Tipos de moto: quais são, como escolher e comprar com consórcio

Tipos de moto: quais são, como escolher e comprar com consórcio

Comprar uma moto é o objetivo comum de muitas das pessoas. Seja para trabalhar ou viajar de forma mais econômica e flexível, este é um bem muito útil para quem vive principalmente nas grandes cidades. Hoje, existem várias maneiras de comprar sua motocicleta. Uma delas é por meio do consórcio de motos, que é uma opção segura, simples e econômica para quem não tem recursos para comprar à vista ou pagar um empréstimo.

Embora o consórcio de motos tenha grandes vantagens, ainda não é conhecido de todos. Por esse motivo, naturalmente surgirão algumas dúvidas em relação às suas operações e custos, principalmente. Portanto, com o objetivo de esclarecer melhor as vantagens da compra de uma moto pelo consórcio, elaboramos este artigo, relacionando e respondendo algumas  questões mais frequentes sobre esse tipo de compra. Continue lendo.

Consórcio de motos

O consórcio de motos é formado por um grupo de interessados ​​em comprar motos a médio e longo prazo. Cada empresa oferece diferentes planos com mudanças de crédito e prazos de pagamento, permitindo que você escolha o parcelamento que mais se adapta ao seu bolso, sem prejudicar seu planejamento  financeiro.

Qual o público alvo do consórcio de motos?

  • Para quem quer se livrar dos juros altos: o consórcio não tem juros como financiamento. Existem as taxas de administração que são cobradas, no entanto o valor final é mais viável comparado aos juros.
  • Para quem não tem pressa: no consórcio, você pode obter recompensas nos primeiros meses ou no final do grupo. De acordo com o plano selecionado, estamos falando em esperar pelo menos 70 meses. De modo geral, quem já possui carro e deseja trocar por um novo é possível pelo consórcio de automóveis ou de motocicletas, pois pode se planejar para comprá-lo sem ter que andar.  
  • Para quem organiza despesas: o consórcio de motos permite o parcelamento, além do baixo custo. Desta forma você pode economizar, não deixar nenhuma conta pendente e ter flexibilidade no pagamento.  

Como é feita a contratação do consórcio de motos?

Para ingressar em um consórcio, a primeira coisa que você deve fazer é encontrar uma administradora de consórcio aprovado pelo Banco Central. Esta é uma etapa importante para garantir a segurança e regularidade de todos os termos do contrato. A seguir, é preciso lembrar o valor da moto que pretende comprar, pois é recomendável escolher uma carta de crédito com base neste valor. Após a escolha, você precisa definir o plano que melhor se adapta às suas necessidades. Neste momento, é importante prestar atenção aos seguintes padrões:

  • A duração do plano;  
  • A quantidade e a forma de pagamento;  
  • O valor da prestação mensal;
  • etc.  

Vale ressaltar que o consórcio é um investimento de longo prazo. Portanto, é mais seguro para você escolher uma administradora que seja reconhecida no mercado e que ofereça todas as garantias dos direitos de consumidor.

Quanto tempo pode durar o consórcio de motos?  

A duração do consórcio dependerá do plano que você escolher no momento da contratação. Por exemplo, com base em seu limite de crédito e limite de parcelamento mensal, você pode encontrar um plano que se encaixa em seu orçamento para todo o período. No entanto, um consórcio de motociclistas costuma durar de 36 a 70 meses. Portanto, é importante ter em mente a importância de um bom planejamento financeiro. Afinal, você estará comprometido com o pagamento por um período de tempo, e muitas coisas podem acontecer durante esse período.

Além disso, é importante notar que nenhuma administradora séria pode se comprometer com uma data específica para contemplação, apenas garante que ao final do grupo todos os integrantes serão contemplados. Portanto, é necessário perceber que pode levar algum tempo para pensar e obter a beleza dos seus sonhos - mas fique tranquilo, sua hora chegará. Aqueles que não querem apenas confiar na sorte também podem dar lances e tentar adiantar sua carta de crédito. Vale lembrar que mesmo sendo contemplado, ainda assim você é obrigado a pagar todas as parcelas até o final do plano.

Há juros no parcelamento do consórcio?  

Não, o consórcio não possui interesses. O que existe nesse tipo de aquisição é a taxa de administração, que corresponde ao percentual da carta de crédito, que será diluída a cada parcela do mês. No entanto, se comparada com outras formas de aquisição parcelada, esse modelo costuma estar mais acessível.

Além disso, durante a vigência do contrato, o valor pode ser reajustado, pois a moto pretendida pode alterar seu valor final. É importante que você saiba que caso seu parcelamento seja reajustado, sua carta de crédito também será reajustada automaticamente para manter seu poder aquisitivo.

Como funciona a contemplação em um consórcio?

No consórcio de motos ou em qualquer outra forma, existem basicamente duas maneiras de fazer você ser contemplado:  

  • Sorteios: esses sorteios são realizados uma vez por mês e incluem aleatoriamente um ou mais membros do grupo. Aqueles que forem sorteados podem usar sua carta de crédito e podem comprar os itens acordados em contrato;  
  • Lances: outra forma de ser considerado é apostar em lances. Estes lances nada mais são do que o valor fornecido pelos consorciados, correspondente ao adiantamento do consórcio em parcelas.

Como ofertar lances?  

Os lances são de acordo com a empresa administradora do consórcio e devem ser realizados no período estipulado. De um modo geral, o consórcio oferece diferentes tipos de lances:  

  • Lances livres: nos lances livres, será aceito qualquer valor ou percentual selecionado pelos consorciados. O consorciado com lance mais alto geralmente vence. Em caso de empate, a administradora tratará do desempate de acordo com as regras estipuladas no contrato.
  • Lances fixos: preveem um valor pré-determinado (ou percentual) determinado no contrato. Ou seja, as pessoas não têm liberdade de escolher o valor a ofertar, pois o valor é definido antecipadamente. Se mais de uma pessoa oferecer lance fixo, o empate será determinado pelas regras da administradora.  

Além disso, se o consorciado não for selecionado, não há necessidade de pagamento, o que lhe permite economizar para futuras despesas. Também é possível pagar lances com base no valor da carta de crédito, o que é chamado de lance embutido. Para reproduzi-lo, é preciso verificar as regras de uso do contrato.

Devo continuar a pagar depois de ganhar o prêmio?

Ao aderir ao consórcio, você se compromete a pagar integralmente, ou seja, dentro de todo o período do contrato. Portanto, mesmo após a contemplação, a obrigação de continuar a fazer pagamentos mensais ainda existe - especialmente o valor das suas parcelas será usado para considerar os outros participantes do grupo. Resumindo, se você entrar em um consórcio de 60 meses e ganhar um prêmio na primeira reunião, você deve continuar a pagar pelos próximos 59 meses.

O valor pode mudar?  

Devido a longa duração dos grupos de consórcio, mudanças nos preços dos bens ou serviços ao longo dos anos são comuns. Por exemplo, alguns tipos de moto que custam 12.000 reais no início do consórcio podem custar 15.000,00 reais no final. Por isso, num consórcio, para garantir que os consorciados consigam obter os bens da forma que pretendem, é normal que o valor do parcelamento mude.

Tipos de moto

Os amantes de veículos de duas rodas têm um motivo para nunca enjoar. Existem muitos tipos de moto e modelos no mercado. São mais de 20 categorias, embora nem todas sejam publicadas com sucesso no Brasil, ainda existem muitas categorias.

Elas estão por toda parte: nas cidades, estradas, no campo, desertos, etc. Novas motos de diferentes tamanhos, modelos e estilos estão aparecendo cada vez mais para diferentes tipos de motociclistas. Sem falar em subcategorias e alguns modelos que se enquadram em mais de um estilo.  

Após determinar o objetivo principal da moto, será mais fácil escolher o modelo correto para evitar arrependimentos e gastos desnecessários. Portanto, analise os principais tipos de motos que existem abaixo e escolha o que mais se encaixa com seus objetivos.

CUSTOM

Os pilotos mais tradicionais preferem motos personalizadas. Em sua vida, ao parar em um posto de gasolina na estrada, você deve ter visto um grupo de motociclistas andando em motos grandes e lindas, todos vestindo jaquetas de couro. A marca mais conhecida e com mais opções deste modelo é a Harley-Davidson.  

Até recentemente, esse era o único estilo das montadoras, por isso oferece uma variedade de opções com valores diferentes. Este tipo de motocicleta é adequada para quem procura modelos autênticos e personalizados. Confira alguns modelos do tipo de moto Custom:

  • BMW R 1200 C;  
  • BMW R 1200 CL;
  • Dafra Kansas 150;  
  • Harley-Davidson Softail;  
  • Harley-Davidson Dyna;
  • Harley-Davidson CVO;
  • Harley-Davidson V Rod;
  • Harley-Davidson Custom;  
  • Honda America Classic;  
  • Honda Magna 750;  
  • Kawasaki Vulcan 800;  
  • Kawasaki Vulcan 1600;  
  • Triumph Rocket 3 R.  

TOURING

Como o nome é necessário, Touring significa excursão em inglês, ou seja, esses tipos de motocicletas são muito indicadas para quem gosta de percorrer longas distâncias e proporcionar grande conforto para uma ou duas pessoas. São modelos muito fáceis de identificar porque são grandes e costumam ter duas malas na parte traseira esquerda e direita.  

Outra característica é um motor muito potente com uma cilindrada de mais de 1000 ciclos. Este tipo de moto é adequada para as pessoas que gostam de viajar longas distâncias, incluindo viagens internacionais. Por serem muito grandes, não são a melhor escolha para a vida diária. Veja alguns exemplos desse tipo de moto:

  • BMW K 1100 LT;  
  • BMW R 1200 RT;
  • Ducati Super Touring St 2 900;
  • Ducati Super Touring St 4 900;
  • Harley-Davidson Electra Glide;
  • Harley-Davidson Softail;
  • Honda Gold Wing;
  • Kawasaki Concours;
  • Triumph Trophy 1200;
  • Harley-Davidson Touring.

SPORT

Aqui, tudo é feito com um objetivo principal: velocidade. Com design aerodinâmico e todos os dispositivos mecânicos desenvolvidos para alto-desempenho, as motos esportivas podem ser usadas ​​em ruas e competições. Nesse tipo de motocicleta, existem várias outras subcategorias, sua potência varia, podendo atingir perto de 300 km.  

Aqui você encontra a motocicleta mais rápida do mundo. As principais características dos modelos são pneus largos, baixíssima altitude e a posição do piloto, que fica quase indispensável sobre o tanque de combustível. Isso faz com que não seja o melhor conforto do mundo, mas também não é o que você está procurando aqui. Este tipo de motocicleta é adequada para um já experiente e novos pilotos que buscam velocidade e alto desempenho. Estes são alguns modelos:  

  • BMW K 1200 RS;  
  • Ducati Ducati 1098;
  • Honda CBR 1000;  
  • Kawasaki Ninja 250R;
  • KTM 1190 RC8 Superbike;  
  • Suzuki GSX 650F;
  • Triumph Daytona 1200;
  • Yamaha FZR 1000;  
  • Dafra Roadwin;  
  • Honda CBR 250R;  
  • Kawasaki Ninja 300;  
  • Yamaha V Max 1700;
  • Honda CB Twister;

MAXITRAIL OU BIG TRAIL

Um estilo de moto Maxitrail, mais conhecido como Big Trail, é muito qualificado para viagens de longa distância, além de conforto e autonomia, também oferece bom desempenho em qualquer tipo de estrada. São motocicletas de alto deslocamento, variando de 500cc a 1200cc.  

Este tipo de moto é adequado para os ciclistas com mais experiência e que querem fazer viagens de longa distância, e apreciam o conforto de alto desempenho. Confira alguns modelos de motocicletas Maxitrail:

  • BMW S 1000XR
  • Triumph Tiger 800
  • Yamaha XTZ 1200
  • Kawasaki Versys 650
  • Ducati Multristrada
  • BMW R 1200 GS Adventure
  • Honda VFR 1200X Crosstourer
  • Triumph Tiger Explorer 1200 XC
  • Honda Africa Twin
  • Suzuki V-Strom 650

NAKED

As motos de estilo naked ("nude" = "nua" em inglês) são caracterizadas por nenhuma carenagem, apenas o motor inteiro é aplicado. Essas motos apresentam bom desempenho (acima de 500cc) em termos de motores e dispositivos mecânicos, mas foram produzidas para reduzir a posição horizontal e aumentar a postura sentada, melhorando assim o conforto de pilotar em vias urbanas.  

Este tipo de moto é qualificado para os condutores que pretendem obter mais adrenalina no seu estilo de pilotagem, pois é uma mistura de motos desportivas, mas sem carenagem. Algumas do tipo de moto NAKED:

  • Benelli TNT;  
  • BMW K 1200 R;  
  • BMW R 1150 R;
  • Buell 1125r;  
  • Buell Lightning; Cagiva Planet;
  • Ducati Diavel;
  • Ducati Monster 1100;  
  • Honda CB 600 (Hornet);  
  • Kahena 250;  
  • Kasinski Comet GT 250;  
  • Kawasaki ER 5;  
  • Kawasaki ER 6N;  
  • MV Agusta Brutale R;  
  • Suzuki GSX 1300.  

SCOOTER/CUB

A característica das scooters é que a sua posição de condução permite que você permaneça sentado, com os pés apoiados no chão da bicicleta, sem a necessidade de trocar de marcha com os pés. Nos últimos anos, esse estilo de motocicleta cresceu muito no Brasil porque é fácil de ser pilotado e pode-se dizer que é quase "sentar e ir embora".  

Alguns modelos ainda oferecem espaço sob o assento para que você possa guardar seu capacete e outros itens. Vale a pena conferir quais são as melhores scooters vendidas no Brasil. Este tipo de motocicleta é adequada para pilotos de primeira viagem, elas procuram opções práticas, econômicas e proporcionam para contornar o trânsito da cidade. Confira alguns modelos de scooter abaixo:

  • Yamaha YS 250 Fazer;  
  • Agrale City 90;  
  • Agrale Dakar;  
  • Aprilia Area 51;  
  • Kasinski Prima;
  • Dafra Citycom S 300;  
  • Honda BIZ 125;  
  • Honda BIZ 100;  
  • Honda Lead;
  • Kawasaki Max II;  
  • Suzuki Let's II;  
  • Traxx Prince JL;
  • Yamaha Axis 90;
  • Yamaha Crypton 100;  
  • Dafra ZIG (50cc);  
  • Honda PCX;
  • Yamaha TMAX;
  • Dafra Cityclass 200i;
  • Dafra Maxsym 400i;  
  • BMW C 600.  

TRAIL

Como o nome antecede, essas motos são adquiridas para uso off-road, trilhas e estradas mais irregulares. Elas também são muito adequadas para uso em cidades, principalmente aquelas com muitos buracos, que são muito comuns no Brasil.  

Este tipo de motocicleta é adequada tanto para cidades como para pessoas que costumam circular em terrenos em condições precárias (ou seja, estradas de terra irregulares). Confira alguns modelos de motocicletas off-road - trail:

  • BMW F 650 CS;  
  • BMW F 650 GS;  
  • BMW R 1100 GS;  
  • Ducati HyperMotard 1100;
  • Honda CRF 230F;
  • Honda XLR 125;  
  • Honda XLX 350;  
  • Honda XR 200 R;
  • Honda XR 650;
  • Honda XRE 300;
  • Husqvarna SM 610;
  • Husqvarna TE 510;
  • Kawasaki D tracker X;
  • Kawasaki Versys 650;
  • KTM Adventure R 640;
  • KTM Adventure 950;
  • KTM 990 SuperDuke;
  • KTM SXC 625;
  • Suzuki DL 650;
  • Suzuki Freewind;
  • Traxx Work;  
  • Triumph Scrambler;  
  • Triumph Tiger 1050;
  • Triumph Tiger 900;
  • Yamaha DT 200;
  • Honda NC 700X;
  • Honda VFR 1200X;
  • Kawasaki Versys 1000.  

CITY OU STREET

Com o nome certo, as motos urbanas ou de rua são muito escalonadas para andar nas grandes cidades e têm um bom manuseio. São os tipos de motocicletas mais facilmente encontrados nas ruas, e seu deslocamento varia entre 150, 200, 250 e 500.  

Este tipo de motocicleta é adequada para as pessoas que procuram motocicletas baratas, leves e preservantes. Muito adequado para cidades com centros grandes e movimentados. Confira alguns modelos de City ou Street:  

  • Honda CB 250 F Twister;
  • Kawasaki Z 400;
  • Honda CG 160 Cargo;
  • Dafra Apache RTR 200;
  • Haojue Chopper Road 150;
  • Dafra Speed;
  • Yamaha Fazer 150;
  • Suzuki GS 500;
  • Honda X ADV;
  • Honda CBR 300.

Conferiu a lista e identificou a moto perfeita pra você? Então faça agora uma simulação com a Embracon, administradora de consórcios, escolha um plano que melhor atenda suas condições financeiras e adquira sua moto.

Simulação