Tire suas principais dúvidas sobre a faculdade de administração

Tire suas principais dúvidas sobre a faculdade de administração

Talvez a faculdade de administração seja o curso mais conhecido no Brasil. Por isso, é a primeira opção de muitos jovens estudantes. No entanto, como é normal nessa etapa, muitos desconhecem o que de fato aprenderão durante essa jornada.

O fato é que, em tempos de recessão do mercado — em que uma política de redução de custos está em voga no mundo corporativo —, os profissionais formados em administração podem ser o diferencial competitivo de muitas empresas. Com os conhecimentos e as habilidades certas, eles estão cada vez mais sendo desejados pelas grandes organizações.

O que uma pessoa deve saber antes de iniciar a faculdade de administração? O que esperar depois da formação? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o curso.

Qual é o perfil do administrador?

Antes de falarmos sobre o curso diretamente, é interessante discutirmos sobre o perfil do administrador — isso pode facilitar a sua escolha na hora de decidir ou não por essa formação.

Acima de qualquer habilidade, o administrador precisa ser uma pessoa organizada. Afinal, é ele que vai indicar e orientar os colaboradores de uma empresa sobre as melhores maneiras de organizar os processos. Além disso, é interessante que o aspirante da área apresente outras características, tais como:

  • raciocínio rápido;
  • boa comunicação (escrita e oral);
  • liderança e facilidade de criar planejamentos.

Como funciona a faculdade de administração?

Como a maioria das graduações de nível superior, o curso de administração tem a duração de 4 anos. Para se formar, o aluno precisa entregar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

No que tange o aprendizado, assim como em outras formações, inicialmente os estudantes aprendem as matérias mais abrangentes, como economia, matemática, português etc. No entanto, no decorrer do curso, são aplicados assuntos específicos da área administrativa, como:

  • contabilidade;
  • finanças;
  • política;
  • gestão de pessoas;
  • planejamento estratégico;
  • pesquisa operacional;
  • ciência, tecnologia e sociedade;
  • teorias comportamentais.

Durante a faculdade, o estudante ainda precisa concluir estágios obrigatórios e atividades extracurriculares, que podem variar de acordo com cada instituição. Ao final do curso, o aluno recebe o diploma de bacharelado e já pode atuar como um administrador profissional.

Leia também:

Como está o mercado para quem se forma na faculdade de administração?

Você se lembra que no início deste post foi destacado que o curso de administração é um dos mais conhecidos e mais procurados pelos ingressantes nas faculdades? Esse grande apreço não é à toa: a área de administração é uma das que mais oferece oportunidades de trabalho.

O administrador pode exercer a profissão em empresas de diversos segmentos, tanto em instituições privadas quanto públicas. Concluindo uma pós-graduação, o administrador pode migrar para áreas específicas, como hospitais, hotéis etc.

Além disso, o profissional de administração tem habilidades e conhecimentos para abrir o seu próprio negócio — sendo essa uma das principais vantagens de optar pelo curso.

O mundo corporativo está em busca de profissionais que consigam organizar processos, gerenciar equipes e desenvolver planejamentos que privilegiem a qualidade do serviço.

As possibilidades são quase infinitas para quem se forma em uma faculdade de administração. No entanto, é interessante analisar se realmente você tem o perfil para ser um administrador antes de tomar qualquer decisão. Analise todas as informações e mude de vez a sua carreira profissional!

Leia também:

Achou o artigo interessante? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.