COVID-19: Nossas ações durante a pandemia

Separamos para você todas as informações do processo de contemplação. O guia contém informações em fases, desde a análise inicial até a entrega do bem.

A realização do seu sonho também está ajudando outras pessoas

Gratidão ainda é a palavra da moda para nós, do Consórcio Embracon, afinal, mesmo durante a pandemia do Coronavírus, em uma parceria com instituições de nossa confiança, proporcionamos ajuda, da melhor forma possível, para pessoas em condição de risco.

E apoiamos projetos para promover bem-estar físico, intelectual e social através de iniciativas de capacitação, incentivo à cultura, aos cuidados com quem mais prezamos.

É orgulho que chama? Sim, o sonho de nossos clientes também ajudou, em 2020, a apoiar e estender a mão para quem teve de contar com a nossa solidariedade. Porque esse é um dos nossos pilares e maior valor: construir juntos.

E construir juntos, nesse ambiente de pandemia, significa, para nós, oferecer parte da venda de cada cota para ajudar quem precisa. E a felicidade não cabe no peito.

“Sonho que se sonha junto é realidade.”

Dúvidas Frequentes

O que é assembleia

Trata-se de uma “reunião” mensal para a realização dos sorteios de contemplação dos consorciados de cada grupo. Para a participação é necessário o pagamento da parcela até a data do vencimento.

Como estão sendo feitas as apurações?

Hoje, a apuração utilizará o último resultado obtido via Loteria Federal

Quais as regras de apuração?

Devido a atual situação do nosso país, a Loteria Federal suspendeu os sorteios por 03 meses, e irá lançar um novo calendário apenas em Julho (Clique aqui).

Para as contemplações por SORTEIO, iremos analisar cada centena na ordem sorteada até encontrar uma que esteja apta para receber a contemplação. Será desconsidera a centena que já tiver sido contemplada, cancelada ou estiver inadimplente no momento do sorteio.

Para as contemplações por LANCE FIXO, utilizaremos a pedra-chave. Sabemos que muitos estão se perguntando “Ah! Mas assim será fácil para descobrir quem será o próximo contemplado”, não é mesmo?

Mas gostaríamos de informar que, na contemplação por lance fixo, é chamado um número acima e outro abaixo da pedra-chave, até encontrarmos um consorciado que esteja apto para receber a contemplação. Além disso, não temos como prever qual será a cota contemplada, pois a contemplação dependerá do saldo do grupo e também das pessoas que ofertaram o lance para aquele mês.

Como serão os pagamentos diante da atual situação do nosso país?

A Administradora está olhando para essa situação com todo o carinho e atenção merecida. Até o momento, os pagamentos precisaram ser mantidos, pois todos os consorciados que ainda não foram contemplados, dependem o saldo do grupo para poderem realizar seus sonhos. Mas caso você esteja com alguma dificuldade em manter seus pagamentos, entre em contato com a gente através dos nossos canais de atendimento, assim poderemos analisar sua situação e encontrar a melhor maneira para te ajudar. Estamos todos juntos nessa!

Se eu não pagar a parcela, posso concorrer normalmente nas assembleias?

Não. Para poder participar da assembleia, o pagamento da parcela tem que ser realizado até a data do vencimento.

Não recebi meu boleto em casa ou por e-mail, e agora?

Caso não tenha recebido o seu boleto, a Administradora dispõe de diversos canais de atendimento para que você possa emitir a 2ª via. Os canais disponíveis são:

Quitei meu consórcio. Posso pegar a carta de crédito?

Sabemos que a utilização da carta de crédito é o momento mais aguardado por nossos consorciados, entretanto, mesmo diante da situação que estamos vivendo, precisamos informar que para utilização do crédito, é importante que a cota esteja contemplada. Isso acontece porque a Lei do Consórcio nº11.795/08, Seção III, Art. 22, prevê que contemplação é a atribuição ao consorciado do crédito para a aquisição de bem ou serviço, bem como para a restituição das parcelas pagas, no caso dos consorciados excluídos, nos termos do art. 30. Mas fique tranquilo, pois na cláusula 8.1 do Regulamento do consórcio explica que o valor pago antecipadamente será acumulado e revertido em percentual para ser ofertado como lance automático nas próximas assembleias até que ocorra a contemplação.

Fui contemplado, como será o meu processo de faturamento?

Durante este período, o processo de faturamento ocorrerá normalmente, e a maioria dos documentos poderão ser aceitos por e-mail.

Fique atento para as orientações de seu consultor de atendimento.

Como as vistorias estão sendo realizadas neste período?

Para as cidades/estados que estão tendo circulação normal, elas estão sendo realizadas presencialmente, e para cidades que estão sem circulação, elas estão sendo feitas através de fotos. Uma informação importante é que para as vistorias feitas a distância, há uma depreciação de 20% do valor do veículo.

Fui contemplado e não quero pegar meu bem agora? Tem algum problema?

Não há problema! Mas é importante que você mantenha seus pagamentos em dia para que sua cota não seja descontemplada e cancelada.

Após a contemplação, já posso retirar meu crédito?

Sim, desde que seu cadastro seja aprovado. A aprovação do cadastro pode acontecer de maneira automática ou através de uma análise interna. Essa análise interna depende do envio de alguns documentos. Você pode conferir os documentos necessários clicando aqui.

O que é análise de cadastro e pra que serve?

A análise de cadastro é o processo que analisa a capacidade de pagamento do consorciado contemplado, para assegurar a sua saúde financeira e também a do grupo.

Você sabia que a Administradora é a responsável pela saúde financeira do grupo? Por este motivo é importante que ela administre adequadamente os recursos disponíveis, garantindo que os novos devedores mantenham seus pagamentos e o grupo sempre tenha saldo para contemplar todos os consorciados.

Dica importante: A administradora considera importante que você tenha uma renda de, no mínimo, 3x (três vezes) o valor da sua parcela, boa pontuação de SCORE*, e que não tenha restrições no nome. Além disso, como parte do processo, no momento da sua análise, poderá ser solicitado um devedor solidário para complementar seu cadastro.

O SCORE é uma ferramenta importante, que tem como função auxiliar no momento da concessão de crédito e realização de negócio. A pontuação do Serasa Score pode ir de 0 a 1.000 pontos, e isso irá determinar o perfil dos consumidores a pagar suas contas em dia pelos próximos 12 meses.

Há um prazo específico para ser contemplado?

Não existe um prazo especifico ou garantias de que a contemplação ocorrerá em um momento pré-estabelecido, porque todos os participantes do grupo concorrem em plena igualdade de chances. No entanto, o consorciado tem a opção de aumentar suas chances de ser contemplado se utilizar o lance.

Quais são as forma de contemplação?

A contemplação no consórcio ocorre exclusivamente através de sorteio, oferta de lances livres e/ou fixos (se este último for previsto na Ata da Assembleia Inaugural do Grupo).

O vendedor disse que eu seria contemplado no prazo de "x meses", o que devo fazer?

Neste caso, temos um canal exclusivo para que você possa nos informar o que aconteceu basta enviar um e-mail para: ouvidoria@embracon.com.br ou se preferir, ligar no 0800 888 4321.

Como faço para saber se o valor da minha cota cancelada já está disponível?

A devolução de valores de sua cota cancelada poderá ocorrer até a ultima assembleia de seu grupo, porém mesmo na situação de cancelada, sua cota continua participando das assembleias mensais, na modalidade de "Sorteio dos Cancelados" e assim que sua cota for sorteada você terá direito a receber os valores com as devidas deduções contratuais.

É muito importante que mantenha seu cadastro sempre atualizado, pois você será notificado via e-mail em caso de contemplação de sua cota e receberá todas as orientações necessárias em como proceder para receber o valor.

Também é possível verificar se você possuí valores disponíveis clicando aqui.