Sedan ou SUV: qual é o melhor modelo?

Sedan ou SUV: qual é o melhor modelo?

Se você está querendo comprar um carro novo e costuma viajar bastante com a sua família, a escolha entre sedan ou SUV é quase certa, especialmente por serem veículos espaçosos, com bons motores e que trazem muito conforto para os passageiros. Contudo, nem sempre é fácil optar por um modelo.

Por isso, preparamos este post. Nele, você vai conhecer as principais características de cada modelo, suas vantagens, desvantagens e algumas dicas que vão ajudá-lo a acertar na escolha. Continue com a gente!

Saiba mais: Os 4 modelos de carro mais esperados para 2020.

Sedan ou SUV: Quais são as principais características?

Antes de escolher entre um sedan ou SUV, é preciso que você conheça quais são as principais características de cada modelo.

A única semelhança entre eles é o espaço interno, que costuma ser bem generoso e confortável - bom para quem viaja e precisa levar muita bagagem.

Os sedans são classificados de acordo com os seus tamanhos e luxo em três tipos:

  • sedan compacto;

  • sedan médio;

  • sedan grande.

Os sedans grandes são os mais luxuosos: costumam trazer motores mais potentes e muita tecnologia de ponta e, por esse motivo, são os mais caros.

O que os diferencia dos SUVs são a altura menor — tanto em relação ao solo quanto internamente — e porta-malas externo, fora da bolha dos passageiros.

Os SUVs são internamente maiores e costumam acomodar mais passageiros. Algumas versões transportam 7 pessoas. Outro fator que agrada bastante aos proprietários é o design esportivo, encontrado na maioria desses modelos, e a versatilidade que trazem, sendo muito bons tanto em ambiente urbano quanto rural.

Com o passar dos anos, esses modelos ganharam muito destaque no Brasil e, atualmente, são a segunda categoria de automóvel mais emplacada do país. Porém, ambos os tipos de carros trazem vantagens e desvantagens. Vamos conhecê-las?

Descubra: Quer trocar de carro? Veja como o consórcio pode te ajudar.

Sedan ou suv: as vantagens e desvantagens de cada

Como falamos, os SUVs são mais altos, podem transportar mais passageiros confortavelmente e são esteticamente muito bonitos, mas, tudo isso tem um preço.

Eles costumam ser ligeiramente mais caros que os sedans e seus motores, geralmente, não são tão potentes e evoluídos.

Já os sedans, embora transportem menos passageiros e, em alguns casos, tragam certo desconforto — especialmente para pessoas muito altas — têm motores melhores e mais potentes. Além disso, costumam vir com muita tecnologia de segurança embarcada e são ligeiramente mais estáveis que os SUVs.

Quanto aos custos de manutenção, seguro, combustível e outras despesas, a diferença depende muito da classe escolhida. Nos sedans compactos e médios, os valores são menores quando comparados aos SUVs. Já as versões mais luxuosas costumam trazer gastos maiores. A relação entre custo-benefício costuma ser um pouco melhor para os sedans.

Veja: 5 formas de pagamento de um carro.

Como escolher o modelo ideal?

Agora você já conhece as principais características de cada categoria de automóvel. Então, listamos algumas dicas para ajudá-lo a escolher um sedan ou SUV que atenda perfeitamente às suas necessidades. E, também, não coloque em risco o seu planejamento financeiro.

Preste atenção quanto ao seu estilo de vida e necessidades

Antes de comprar qualquer carro, você precisa prestar muita atenção ao seu estilo de vida, o da sua família e também quais são as suas reais necessidades.

SUVs são recomendados para quem tem mais espírito aventureiro, gosta de andar por estradas no campo e não dispensa conforto e praticidade.

Já os sedans são recomendados para quem leva uma vida mais tranquila, costuma trafegar na cidade ou em estradas pavimentadas, não precisa transportar muitos passageiros ao mesmo tempo e gosta de motores mais potentes e sofisticados.

É o seu estilo e o da sua família que vão definir muitos dos itens mostrados ao longo deste post.

Verifique o número de passageiros transportados e o tamanho do porta-malas

Dois dos principais itens decisivos na escolha do carro são a quantidade de passageiros e o tamanho do porta-malas.

Se você tiver uma família grande, precisa de muito espaço e, nesse quesito, os SUVs são indiscutivelmente melhores. O espaço interno desses modelos é muito bom. Agora, se você é casado e tem dois filhos, por exemplo, um sedan médio — e até um compacto — pode ser bem mais vantajoso. Principalmente no que diz respeito aos gastos com manutenção e combustível.

Carros maiores costumam ser mais caros e podem consumir mais.

Esteja atento ao consumo de combustível e à potência do motor

Como você já viu nos tópicos anteriores, os sedans costumam ter motores mais evoluídos tecnologicamente. Afinal, o que isso significa e qual a sua influência? Existem veículos potentes e que não consomem tanto combustível. Isso se dá ao fato de eles serem mais eficientes na queima e gerarem menos desperdício.

Além disso, carros maiores tendem a ser mais pesados e, como os SUVs podem ter motores menos eficientes. O consumo de combustível será maior também. Porém, isso não é uma regra e depende muito do modelo escolhido, o tipo de câmbio, o terreno em que se usa o carro e até a forma como você o dirige.

Faça uma Simulação de Consórcio com a Embracon.

Faça uma boa pesquisa entre preços e modelos

Existe muita diferença de preço entre as categorias de automóveis e, até mesmo, entre modelos semelhantes, por isso, pesquise bastante.

Procure informações sobre consumo, valor de seguro, peças e diversos outros itens. Lembre-se que os SUVs tendem a ser mais caros, mas isso não é uma regra.

Se você perceber que comprar um SUV é a melhor alternativa e o único obstáculo for em relação ao seu custo maior, procure outras formas de adquirir o veículo.

Consórcios, por exemplo, trazem muitas vantagens e são uma boa opção de conseguir o seu carro ideal sem colocar em risco o orçamento da sua família.

Realize o test drive

Por fim, independentemente da categoria de automóvel que você escolher, faça um test drive e veja se é realmente o modelo ideal.

Uma boa dica é levar a sua família junto e verificar como o veículo acomoda a todos, o desempenho em subidas, retomadas e se tem espaço suficiente para os seus pertences.

Não há nada pior do que adquirir um bem e perceber que ele não atende às suas necessidades. Por isso, coloque todos os prós e contras na ponta do lápis, siga nossas dicas e faça a escolha certa entre sedan ou SUV. Com toda certeza, você vai evitar dores de cabeça.

Consórcio de Automóveis

Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.