Você conhece todos os tipos de consórcio?

Você conhece todos os tipos de consórcio?

Será que você conhece todos os tipos de consórcio? Para você que ainda não conhece, vamos explicar desde o começo. O consórcio funciona da seguinte maneira: um grupo de pessoas físicas e jurídicas se unem para formar uma poupança destinada à compra de bens móveis (carro ou moto), imóveis (casa, apartamento, empreendimento) e serviços (educação, festas etc).Este grupo é formado por meio de uma administradora de consórcios. Ela precisa ser devidamente regulamentada, com fiscalização e autorização do Banco Central do Brasil (Bacen). Para funcionar dentro da lei, a empresa de consórcio deve seguir normatizações específicas da modalidade.

Confira os tipos de consórcio

O consórcio é uma opção segura de parcelamento, porque não apresenta os juros do financiamento e concede poder de negociação aos consorciados no momento da compra. Esse poder de negociação, no caso, é a oferta do lance. Ela pode ser feita até 24h antes das assembleias mensais do grupo, em que são feitos os sorteios dos bens. Ao ser sorteado, ou conseguir dar um lance com efetividade, o consorciado obtém a carta de crédito, que é o equivalente a um poder de compra à vista. Segundo dados apresentados pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), as vendas têm batido recordes. Isso mostra o poder de crescimento da modalidade. Só nesse período foram registradas quase 200 mil adesões.

Consórcio de veículos

Considerada o tipo de consórcio mais popular, é possível comprar praticamente qualquer modelo: de carros de passeio a caminhões e tratores. Além disso, é possível dar o seu carro usado como oferta de lance na Embracon, com o benefício exclusivo "Troca de Chaves". São planos de até 100 meses, o que facilita o seu planejamento. Faça uma simulação e veja qual é o melhor para você.

Consórcio de imóveis

Outro tipos de consórcio é o de imóveis, que facilita a aquisição da casa própria. É possível comprar imóveis residenciais e comerciais. Para quem quer começar do zero, também pode adquirir novos terrenos.  Comprar na planta ou até mesmo reformar a casa também são opções. Tudo com os planos flexíveis e vantajosos da categoria. Comparado ao financiamento, o consórcio prova ser opção mais viável, porque evita que o consumidor gaste altas quantias com juros. Para imóveis, a Embracon oferece planos de até 240 meses, com distribuição média de 2 bens por mês. Além disso, é possível usar o seu FGTS para dar o lance.

Consórcio de serviços

Com o passar dos anos, tem aumentado a contratação de outro tipo de consórcio:  para serviços diversos.  Entre eles, planejar a educação dos filhos, festas de aniversário e casamento, viagens, cirurgias plásticas e estéticas, entre outros. É possível contratar o consórcio com parcelas de até 30 meses, para obter a carta de crédito com o valor correspondente ao serviço escolhido. Para saber mais detalhes sobre qualquer tipo de consórcio, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Você também pode fazer uma simulação em nosso site.

Simulação Consórcio

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.