Saiba tudo sobre o cimento queimado na decoração

Saiba tudo sobre o cimento queimado na decoração

O cimento queimado tem sido o preferido dos brasileiros quando se trata de design de interiores, se tornando uma das maiores tendências atuais. Se, antigamente, era um estilo comumente visto em casas de campo mais humildes, hoje aparece com frequência em residências modernas e luxuosas.

Seu efeito e a aparência de obra inacabada que traz a qualquer ambiente é o favorito de quem gosta de estilos contemporâneos e industriais, ao mesmo tempo em que admira um visual rústico. Esse revestimento combina com inúmeros elementos, desde que aliados aos itens certos.

Quer saber mais sobre essa decoração? Então, continue acompanhando este post; aqui, você conhecerá suas características, vantagens e desvantagens, além de aprender a combiná-lo com o restante da casa. Confira!

Saiba mais: Quer reformar sua casa? Nós temos 5 dicas para você se inspirar

Principais características

Com aparência neutra, altamente resistente e de fácil limpeza — basta aplicar cera líquida duas a três vezes ao ano —, o revestimento consiste em uma mistura que chamamos de ‘farofa’, composta por água, cimento e areia. Por isso, apesar do que nos indica seu nome, não envolve a queima pelo fogo.

Sua aplicação deve ser feita com a superfície bem limpa, lisa e úmida; primeiro se espalha a argamassa, depois se aplica o pó de cimento. É a reação entre esses dois compostos que causa o efeito de queima, daí a sua nomenclatura.

Cimento queimado: vantagens e desvantagens

Maiores vantagens

Sua lista de vantagens é extensa, mas as maiores delas são sua versatilidade, durabilidade e o custo-benefício. Além de combinar com qualquer tipo de ambiente. Pode ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas, já que é praticamente impossível danificar esse revestimento em atividades diárias.

Em comparação com outros modelos, o custo de instalação é relativamente baixo: varia de R$12,00 a R$30,00 por metro quadrado.

Leia também: 5 dicas de decoração de sala para você fazer hoje

Maiores desvantagens

Como qualquer aspecto na vida, o cimento queimado também tem suas desvantagens. A primeira delas é que estamos falando de um revestimento poroso e que, dessa forma, absorve líquidos. Assim, ele pode ficar escorregadio e acumular sujeira com facilidade.

Em dias com temperaturas baixas, ele pode tornar o ambiente ainda mais frio e incomodar os moradores. Por essas razões, o ideal é evitar utilizá-lo com piso para piscinas e banheiros.

Seu uso no ambiente

Neste tópico, vamos falar sobre seu uso nos principais cômodos da casa: quartos, salas e cozinhas. Para os dormitórios, o revestimento proporciona uma atmosfera fresca e agradável, sobretudo se a residência estiver localizada em regiões de clima quente.

As salas ganham uma roupagem mais rústica. E, se combinados com móveis coloridos, o visual se transforma em algo mais moderno. Para as cozinhas, ele é o mais indicado, portanto, o mais utilizado; além de deixar o cômodo mais atraente, é de fácil limpeza e boa durabilidade.

Descubra: Por que o consórcio de reformas Embracon é ideal para você?

Dicas de combinação

Como já citamos ao longo deste artigo, esse estilo de decoração é extremamente versátil. Você pode compor o ambiente em tom sobre tom, em cores brancas e cinza claro, que traz pouco contraste e bastante sofisticação.

Porém, se preferir, aposte na decoração tecnológica, harmonizando o cinza escuro com itens high tech. E as cores vibrantes também são bem-vindas — em conjunto com a monotonia do cinza, elas trazem um visual moderno e despojado.

O cimento queimado tem suas vantagens e desvantagens. Ele combina com tudo, é resistente, tem um ótimo custo-benefício e fácil manutenção, mas também é bastante poroso e deve ser evitado em áreas que entrem em contato direto com a água frequentemente.

Cabe a você pesar os prós e contras e decidir se vale ou não a pena utilizá-lo para decorar a sua casa. Agora que você já está familiarizado com esse estilo de decoração, confira o que mais você pode fazer para reformar a sua casa!

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.