Tudo que você precisa saber antes de comprar um consórcio

Tudo que você precisa saber antes de comprar um consórcio

Ouvimos cada vez mais notícias sobre o consórcio em jornais, revistas e até novelas e diversos programas de TV. Também ouvimos pessoas, amigos e familiares comentando suas experiências. Mas afinal: você sabe o que é um consórcio?

Muitos sonhos, como comprar uma casa, comprar um carro, comprar uma moto, viajar e até comprar um terreno, podem ser realizados com um consórcio, mas muitas pessoas ainda não entendem o que isso significa e quais são os benefícios, em razão disso, fizemos este artigo para que você tire todas as suas dúvidas antes de comprar um consórcio, acompanhe!

Como funciona o consórcio?

De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, os consórcios se baseiam no método de compra conjunta de pessoas físicas ou jurídicas, cujo objetivo é a obtenção de economia na aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita pelas administradoras de consórcios, autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil.

O que isto significa? Que você irá se unir a pessoas que tenham um sonho em comum com você, e com o apoio de uma empresa de confiança, como a Embracon, agregar bastante dinheiro ao valor da mercadoria por meio do pagamento mensal. Esta é uma poupança conjunta, mas há um depósito garantido e, eventualmente, você poderá comprar o que sonhou.

Os integrantes do grupo são chamados de consorciados e, após a assinatura do contrato com a administradora, se comprometem formalmente a pagar uma mensalidade. Ao reunir várias pessoas em um objetivo comum, é possível criar condições favoráveis ​​para sua realização.

Portanto, todos os membros doam para um fundo todos os meses para comprar bens ou serviços necessários para o grupo. O pagamento fornece fundos para a entrega de mercadorias aos participantes até que todos estejam cobertos.

Para organizar toda a operação e gerenciar o consórcio e a entrega, existem empresas especializadas em consórcios. Essas empresas cobram taxas de administração do grupo e garantem que todos os seus membros paguem em prestações em dia e forneçam os produtos no momento adequado.

Então todos ganham! Os operadores de consórcio cobram taxas de administração, e cada membro do consórcio pode obter com segurança os ativos necessários com seu investimento, sem ter que arcar com altas taxas de juros ou altas taxas cobradas de outras formas.

Veja as principais características do consórcio

  • Sem juros;
  • Parcelamento integral;
  • Vários termos e prestações;
  • O poder de compra da mercadoria no momento;
  • A possibilidade de acelerar o crédito por meio de lances;
  • Use o crédito de maneira flexível.

Como acontece a contemplação do consórcio?

Para quem não conhece bem esse processo, é preciso conhecer mais sobre o sorteio e os lances do consórcio. A primeira opção é a mais fácil de entender. A gestão do consórcio verifica a situação do pagamento das prestações dos consorciados nas suas reuniões mensais.

Participarão do sorteio todos aqueles que estiverem com a sua parcela em dia. Na maioria dos casos, o número usado para esta operação aparecerá no seu contrato ou boleto usado para pagamentos parcelados. O número de pessoas contempladas a cada mês depende da operadora, do tipo de contrato e do grupo.

Quanto no que se refere aos lances, existem alguns métodos diferentes, que também dependem do gestor selecionado para o grupo de consórcio. Veja o que são.

  1. Lance embutido: Nesse caso, a administradora permite que os consorciados usem um valor da carta de crédito para ofertar na reunião mensal. Este método é particularmente benéfico para pessoas que não conseguem economizar dinheiro em prestações antecipadas.  
  1. Lance livre: No lance livre, o maior valor fornecido entre os membros do seu consórcio, será o contemplado. Vale a pena pesquisar os lances oferecidos nos meses anteriores para comparar e ver se você pode atingir sua meta.
  1. Lance fixo: Nem todas as administradoras de consórcio fornecem este modo. Nele, a própria empresa pré-determina o valor que deve ser ofertado o lance.  

Qual é a função da administradora do consórcio?

Antes de assinar um contrato de adesão, é importante compreender as funções da administradora do consórcio para ajudá-lo a escolher. O primeiro passo é saber se ele está autorizado pelo Banco Central a realizar tais operações. Para fazer isso, você pode visitar o site da agência e ver a lista constantemente atualizada.

Para obter essa autorização, os gestores de consórcios devem obedecer a uma série de regras estabelecidas, o que ajuda a garantir a segurança dos membros do consórcio. Um dos papéis dessas empresas é atrair clientes e formar consórcios.

Portanto, cabe a eles a representação proativa ou passiva de seus consorciados desde a adesão até o encerramento do processo judicial. O que isto significa? É responsável pelos direitos coletivos de seus clientes.

Taxas do consórcio

Taxa de administração

Por trás do plano de consórcio está sempre uma empresa responsável pela sua gestão, cuja apropriação passa por encontrar as partes interessadas no negócio, formar grupos com participantes com os mesmos objetivos, realizar reuniões e definir as regras e padrões de funcionamento do grupo.

Também conhecida como TA, a taxa de administração tem como objetivo pagar pelos serviços prestados pela administradora. A taxa de administração varia de acordo com a instituição escolhida, o período e o valor da carta de crédito exigida. Em seguida, o custo total é diluído no parcelamento do consórcio contratado.

Fundo de reserva

Por se tratar de um plano de financiamento coletivo, o consórcio será afetado por circunstâncias adversas, como a inadimplência de alguns de seus membros. O objetivo do Fundo de Reserva (FR) é garantir o funcionamento normal do grupo nessas circunstâncias.

Como as taxas de administração, o fundo de reserva é cobrado dividindo seu valor total pelo número de parcelas planejadas. Vale lembrar que caso o fundo disponha de recursos no final do grupo, o valor será devolvido aos associados na proporção.

Seguro

O contrato de consórcio também pode prever o pagamento de seguro. Os mais comuns são:

  • Quebra de seguro garantia, cobrindo eventual quebra de contrato;
  • Seguro de vida, que paga benefícios futuros quando o associado falece;
  • O seguro-desemprego garante o pagamento das prestações quando o titular fica desempregado.

O valor do seguro no consórcio depende de negociação entre o gestor e o segurado. Portanto, é importante consultar o contrato para entender o valor desta taxa que será refletido no parcelamento.

O que é uma garantia de consórcio?

Diante de uma oferta de adesão a um consórcio, pergunta-se: que garantia tenho de poder obter uma carta de crédito no final do processo? Para responder a essa pergunta, o primeiro passo, já mencionamos: é necessário garantir que a instituição selecionada esteja registrada no Banco Central. É importante também verificar sua credibilidade e experiência no mercado de consórcios.

Não deixe de estudar a fundo todas as oportunidades que este mercado oferece e escolha uma administradora de consórcio que possa atender todas as suas necessidades com credibilidade e segurança, como é o caso da Embracon.

Simulador