esse investimento é deixado de lado.
Caso você esteja nessa situação, nós vamos te ajudar! O que talvez você não saiba é que o seu sonho pode se tornar real através do consórcio de casa.
Se você deseja saber mais como funciona um consórcio de imóveis, acompanhe e saiba como esse serviço pode te ajudar e quais são as suas vantagens.
O consórcio de casa é uma forma simples e perfeita para quem não possui condições de fazer esse tipo de aquisição à vista ou possui dificuldades em assumir as despesas de um financiamento tradicional.
Saiba o que é e como funciona um consórcio de imóveis
Explicando de forma simples, o consórcio de casa é um serviço oferecido pelas administradoras de consórcios onde um grupo de pessoas com interesses em comum se reúnem e pagam um valor mensalmente pré-estabelecido formando uma espécie de autofinanciamento.
Os grupos são formados por pessoas com o interesse de comprar um imóvel do mesmo valor. Ao ingressar neste grupo, cada um dos membros irá fazer sua contribuição mensal com valores iguais e feito isso essas pessoas terão a possibilidade de adquirir ao menos um imóvel ao mês.
A administradora reúne todo o dinheiro e promove um sorteio entre os membros do grupo para saber quem será o contemplado da vez. Caso a pessoa seja sorteada, será necessário contribuir até o prazo estipulado, assim, todos têm a possibilidade de conquistar seu objetivo.
Os sorteios são realizados uma vez ao mês durante as assembleias realizadas pela administradora e todos os membros devem participar.
Vantagens de quem sabe como funciona um consórcio de imóveis
Ao saber sobre como funciona um consórcio de imóveis, você se depara com muitas vantagens na hora de adquirir um imóvel através deste serviço. Veja as principais a seguir:
Você não paga juros
Um dos fatores mais atrativos quando se trata de consórcios. O objetivo é que as parcelas pagas pelos membros sejam utilizadas para aquisição de bens à vista.
Dessa forma, a isenção dos juros sobre o valor do crédito contratado, se torna uma ótima alternativa para quem está buscando uma forma de comprar um imóvel sem pagar mais do que ele realmente vale e deseja fugir dos altos valores praticados pelos financiamentos tradicionais.
Mesmo sem pagar juros, existem algumas taxas que são impostas pelas administradoras em que os consorciados precisam arcar. Sendo elas:
- Taxa de administração: se refere a remuneração da administradora responsável pela gestão do consórcio.
- Fundo de reserva: é o valor destinado para cobrir situações que poderiam comprometer o funcionamento do grupo. Em casos de eventuais inadimplências, por exemplo. Esse valor está incluso na parcela e poderá ser restituído no encerramento do grupo de forma proporcional aos membros caso haja recursos nesse fundo.
- Fundo comum: é o valor efetivamente empregado na compra do bem designado.
Ainda assim, o consórcio de casa continua sendo uma alternativa mais atrativa visto que as taxas são bem mais acessíveis de forma que não comprometem o seu orçamento.
Como funciona um consórcio de imóveis: sem burocracia
Além de não possuir juros, o consórcio de imóveis se destaca por ser um processo sem muitas complicações e exigências. A adesão do serviço é bem simples e a análise de crédito nessa modalidade costuma ser mais flexível, o que favorece bastante as pessoas que não conseguem comprovar uma renda fixa.
Se for contemplado no consórcio, o que faço?
Ao contratar o consórcio de casa, você passa a fazer parte de um grupo e começa a realizar o pagamento das parcelas mensais. Todo mês é realizado um sorteio e esse sorteio é chamado de contemplação.
Quando um membro é contemplado, ele tem acesso à carta de crédito, que é equivalente ao valor do consórcio contratado. Através dessa carta você poderá adquirir o imóvel desejado e fazer sua aquisição pagando à vista.
Vale lembrar que, mesmo após a contemplação, é necessário que o consorciado continue pagando as mensalidades normalmente até o final de seu contrato.
Além dos sorteios, também existe a possibilidade de realizar lances, que funcionam basicamente como leilões. Os lances podem ser feitos de duas formas:
- Lance livre: neste formato o consorciado pode oferecer um percentual que corresponde a uma quantidade específica de parcela que ele deverá pagar antecipadamente para reduzir o seu tempo de espera. Ganha quem fizer o lance mais alto do dia. Em casos de empate, é feito um sorteio exclusivo.
- Lance fixo: nesse caso é a administradora que estipula a quantidade mínima de parcelas para a possibilidade de antecipação da contemplação. Todos que fizerem sua oferta participam de um sorteio diferenciado.
Como faço para utilizar a carta de crédito?
Como já dito anteriormente, a carta de crédito é o documento que o participante recebe ao ser contemplado. Esse documento pode ser usado para compra de um terreno ou imóvel novo ou usado, para o uso residencial ou comercial.
Além disso, também é possível utilizar esse valor para construção e reformas na casa ou quitar dívidas referentes à negociação de imóveis com instituições financeiras. Dessa forma você pode optar a melhor o que é mais viável de acordo com a sua necessidade.
Agora que você já sabe como funciona o consórcio de imóveis, que tal procurar por empresas que podem te ajudar nesse processo?
A Embracon é uma empresa baseada no compromisso com os clientes, já reconhecida no mercado há mais de 30 anos, especialista no ramo de consórcios no Brasil, o que a torna a melhor opção para quem deseja fazer um consórcio de casa.